sexta-feira, 27 de abril de 2018

​Dia do Trabalhador será comemorado com muito Rock in roll em Queimados

Aniversário do Motoclube Tarântulas terá mais de 10h seguidas de shows. Tradicional motociata garantirá o ronco dos motores que é sucesso todos os anos

Marina Mendes - Os trabalhadores de Queimados poderão curtir o feriado do dia 1º de maio da melhor forma: com rock in roll para todas as gerações e o som alto do ronco dos motores dos mais variados estilos de motocicletas. Mas quem pensa que é dia de descanso está enganado, será preciso ter muita disposição e suar a camisa. É que a tradicional festa de aniversário do Motoclube Tarântulas, que contará novamente com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, terá neste ano mais de 10 horas seguidas de shows e direito até a uma motociata. O evento começa a partir das 10h30 e será realizado na Praça dos Eucaliptos, no Centro. A entrada é franca.

Essa já é a 19ª edição da festa, que desde o início reúne os amantes da cultura do motociclismo de todo o Brasil para celebrar o aniversário do Tarântulas, principal motoclube da cidade. Entre as bandas que se apresentarão no evento, estão: a Séptimos, Rock na Rua, Skama, Titânia, Obscura e Gralhas, além do cantor Sérgio Lousada. Assim como no último ano, o espaço será cercado por grades, detectores de metais e não terá a venda de bebidas em recipientes de vidro permitida. A ideia é manter a organização e um clima seguro no local.

De acordo com o prefeito Carlos Vilela, a festa do Trabalhador já é uma marca cultural da cidade. “Todo ano apoiamos esse evento e reunimos pessoas de vários lugares para comemorar e celebrar o dia de descanso. Com o sucesso aumentando a cada ano, vemos que a festa é parte da cidade, além de uma grande referência dentro da Baixada Fluminense”, frisou.

A programação ainda terá várias tendas de alimentação e roupas típicas para motociclistas e roqueiros. O Secretário Municipal de Cultura, Marcelo Lessa, explicou a participação da prefeitura na realização do evento. “Damos apoio logístico, como, por exemplo, toda estrutura de palco, luz e som. É uma festa que já faz parte do nosso calendário oficial. Que todos possam curtir em clima de paz e alegria”, concluiu.

quinta-feira, 26 de abril de 2018

Nova chance para economizar: Prefeitura prorroga prazo de descontos para quitar IPTU

Contribuinte terá 10% de abatimento para pagamentos até 20 de junho. Carnês podem ser retirados pela internet ou na Secretaria de Fazenda e Planejamento

Secretário Fábio Cristiano e Prefeito Carlos Vilela (SEMCOM)
Jéssica Moreira - Se você ainda não quitou o IPTU 2018 (Imposto Predial e Territorial Urbano), ainda há tempo de conseguir: a Prefeitura decidiu prorrogar pela segunda vez o prazo para descontos no pagamento da taxa. Quem saldar o tributo até dia 20 de junho terá 10% de abatimento; até 20 de julho, o valor do desconto será de 5%. Não haverá cobrança de juros ou multa para pagamentos feitos até o dia 31 de dezembro. Além disso, o contribuinte pode parcelar o valor em até três vezes (os vencimentos estão marcados para o fim de outubro, novembro e dezembro).

Para o Secretário Municipal de Fazenda e Planejamento, Fábio Cristiano, a alteração do Calendário Fiscal do Município (CAFIQ) beneficia o cidadão que gosta de estar em dia com as obrigações fiscais. "É uma maneira excelente de incentivar a quitação do imposto, criando essa possibilidade de pagar menos num momento difícil da economia. É bom para a população e para o município que vai arrecadar mais podendo assim gerar mais serviços à população", afirmou o gestor.

Imagem: Igor Lima - SEMCOM/ PMQ
Os carnês já podem ser retirados por meio do portal da Prefeitura (www.queimados.rj.gov.br), mas se o usuário preferir pode aguardar a entrega via Correios. Cerca de 80 mil canhotos estão sendo distribuídos. Também é possível retirar o IPTU no Centro de Atendimento ao Contribuinte (CAC) - Rua Alves, 68, Centro de Queimados, próximo ao Supermercado EXTRA - entre 8h e 16h.


Passo a passo

Para imprimir o documento pela internet, o contribuinte deve acessar o site da prefeitura (www.queimados.rj.gov.br) e clicar no ícone "2ª via do IPTU", localizado do lado esquerdo da tela. 





Em seguida, basta digitar as quatro letras que aparecem no quadro ao lado e o número da inscrição imobiliária (sem pontos). Depois, é só clicar no botão "imprimir".





Idosos de Queimados aprendem técnicas de horta suspensa


Palestra realizada no CELTI abordou cada passo do cultivo, desde a semente até a colheita

Marina Mendes - Você sabia que existem formas criativas e baratas de cultivar alface, brócolis e manjericão dentro de casa, sem precisar de muito espaço? Para ensinar os idosos um pouco mais sobre as técnicas da horta suspensa, a Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal da Terceira Idade, realizou uma palestra nesta quinta-feira (26) sobre o tema. Com cerca de 40 idosos presentes, o evento aconteceu no Centro de Esporte e Lazer da Terceira Idade (CELTI).

