terça-feira, 4 de dezembro de 2018

Queimados tem Mostra de Educação Popular em Saúde

Atividade contou com a oferta de serviços variados na Praça Nossa Senhora da Conceição, entre eles verificação de pressão e vacinação contra a Febre Amarela

Foto: Thiago Loureiro
Aline Lopes- Com o tema “Saúde mostra a sua cara”, o município de Queimados realizou nesta terça-feira (4), na Praça Nossa Senhora da Conceição, a primeira Mostra do Programa de Qualificação de Educação Popular em Saúde (EdPopSUS). Desde as primeiras horas da manhã, diversos profissionais da área prestaram serviços à população. 

Entre as atividades, estiveram: Informações sobre benefícios de plantas e ervas para saúde, distribuição de mudas de hortelã, alecrim, salsinha, boldo e outras, orientações sobre saúde mental, do homem, da mulher, criança e adolescente, verificação de glicose e pressão arterial, combate à Dengue e vacinação contra a febre amarela.

O curso é uma iniciativa do Ministério de Saúde, em parceria com a Escola Politécnica em Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz, que visa contribuir com a implementação da Política Nacional Educação Popular em Saúde, promovendo qualificação e reflexão do próprio trabalho oferecido. Durante quatro meses, 28 agentes de saúde do município aprenderam técnicas de aperfeiçoamento do atendimento.

Foto: Thiago Loureiro
De acordo com a Subsecretária de Saúde, Ruth Costa, é de suma importância promover capacitação para os profissionais. “A iniciativa visa gerar mudanças nos serviços prestados à população, com o objetivo de promover cada vez mais a saúde humanizada para os queimadenses. Além do aprendizado, o curso proporciona uma troca de experiência entre os agentes de saúde”, explicou.

A Conselheira Municipal de Saúde e uma das educadoras do curso, Maria da Penha, afirmou já perceber melhoras no atendimento. “Hoje, os profissionais estão cada vez mais se colocando no lugar do próximo, se dedicando e buscando promover uma saúde de qualidade para todos”, concluiu.

Melhora no atendimento

Foto: Thiago Loureiro
O curso tem como um dos objetivos aprimorar os serviços de saúde para a população. A Agente Comunitária da ESF Jardim Queimados, Eudoxia Valéria Pereira (43), foi uma das alunas do EdpopSUS. “A experiência me ajudou a abrir uma nova visão de como abordar a população, melhorar o nosso atendimento e envolver mais os pacientes com as unidades de saúde”, explicou a moradora do bairro Nossa Senhora da Conceição.

Foto: Thiago Loureiro
Um dos pacientes da rede de saúde, Júlio Batista (62), aprovou o atendimento no Centro de Especialidades Médicas e Clínica da Mulher (CEMEQ). “O serviço lá é bom, os profissionais são bem capacitados. Eu nunca tive nenhuma dificuldade para marcar uma consulta com o cardiologista”, disse o morador do bairro São Simão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.