quarta-feira, 24 de junho de 2020

Refúgio na luta contra a Covid-19: Centro Municipal de Triagem de Queimados registra quase 2 mil atendimentos em 2 meses de funcionamento

Unidade, que conta com 20 leitos exclusivos para o tratamento de infectados pelo novo coronavírus, ganhou um tomógrafo esta semana

Aline Lopes - Uma estrutura capaz de salvar vidas de Anas, Joãos, Marias e Pedros: em 62 dias de funcionamento do Centro Municipal de Triagem da Covid-19 de Queimados, estes foram apenas alguns nomes da lista de quase 2 mil atendimentos registrados pela unidade. Inaugurado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, o hospital de campanha funciona exclusivamente para triagem, atendimento e internação de pessoas infectadas pelo novo coronavírus e já registrou mais de 70 altas.

Um dos primeiros a ser implantado em todo o estado do Rio de Janeiro, o Centro Municipal de Triagem conta com 20 leitos exclusivos para tratamento do Covid-19, sendo 13 de UTI com respiradores e sete de retaguarda, além de farmácia, laboratório, aparelho móvel de exames de raio-X e uma sala de tomografia, que foi inaugurada na última segunda-feira (22).

Durante os dois meses, apenas 108 pessoas precisaram ficar internadas na unidade, que atualmente conta com oito leitos ocupados (somente um paciente em uso de respirador). Os moradores que passam pelo Centro de Triagem são acolhidos por uma equipe de enfermeiros, médicos e técnicos, que fazem a avaliação do quadro clínico e classificam os casos leves e graves.

Os casos leves são orientados sobre quais medicamentos devem ser utilizados e encaminhados para isolamento residencial, onde são monitorados pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde. Já pacientes considerados graves e que apresentam insuficiência respiratória são internados no local, que é equipado com respiradores, desfibriladores, tubos de gases e equipes multiprofissionais 24 horas por dia.

O Centro de Triagem passa por obras de ampliação e a previsão é a de que chegue a comportar 60 leitos. Toda estrutura de implantação da unidade só foi possível graças à parceria firmada entre a Prefeitura, o Governo do Estado e a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro.

“Temos lutado todos os dias para salvar a nossa população desse vírus. O Centro de Triagem foi um grande passo que demos, graças às parcerias, para tratar as pessoas contaminadas. Fico honrado em saber que salvamos dezenas de vidas e devolvemos a alegria para essas famílias em apenas dois meses de funcionamento da unidade. A nossa caminhada continua e se todos fizerem a sua parte, vamos ganhar mais essa batalha”, declarou o Prefeito Carlos Vilela.

Vencedores da Covid-19

Internado por três dias após ser contaminado pelo novo coronavírus, Antônio de Araújo (75) foi um dos pacientes curados graças ao Centro de Triagem e hoje celebra a vida ao lado da esposa, Teresinha de Araújo (70). “Graças a Deus posso dizer que venci a Covid-19. Todos os enfermeiros e médicos do hospital de campanha me trataram super bem e sempre que eu precisava, me atendiam com um lindo sorriso no rosto. Quero agradecer o carinho que todos estiveram comigo”, contou o aposentado, morador do bairro Vila do Tinguá.

Outro paciente a receber alta após três dias de internação foi Sebastião Bento (71). O morador do bairro Novo Eldorado conta que após apresentar diversos sintomas, procurou atendimento no Centro Municipal de Triagem onde foi prontamente atendido.

“Eu estava com muita fraqueza, não conseguia nem andar direito. Fiz alguns exames inconclusivos até resolver procurar o hospital de campanha, onde precisei ficar internado. Foram dias difíceis, em que tive medo de não voltar para casa, mas graças a Deus e aos profissionais de saúde, posso me recuperar em casa dia a dia”, declarou o aposentado, ao lado da esposa Odete Bento (69).

A unidade, que fica localizada ao lado do Centro Especializado no Tratamento de Hipertensão e Diabetes (Cethid), funciona 24 horas por dia. Para receber atendimento médico no local é necessário comparecer à Rua Onze, s/nº, Vila Pacaembu, portando identidade, comprovante de residência e cartão do SUS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.