terça-feira, 4 de dezembro de 2018

Horto Municipal de Queimados entra em ritmo natalino e Meio Ambiente ganha destaque

Unidade de Conservação receberá nesta quinta-feira encerramento de projeto educativo, terá árvore sustentável e ganhará o reforço de novas viaturas

Fotos: Igor Lima e Thiago Loureiro 
Leandro Machado - Árvore sustentável, presença de Papai Noel e muita animação. Com a proximidade do Natal, a preocupação com o Meio Ambiente ganha destaque em Queimados. Na próxima quinta-feira (6), a Prefeitura de Queimados, por meio das Secretarias Municipais de Ambiente e Defesa dos Animais e de Educação, vai promover, no Horto Municipal Luiz Gonzaga de Macedo (Rua Francisco Gabriel Neto, S/N, Fanchem), o encerramento do concurso “Óleo Amigo nas Escolas”, que coletou ao longo do ano cerca de 7 mil litros de óleo saturado nas unidades de ensino da rede pública municipal.
A cerimônia acontecerá a partir das 15h e contará ainda com a entrega de duas viaturas, uma para o setor de fiscalização e outra para a Guarda Ambiental e a inauguração de uma árvore de natal sustentável com quatro metros de altura. A festa promete ser animada com direito a brindes, pipoca, algodão-doce, cachorro-quente, palestras educativas, além, é claro, do grande personagem infantil no Natal: Papai Noel. 
As escolas vencedoras serão conhecidas no evento e, como parte da premiação, os alunos conhecerão o AquaRio, na próxima terça-feira (11). Os participantes também receberão prêmios individuais. A criança que entregar a maior quantidade de litros de óleo ganhará um curso de informática, uma bicicleta e um tablet; o segundo colocado vai receber uma bicicleta e o terceiro um tablet.
Todas as escolas da rede pública municipal de ensino participaram do concurso, que teve o objetivo de levar conscientização ambiental aos pequenos estudantes e torná-los multiplicadores de boas práticas ambientais. Todo material arrecadado foi entregue à uma empresa que realiza a troca de óleo usado por produtos de limpeza, que serão usados nas unidades de ensino.
O que parece apenas uma brincadeira de criança é muito mais sério que imaginamos. Somente um litro de óleo de cozinha usado descartado de forma incorreta pode contaminar cerca de 25 mil litros de água potável. O Secretário Municipal do Ambiente e Defesa dos Animais, Marcelo Medeiros, ressaltou a importância do concurso: “Os alunos são os grandes multiplicadores e precisamos estimulá-los a conhecer mais sobre boas práticas ambientais. Este é o objetivo do projeto”, ressaltou.
Árvore sustentável e novas viaturas
Quem passar pelo Horto Municipal Luiz Gonzaga de Macedo, no Fanchem, a partir da próxima quinta-feira (6) verá um cenário diferente. Entre as plantas nativas da Mata Atlântica que integram o ambiente do local, a Secretaria Municipal do Ambiente e Defesa dos Animais vai exibir uma árvore de natal sustentável, que terá 4 metros de altura,  uma decoração composta de materiais recicláveis e uma iluminação especial para a data comemorativa.
Já a Guarda Ambiental, que tem como uma das funções a fiscalização do local, vai ganhar um reforço. Através de recursos do Fundo Municipal do Conselho do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, duas viaturas foram adquiridas para auxiliar no trabalho diário desses profissionais. A cerimônia de entrega será também nesta quinta-feira, a partir das 17h30, no Horto Municipal Luiz Gonzaga de Macedo, no Fanchem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.