domingo, 23 de agosto de 2020

Gestão transparente: Saúde pública de Queimados presta contas do 1º Quadrimestre de 2020

Audiência Pública realizada na Câmara Municipal apresentou números dos setores que mais se destacaram

Aline Lopes - Mesmo em meio à pandemia do novo coronavírus que assola o país, a saúde pública de Queimados tem mostrado eficiência nos serviços prestados à população. Nesta quinta-feira (20), a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, apresentou o Relatório de Prestação de Contas do 1º Quadrimestre de 2020 em Audiência Pública realizada na Câmara Municipal. Entre os setores que se destacaram está as 18 unidades de saúde que compõem a rede de atenção básica com 177.410 atendimentos.

A prestação de contas, que tem como objetivo manter a transparência em relação aos serviços fornecido aos moradores, mostrou resultados positivos em outros setores de atendimento. O Departamento de Saúde Bucal e o Centro de Referência Casa do Idoso, por exemplo, realizaram quase 6 mil procedimentos cada. Já o Departamento de Saúde Mental, registrou 5.102 mil atendimentos.

Referência na Região Metropolitana do Rio, o Cethid (Centro Especializado no Tratamento de Hipertensão e Diabetes) atende, além dos queimadenses, a população de mais 12 municípios. De acordo com o relatório apresentado, nos quatro primeiros meses do ano, a unidade realizou 54.961 atendimentos. Deste total, 66,55% correspondem à população de Queimados,  24,36% de Nova Iguaçu, 3,72% de Japeri e 2,23% de Belford Roxo.

Os avanços na saúde pública e o fortalecimento do Sistema Único de Saúde são notórios em Queimados. Neste primeiro quadrimestre começamos o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus, mas mesmo assim seguimos resistindo e oferecendo o melhor para o povo queimadense em outras frentes da rede. Em um espaço de 21 dias, montamos um Hospital de Campanha que já atendeu milhares de pessoas, distribuímos 20 mil testes rápidos nas unidades de saúde, entre outras ações. Sabemos que ainda há coisas a serem feitas, mas estamos no caminho certo”, afirmou o secretário da Pasta, Elton Teixeira.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.