quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Simulado de alagamento e formatura de Agentes Comunitários marcam início do Plano Verão de Queimados

Medidas que acontecem sexta e sábado são as primeiras em ação após a entrega do Plano de Contingências ao Estado e ao Município

Texto: Camila de Paula | Fotos: Luiz Ambrósio e Felipe Bragança

Partindo do conceito regente da instituição de que “a Defesa Civil somos todos nós”, a Prefeitura de Queimados preocupa-se em sensibilizar a população, desde a infância, com a proposta de cidadania e preparar a comunidade para situações emergenciais. Nesta sexta-feira (28), a partir das 10 horas, 220 crianças da rede de ensino municipal receberão o certificado e kits (mochila, camisa, colete, boné, apito e lanterna) de Agentes Comunitários Escolares – jovens capacitados para atuarem e orientarem a população nestas ocorrências. A formatura será na quadra de esportes da Vila Olímpica da cidade e contará com a presença do prefeito Max Lemos, da secretária municipal de Educação, Mirian Mota, e do secretário municipal de Defesa Civil, Belé Brazão, e sua equipe.

A iniciativa faz parte do Plano de Contingência do Município, em parceria com o Governo do Estado, que consiste em uma série de medidas de prevenção e preparação das comunidades frente aos desastres relacionados às chuvas fortes ou prolongadas, entre elas a implantação de sirenes de alarme comunitário para chuvas e preparação da população para estes casos emergenciais. De acordo com o subsecretario municipal de Defesa Civil, Major Neves, a idéia do projeto é fazer com que as crianças sensibilizem os pais. “É um projeto do Governo do Estado nos municípios afetados no ano passado, funciona muito bem para sensibilizar e chamar a atenção de toda a comunidade para a cidadania”, destaca Neves.

Durante dois meses, toda semana uma escola recebia o projeto para uma média de 30 alunos. Ao todo foram oito turmas em sete escolas que funcionam como ponto de apoio em caso de desastres nas comunidades próximas. São elas: E. M. Professora Diva Teixeira Martins (São Simão), E. M. Washington Manoel de Souza (Morro da Caixa D’Água), E. M. Prof. Anna Maria Perobelli (Morro Azul), E. M. Waldick Cunegundes Pereira (Santa Rosa), E. M. Prof. Leopoldo Machado (Morro do Cruzeiro), E. M. Elói Dias Teixeira (Bairro Fleshman) e E. M. Dr. Cledon Cavalcante (Morro da Paz), que foi a primeira receber o curso para crianças do 4º ano do ensino fundamental, de 10 a 12 anos.

Simulado “fará chover” em Santa Rosa

Outra medida que marca o início das ações de prevenção aos desastres relacionadas no Plano é o simulado que será realizado no bairro Santa Rosa, no próximo sábado (29), a partir das 9 horas. O exercício simula uma situação que pode acontecer em caso de ocorrências de chuvas fortes. A sirene da comunidade, que informa sobre a possibilidade de alagamento, instalada no ponto de apoio pré-definido que consiste na Associação de Moradores local, será acionada às 10 horas. O sinal levará os moradores de aproximadamente 150 residências que ficam na área de maior risco da comunidade a deixarem suas casas e se dirigirem aos pontos seguros pré-definidos pela Secretaria Municipal de Defesa Civil (SEMDEC). Os moradores serão guiados por todo o corpo efetivo da secretaria, representantes das demais secretarias do Governo Municipal e voluntários da Cruz Vermelha de Queimados.

Nas ultimas semanas técnicos da SEMDEC já passaram nessas residências orientando a população sobre a ação. Em outubro deste ano, a equipe da secretaria também passou pelo bairro realizando uma ação de busca ativa, cadastrando todos os moradores e conhecendo cada particularidade e necessidade das famílias. Portadores de necessidades especiais e pessoas com dificuldade de locomoção serão retirados dos imóveis com o apoio dos agentes. Uma equipe também estará destinada às medidas de primeiros socorros em caso de necessidade. “O simulado ajuda a capacitar a população para agir de forma segura em situações de grande dificuldade, com pouca visibilidade e em horário de maior probabilidade de temporais”, explica o secretario da pasta, Belé Brazão. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.