sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Queimados encerra Novembro Azul no Belmonte

Programação terminou nesta sexta-feira, mas o exame pode ser realizado durante o ano todo

Texto: Camila de Paula | Colaboração (reportagem) e fotos: Luiz Ambrósio

Com intenção de conscientizar a população sobre a importância da prevenção ao câncer de próstata, a Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, encerrou nesta sexta-feira (28) com palestras e coletas a programação do Novembro Azul. A equipe do Programa Saúde do Homem, vinculado à Vigilância em Saúde promoveu uma série de atividades nas unidades ESF - Estratégia de Saúde da Família do bairro Belmonte. A ação faz parte da Campanha Novembro Azul, que teve inicio na última segunda-feira (24), na Praça Nossa Senhora da Conceição, e passou pela E. M. Professor Ubirajara Ferreira, no Jardim Excelsior, e pelas ESFs Santa Rosa e Inconfidência.

A iniciativa consistiu na realização de palestras voltadas para o público-alvo sobre os riscos de não fazer os exames antígeno prostático (PSA) - que detecta possível disfunção do nível hormonal –, de toque retal, além de desmistificar e tentar acabar com preconceito na prevenção contra a doença. A secretária municipal de saúde Dr.ª Fátima Cristina, alertou sobre a importância de exames no diagnóstico e tratamento da doença: "Com a criação da Coordenação de Atenção à Saúde do Homem, esperamos ampliar o atendimento aos homens que, por natureza procuram menos a ajuda médica",  explicou.

Elogiando a ação, Josemar Braga, de 57 anos, morador do bairro Belmonte, creditou o sucesso da iniciativa à proximidade. “O Brasil está dando exemplo em campanhas de vacinação. Quando eu ia imaginar um exame deste na porta da minha casa. Assim as doenças podem ser detectadas antes que seja tarde”, aprova. Outro morador de Belmonte, Marcio Neves, de 46 anos, mostrou que não existe nenhum tabu para a realização do exame. “Estou fazendo este exame pela primeira vez, não achei complicado, agora vou esperar o resultado. Daqui para frente, todo ano estarei fazendo e me prevenindo”, destacou.


Os exames de antígeno prostático (PSAs) devem ser feitos a partir dos 40 anos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Estratégias de Saúde da Família (ESFs). O Programa Saúde do Homem fica no prédio da Vigilância em Saúde (Avenida Irmãos Guinle, n° 673 – Centro). Informações pelo telefone: (21) 2665-5815. Os endereços das unidades estão dispostos no site da prefeitura (http://www.queimados.rj.gov.br/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.