quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Programa Saúde na Escola fecha 2014 com mais de 28 mil atendimentos em cinco anos

Faltam apenas duas escolas para serem visitadas este ano


Texto: Dine Estela| Fotos: Felipe Bragança e Luiz Ambrosio

O Projeto Sorriso, através do Programa “Saúde na escola” do Governo Federal, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Queimados, visitou este ano, 28 escolas municipais. Com um reforço odontológico, realizado através da visita de uma equipe técnica com dentistas e auxiliares odontológicos da Secretaria Municipal de Saúde, os agentes orientam sobre escovação adequada através de palestras ilustradas, aplicação de flúor e análise da saúde bucal das crianças. Nos dias 13 e 14 de novembro o projeto estará na Escola Municipal Oscar Wenschenck e nos dias 27 e 28, na E.M. Cledon Cavalcante.

Implantado na cidade em 2009, o Programa já distribuiu 28 mil escovas de dente em cinco anos de projeto, conta o diretor do projeto, Dr.º Carlos Pureza: “Até agora, já distribuímos 28 mil escovas de dente e todo ano passamos pelas mesmas escolas para fazer o acompanhamento destas crianças. Mas, além de fazer o tratamento dentário com aplicação de flúor e encaminhamento para  as unidades de referência, o programa também ajuda a levar a informação até os pais. Este tem sido um grande avanço do Programa, porque ao levarem os filhos ao Dentista, os pais também estão se cuidando,” destacou.

O projeto é realizado com a ajuda de alguns parceiros, explicou a Dr.ª Fátima Cristina, secretária municipal de saúde: “Todo ano realizamos este trabalho com a ajuda de parcerias fundamentais como o Governo Federal, a Secretaria Municipal de Educação e o Hospital de Dentistas Silvestres, de São Silvestre, no Rio de Janeiro, fazendo com que alcancemos um dos principais objetivos do Programa que é fazer com que os estudantes passem a cuidar melhor dos seus dentes, já que a saúde começa pela boca”, destacou.

Conheça o Programa:
Fruto do esforço do Governo Federal em construir políticas intersetoriais para a melhoria da qualidade de vida da população brasileira, o Programa Saúde na Escola (PSE), do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação, beneficia também os estudantes da Educação Básica, gestores e profissionais de educação e saúde, comunidade escolar e, de forma mais amplificada, estudantes da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).  

Um comentário:

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.