Texto: Dine Estela | Fotos: Luiz Ambrosio
O Dia Nacional de combate ao Diabetes foi destacado pela Secretaria Municipal de Saúde de Queimados nesta quinta, 13, na Praça Nossa Senhora da Conceição com vários serviços expressos como teste do nível de açúcar no sangue através do Glicosímetro, aferição de pressão arterial, encaminhamento para exames de preventivo, além de orientação sobre a violência contra a mulher através do trabalho da Divisão de Polícia de Atendimento à Mulher do Rio e a Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para as mulheres de Queimados.
Ao descobrir a doença, paciente passou a organizar campanhas de prevenção
Eduardo de Paula sofreu um acidente, e a partir deste evento descobriu um Diabetes tipo II e hoje faz uso de insulina, diante desta realidade ele resolveu divulgar mais ostensivamente os sintomas e perigos da doença que pode levar a perda de alguns órgãos vitais. “Eu poderia estar cego ou sem uma perna ou braço. Esta doença é muito séria e silenciosa, haja vista, que se confunde com os sintomas de outras doenças menos graves. Diante disto, todo ano eu organizo caminhadas e distribuição de panfletos de combate à Doença”, Eduardo organizou uma caminhada para o Dia Nacional comemorado nesta sexta, 14 de novembro. A Saída será da Praça Nossa Senhora da Conceição, às 17h com destino à Praça dos Eucaliptos.
Onde se tratar contra em Queimados
O Programa HIPERDIA faz o acompanhamento dos casos da doença na cidade, com orientações para os pacientes que podem se tratar nas UBS, ESF ou no CETHID. Para aderir ao Programa é preciso ter um encaminhamento médico, de no máximo seis meses, constatando a doença, carteira de identidade, CPF e comprovante de residência. A sede do Programa fica à Av. Irmãos Guinle, 673, Centro, (próximo da Nalin) e funciona das 8h às 17h, de segunda à sexta. A equipe é composta por três funcionários, sendo uma enfermeira responsável e coordenadora, mais duas pessoas na secretaria do Programa.https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif
Nenhum comentário:
Postar um comentário
deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.