sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Queimados abre festividade de 19 anos de emancipação com mostra fotográfica

A Prefeitura de Queimados realizou nesta sexta-feira a abertura das comemorações do aniversário de 19 anos de emancipação política e administrativa de Queimados na Praça Nossa Senhora da Conceição. O evento foi marcado com uma grande exposição de fotografia histórica do município, movimentos culturais e exposições de quadros dos artistas de Queimados. Estiveram presentes o primeiro prefeito de Queimados, Jorge Pereira e diversos contribuintes para a emancipação do município. A mostra fotográfica ficará em cartaz até o dia 29, sempre das 14h às 21h, na Praça Nossa Senhora da Conceição, Centro.

Com o tema “Cidade livre como o vento”, a exposição contém fotos históricas desde a década de 50 até atualidade. O objetivo da mostra além de expor como era o município no passado é esclarecer a população que a emancipação de Queimados não foi alcançada somente com movimentos políticos, mas também com a luta e desejo da população.

O prefeito municipal Max Lemos, parabenizou a equipe da Secretaria de Cultura por ter organizado a mostra histórica. “Agradeço toda a equipe pelo belo trabalho realizado neste espaço. Estamos aqui valorizando a vida do nosso município, pois um povo sem história é um povo sem futuro. Nosso objetivo hoje é reviver nosso passado” ressaltou o prefeito que prometeu aos munícipes que fará um memorial da história de Queimados.

O compositor Arnô, 46 anos, que escreveu o samba que cativou a população para lutar a favor da emancipação, esteve presente e disse estar muito emocionado com a festividade dos 19 anos da cidade. “Minhas emoções são indescritíveis. Quando eu lembro que há 20 anos atrás, a população estava cantando meu samba dizendo “SIM” para a emancipação eu fico sem palavras. Na época foi minha forma de contribuir para que Queimados ficasse independente do município de Nova Iguaçu” enfatiza o compositor.

Estiveram presentes pessoas que contribuíram na história do município como José Methódio, que tem sua assinatura no livro da cidade abaixo da contagem dos votos confirmando os 35.120 votos a favores do “SIM”, Jacyr Cruz Jorge, 89 anos, mãe do primeiro prefeito municipal e membro da família mais antiga de Queimados entre outros. Para contemplar a abertura das comemorações da festividade, Rafael Picciani esteve presente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.