segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

Trabalho social realizado nos condomínios do bairro Valdariosa chega à sua culminância com apresentação de cartilha

Moradores participaram de atividades socioeducativas, educação sanitária e ambiental, além de noções de gestão condominial
Fotos: Divulgação 
Leandro Machado - Com o objetivo de entender as principais necessidades dos moradores e fortalecer o vínculo entre beneficiários e o Poder Público, a Prefeitura de Queimados, em parceria com a Caixa Econômica Federal, realizou um trabalho social com os moradores do programa “Minha Casa, Minha Vida”, dos condomínios Parque Valdariosa A, B e C. Os resultados do trabalho realizado desde fevereiro de 2017 foram divulgados neste fim de semana, durante o encerramento das atividades.
Cerca de 4,5 mil pessoas moram nestes condomínios. Durante todo este período, os agentes se reuniram periodicamente com os moradores dos três condomínios e realizaram diversas atividades socioeducativas de mobilização e organização comunitária, educação sanitária e ambiental, além de noções de gestão condominial. Nestes encontros, os domiciliados apontaram pontos deficitários no local e fizeram propostas de melhorias.
Para encerrar as atividades, uma cartilha foi elaborada com o diagnóstico socioeconômico das famílias, além da coleta de dados avaliativos acerca da gestão de condomínio e todo trabalho realizado. Sobre as principais dificuldades, os moradores identificaram os temas que mais aborrecem a comunidade, entre eles Comportamento, Gestão e Infraestrutura, taxas e outros.
Ainda dentro dos objetivos, a prefeitura realizou duas ações sociais nos condomínios oferecendo serviços de saúde, cultura, esporte, ambiente, entre outras atividades. Quase 4 mil atendimentos foram feitos durante as duas edições do projeto. No decorrer de todo o período, os moradores também participaram de palestras e oficinas com o objetivo de fortalecer o bom convívio social, com foco em educação sanitária e ambiental, além de destaques para a mobilização.
A responsável pela Pasta municipal de Habitação, Romilda Machado, falou sobre o trabalho e destacou o empenho da Prefeitura de Queimados: “Este projeto é uma exigência do Ministério das Cidades para os municípios que foram beneficiados por programas habitacionais e nós fomos uma das primeiras cidades e vencer todo processo burocrático e conclui-lo. Agora, vamos entregar os resultados ao Governo Federal. Agradeço a todos os moradores que nos ajudaram e participaram dos encontros”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.