quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Seminário debate sobre direitos dos idosos em Queimados

As secretarias de Assistência Social e de Promoção da Cidadania de Queimados realizaram nesta quinta-feira, dia 26 de novembro, o II Seminário Regional sobre a “Política Nacional do Idoso”, no Teatro Marlice Ferreira da Cunha, na Vila Pacaembu. O seminário teve como objetivo reunir representantes de municípios vizinhos para estabelecer parcerias contra a violência à terceira idade e elaborar um plano intermunicipal em defesa dos direitos dos idosos.

Entres os municípios participantes, estavam os representantes de Duque de Caxias, Belford Roxo, Japeri, Nova Iguaçu, Mesquita, Nilópolis, São João de Meriti e Seropédica. Com o objetivo de fortalecer a Rede Nacional de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa (Renadi), o encontro tratou de assuntos como discriminação e preconceito contra pessoas da terceira idade. Também foi debatida a necessidade de implantação de um plano de política pública que cumpra os direitos básicos, aumento na perspectiva da qualidade de vida e atendimento ao idoso.

Durante o seminário, o prefeito de Queimados, Max Rodrigues Lemos, foi homenageado pelo Coral do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Idoso de Queimados, com canções de Roberto Carlos como “É preciso saber viver” e “Como é grande meu amor por você”.

Para Ivone Lemos, mãe do prefeito, que também foi homenageada pela secretária municipal de Assistência Social, Gilda Baltar, é de extrema importância que os idosos sejam respeitados e valorizados pelos mais jovens. “Ser idoso é a melhor fase da vida de uma pessoa, porque é possível refletir sobre toda sua história de vida. Relembrar é viver, por isso que tenho orgulho de ser idosa. Nunca me senti velha, só me sinto na melhor idade da vida.”, brincou a mãe do prefeito, que atua ativamente em programas sociais no município.

Pensando no aumento da qualidade de vida dos idosos da cidade, o prefeito Max lemos comentou sobre a construção do Centro de Convivência do Idoso, prevista para o próximo ano. “Vamos construir este Centro de Convivência na própria Vila Olímpica por causa da localização. O local terá um amplo espaço de atividades físicas para a terceira idade, além de disponibilizar aulas de ginástica, dança e pintura. Os freqüentadores ainda poderão desfrutar de uma piscina de hidroginástica e, assim, terão mais qualidade de vida.”, ressaltou o prefeito, que também pretende instalar no mesmo local um posto de atendimento oftalmológico e odontológico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.