sábado, 27 de junho de 2020

Prefeitura de Queimados encerra 'Semana de Inaugurações da Saúde' com entrega de Clínica da Família no Campo da Banha

Exclusiva para gestantes e puérperas, unidade está ligada à Maternidade Municipal. Pacientes terão acesso a serviços como pré-natal, pediatria, puericultura, ginecologia, teste do pezinho e exames rápidos de IST's

Fotos Igor Lima
Aline Lopes - Os avanços na saúde pública de Queimados não param. Neste sábado (27), a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inaugurou a Clínica da Família Valdisia Catarina Ribeiro de Melo, no bairro Campo da Banha. A nova unidade, que é exclusiva para gestantes, realizará atendimento de pré-parto e pós-parto. O novo equipamento funcionará como referência para a Maternidade Municipal Queimados e prestará serviços como pré-natal, pediatria, puericultura, ginecologista, vacina, testes do pezinho e exames rápidos para diagnóstico de Infecções Sexualmente Transmissíveis.

O local conta com uma equipe formada por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, além de salas para vacina, teste do pezinho e puericultura, consultórios médico, recepção e banheiros. Durante a cerimônia de inauguração - que foi transmitida ao vivo por conta do isolamento social imposto pela Covid-19 -, estiveram presentes autoridades como o Deputado Estadual, Max Lemos, o Prefeito Carlos Vilela, o Secretário Municipal de Saúde, Elton Teixeira, o Secretário de Obras, Pedro Ramos e os vereadores João Pedro, Rogérinho Primo, Cacau Nogueira e Fátima Sanches.

"Essa unidade será de muita importância para a nossa cidade. Ela funcionará como apoio para a Maternidade Municipal e, assim, nossas mamães terão toda assistência na própria cidade, desde o pré até o pós-parto. É muito gratificante ver o nosso município crescer e fortalecer o Sistema Único de Saúde", explicou o Secretário Municipal de Saúde, Elton Teixeira.  

Para receber atendimento médico no local, é necessário comparecer na Rua Angelina, s/nº, Campo da Campo da Banha, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, portando identidade, comprovante de residência, CPF e cartão do SUS. 

Homenagem a quem tanto fez 

Uma grande mulher, mãe, avó e cidadã engajada nas causas sociais da cidade: Valdisia Catarina Ribeiro de Melo terá seu nome eternizado na história de Queimados por dar nome à Clínica da Família do bairro Campo da Banha. Moradora da cidade por 60 anos, a ativista faleceu em 2017, mas deixou um grande legado. Além de criar projetos voltados às áreas da educação e saúde, Catarina  participou da criação de equipamentos como a Rádio Novos Rumos - a primeira comunitária do Brasil -; da ONG Queimados Solidário; do Núcleo de Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais e do Conselho Municipal de Saúde. 

Presente na inauguração, sua filha, Vânia Melo, aprovou a homenagem. "Gostaríamos muito de agradecer pelo carinho e consideração com a memória da nossa mãe, uma mulher que sempre pregava o amor ao próximo. Nos sentimos honrados pela homenagem feita à nossa heroína, pois heróis não morrem, viram lendas e são eternizados, assim como o seu nome será nessa unidade de saúde", contou ao lado dos demais familiares de Catarina. 

Semana de inaugurações na saúde 

Para melhorar ainda mais os serviços de saúde pública na cidade, a Prefeitura de Queimados entregou cinco equipamentos públicos em apenas uma semana. O primeiro deles foi a Sala de Tomografia voltada para pacientes infectados com o novo coronavírus e implementada no Centro Municipal de Triagem. 

Outros serviços, como uma Sala de Eletroencefalograma, a Unidade Básica de Saúde no bairro Belmonte e a Base Descentralizada do SAMU (Serviços de Atendimento Móvel de Urgência) também foram entregues a população. 

"Mesmo em meio à crise que assola o país, estamos conseguindo proporcionar uma saúde pública de qualidade para os nossos moradores. Essas conquistas são fruto de muito trabalho e dedicação da nossa equipe", destacou o Prefeito Carlos Vilela ao lado do Deputado Estadual, Max Lemos.

Um comentário:

  1. Para fazer o exame de dst tem que marcar ou é na hora que chegar lá e faz ?

    ResponderExcluir

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.