segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência é comemorado com muita arte e emoção em Queimados

Evento realizado no CEU Planeta Futuro contou com tradução simultânea em LIBRAS e apresentações de dança e canto

Jéssica Moreira - Uma noite emocionante para quem supera cotidianamente as dificuldades impostas pela vida. Assim foi a celebração da última sexta-feira (7), promovida pelo Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (3/12). Realizado pela Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Promoção da Cidadania em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, o evento contou com apresentações musicais dos membros da APAE e de alunos do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) Planeta Futuro.

Evento foi todo traduzido em LIBRAS
Presente na ocasião, o Prefeito Carlos Vilela destacou a necessidade de debater a questão da acessibilidade sempre que possível. “Temos lutado dia a dia para promover a igualdade de direitos entre todos os cidadãos. Essa data precisa ser celebrada por cada vencedor que supera suas limitações para ser produtivo e feliz em sociedade”, declarou o gestor.




Mãe e filha juntas pela igualdade

Acompanhada da mãe, Diana Ventura (27) foi uma das vozes a entoar canções que tratam de superação. De acordo com Maria José Bezerra (59), a jovem sofreu de paralisia infantil logo após o nascimento e, desde então, tem lutado pela vida.

Imagens: Igor Lima/ SEMCOM - PMQ
“O dia de hoje é muito importante porque podemos ver que as coisas para eles (deficientes) vêm melhorando nos últimos anos. Os transportes são mais acessíveis, por exemplo. Se fala mais em respeito, igualdade, temos quem lute por nós”, afirmou a moradora do Bairro Valdariosa.

Para a Coordenadora dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Sirlene Marquiori, “o foco desse tipo de evento não é apenas debater sobre garantia de direitos, acessibilidade e discriminação, mas também prestigiar os deficientes em suas apresentações musicais”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.