sexta-feira, 7 de dezembro de 2018

Horto de Queimados entra em clima de Natal e inaugura árvore sustentável

Unidade de Conservação recebeu encerramento de projeto educativo de reciclagem de óleo e  cerimônia de entrega de viaturas para a fiscalização ambiental 
Kathellen Islyne - Já é Natal no Horto Municipal de Queimados. Quem passa pela unidade de conservação, localizada no bairro Fanchem, já se depara com uma árvore sustentável com cerca de seis metros. Antes da inauguração do monumento, ocorrida na última quinta-feira (6), foi realizado o encerramento do concurso “Óleo Amigo nas Escolas”, que coletou ao longo de todo o ano cerca de 11 mil litros de óleo saturado nas unidades de ensino da rede pública municipal. Também foram entregues duas viaturas para atuar na fiscalização ambiental.
Com direito a ceia natalina misturada com piquenique, a festa teve muita brincadeira, palhaço, brindes, pipoca, cachorro quente e ainda contou com a presença de Mamãe Noel: a Primeira-dama Lucia Vilela. Todas as escolas da rede pública municipal de ensino participaram do concurso, que teve o objetivo de levar conscientização ambiental aos pequenos estudantes e torná-los multiplicadores de boas práticas ambientais.  Todo material arrecadado foi entregue à uma empresa que realiza a troca de óleo usado por produtos de limpeza. As escolas vencedoras do concurso foram divulgadas e receberam, como parte da premiação, uma ida ao AquaRio na próxima terça-feira (11).
No evento também foram premiados os vencedores individuais, como o pequeno Natanael Martiliano, de 8 anos, que arrecadou cerca de 500 litros de óleo saturado e ganhou um curso completo de inglês no CCAA. “Meu sonho é crescer e me tornar professor e guarda, graça a ajuda da minha família e dos professores vou poder fazer um aprender inglês e ensinar todo mundo. Conheci vários guardas aqui e já estou aprendendo a proteger as pessoas, vou realizar todos os meus sonhos”, conta animado o estudante.
 Árvore sustentável e novas viaturas
Após a cerimônia de premiação, os visitantes participaram da inauguração da árvore de Natal do Horto, que foi erguida entre as plantas nativas da Mata Atlântica e foi composta por materiais reciclados e conta com iluminação especial. A festividade contou com a presença do Prefeito Carlos Vilela, do vice Machado Laz, além dos vereadores Cacau, João Pedro Lemos e Tuninho Vira Virou.  “Muitos parentes visitam nossa cidade e comemoram o nascimento do menino Jesus com amigos e pessoas queridas. Estamos oferecendo a essas pessoas um lugar para visitar, tirar fotos e guardar de recordação”, destacou o prefeito Carlos Vilela.
Já a Guarda Ambiental, que tem como uma das funções a fiscalização do local, ganhou um reforço. Através de recursos do Fundo Municipal do Conselho do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, duas viaturas foram adquiridas para auxiliar no trabalho diário desses profissionais. O Secretário Municipal do Ambiente e Defesa dos Animais, Marcelo Medeiros, ressaltou a importância do investimento. “Todos os dias nossa equipe está nas ruas para resgatar animais, fiscalizar o local e auxiliar na preservação do ambiente, essas viaturas são fundamentais para ampliarmos o serviço e garantir uma cidade que preserva sua natureza e defende seus animais”, ressalta.
O Horto Municipal vai aumentar seu horário de funcionamento. A partir desta semana,  o local ficará aberto todos os dias para visitação até as 20h para que a população consiga prestigiar a árvore sustentável de natal e, claro, registrar as famosas selfies.


Um comentário:

  1. Boa noite, foi entregue também o carro para o comdema é não colocará as fotos nem citaram.
    E onde está vindo municipal do Conselho do meio ambiente, diga se icmsverde.

    ResponderExcluir

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.