sexta-feira, 23 de junho de 2017

Prefeitura de Queimados oferece capacitação gratuita para os produtores de leite

Curso que acontecerá em parceria com a UFRJ,  vai ensinar a prevenir e tratar a mastite bovina. Ao todo são 30 oportunidades 

Jéssica Moreira - Quem vive da produção de leite sabe quantos prejuízos podem surgir de doenças no gado. Uma das mais sérias é a mastite, uma inflamação da glândula mamária que, em estágio avançado, chega a causar morte dos animais atingidos. Para ampliar o conhecimento acerca do assunto, a Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Agricultura, oferece na próxima sexta-feira (30) um dia de campo gratuito sobre formas de prevenção e tratamento da doença.

A iniciativa acontece em parceria com o Instituto de Zootecnia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), que disponibilizou dois profissionais para ministrar o curso e forneceu material para realização das aulas. 

Imagens: Luiz Ambrósio/ SEMCOM - PMQ
São 30 oportunidades voltadas para produtores de leite e trabalhadores da área, que devem procurar a SEMDRAG para inscrições até que as vagas sejam preenchidas.

A metodologia da capacitação – que acontecerá num sítio localizado na divisa dos bairros Chapadão e Santo Expedito – engloba aulas teóricas e práticas com animais, a fim de demonstrar métodos de identificação, prevenção e tratamento da doença.

Para o Secretário da Pasta, Abílio Cardoso, a intenção da gestão municipal é auxiliar o máximo possível na difusão de conhecimento para evitar perdas econômicas aos produtores de leite.

“A mastite afeta diretamente a produção, causando a redução do leite. Leva ao descarte de leite e de animais, aos gastos com medicamentos, com serviços veterinários e com o aumento de mão-de-obra. Nosso papel é orientar e ensinar a evitar esse mal para, assim, otimizar a produção e melhorar a vida dos profissionais”, concluiu o gestor.

Serviço:


Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Agricultura
Rua Francisco Gabriel, s/nº, Vila Camorim – Queimados
Telefone: (21) 2779-8484


2 comentários:

  1. Muito Boa essa parceria com a UFRJ para saber como tratar da doença dos gados e não ter prejuízos nas produções.

    ResponderExcluir
  2. Muito Boa essa parceria com a UFRJ para saber como tratar da doença dos gados e não ter prejuízos nas produções.

    ResponderExcluir

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.