A iniciativa da palestra é fruto da ideia de ter uma horta no CELTI, cuidada pelos próprios idosos. Durante o evento, foi explicado cada passo do cultivo, desde a semente até a colheita, sempre enfatizando a importância da iluminação para o sucesso da horta. Os idosos aprenderam, inclusive, a particularidade de cada planta como alecrim, hortelã, coentro e cebolinha.

O Secretário municipal da Terceira Idade, Carlos Albino, afirmou que a horta serve não só para o consumo, mas também tem seu papel psicossomático, como uma terapia para a terceira idade.  “As hortas acabam somando positivamente na nossa saúde e, por isso, nós queremos incentivar os nossos idosos a interagirem com o verde”, conta animado.

Para dona Messinda de Sousa, 62 anos, viu na atividade uma oportunidade para aprender a plantar. “Na palestra, falamos desde a terra mais apropriada para utilizar desde os benefícios de ter uma horta em casa. Foi um grande incentivo”, declarou a idosa.





Queimados oferece programação especial no Dia de Combate à Hipertensão

Comemoração contou com oferta de serviços gratuitos de saúde em praça pública e aulão para pacientes do CETHID

Jéssica Moreira - Aos 75 anos, dona Joana Rodrigues de Amadeus sabe que precisa tomar alguns cuidados para continuar a passear pela cidade de Queimados esbanjando saúde. Diagnosticada com hipertensão há muitos anos, a moradora do bairro São Francisco foi um dos pedestres a aferir a pressão arterial em plena Praça Nossa Senhora da Conceição na manhã desta quinta-feira (26).

“Temos que nos cuidar para viver mais e melhor. Me trato na Clínica da Família do Bairro São Jorge e tomo os remédios certinhos para controlar a pressão e não ter problemas piores. Muito bom poder contar com serviços de saúde num local público como esse”, comentou a aposentada.

Além dela, outras 300 pessoas a receberam atendimento desde as 9h em uma das programações relativas ao Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, promovida pela Prefeitura de Queimados por meio da Secretaria Municipal de Saúde. Durante o evento, a população também pôde realizar gratuitamente teste de glicose, receber orientações acerca da prevenção e tratamento da doença e se vacinar contra a gripe.

Os programas de combate à tuberculose, às doenças sexualmente transmissíveis (DST's), à hanseníase e os núcleos de nutrição e atendimento ao idoso também participaram da ação e ofereceram orientações e encaminhamentos para consultas. Representando a Secretária de Saúde Lívia Guedes, a Subsecretária  Ruth Costa afirma que a prevenção é a melhor forma de evitar complicações graves na saúde cardiovascular.

“Como a hipertensão é uma doença crônica, é preciso que a saúde pública ofereça meios de tratá-la corretamente desde o diagnóstico. Com essas ações abertas orientamos e encaminhamos para a rede de atendimento do município”, declarou a gestora.

Já a Coordenadora do Programa Municipal de Hiperdia, Dayane Félix, explica que a hipertensão arterial é uma doença crônica determinada por elevados níveis de pressão sanguínea. “Isso faz com que o coração tenha que fazer um esforço maior do que o normal para o sangue circular através dos vasos sanguíneos”, comentou.

CETHID: referência de combate à hipertensão

Imagens: Thiago Loureiro/ SEMCOM - PMQ
Responsável pelo atendimento de cerca de 6 mil hipertensos por mês - dos quais 2 mil são queimadenses - entre consultas de clínica geral e cardiologia, o Centro Especializado no Tratamento da Hipertensão e Diabetes (CETHID) não poderia ficar fora das comemorações ao Dia de Combate à doença.

Além dos serviços rotineiros de atendimento em diversas áreas de saúde – tais como nutrição, psicologia, fisioterapia, endocrinologia, angiologia e oftalmologia –, a unidade ofereceu um aulão aos pacientes dos setores de reabilitação cardíaca e fisioterapia. Comandados pelas fisioterapeutas Priscila Amorim e Viviane Roriz, os alunos praticaram exercícios de alongamento e melhora de postura, atividades físicas que contribuem para uma vida saudável.

Para receber atendimento na unidade é preciso apresentar - além do encaminhamento médico ou guia de referência - cartão do SUS, comprovante de residência e documento de identidade originais. O CETHID fica localizado à Rua Onze, s/nº, Vila Pacaembu e atende pelo telefone 2665-6952.

Prefeitura de Queimados realiza limpezas em rios e córregos

Primeira fase da ação acontece no Rio Abel e cerca de 200 toneladas de lixo foram retiradas em apenas dois dias

Leandro Machado - Pneus, sacolas plásticas, televisores, sofá. Ao contrário do que se imagina, estes não são itens em liquidação em alguma loja da cidade, mas sim alguns dos objetos retirados do rio Abel, no Centro, pela equipe da Prefeitura de Queimados, na Baixada Fluminense. Desde a última quarta (25), o governo municipal formou uma força-tarefa para a realização de limpezas e dragagens de rios e córregos do município. Só nos dois primeiros dias de ação cerca de 200 toneladas de lixo foram retiradas do interior do principal rio da cidade.

O principal objetivo da limpeza é prevenção contra enchentes na cidade. A limpeza do rio Abel, nesta primeira etapa, será na área canalizada que compreende  1,3 quilômetros. Na programação também está incluída a limpeza dos 1,7 quilômetros do Rio Camorim, no Fanchem, além da dragagem das partes não canalizadas dos dois afluentes. A previsão de conclusão é de 30 dias e que cerca de duas mil toneladas de lixo sejam retiradas do interior e das margens dos rios. A ação, que é da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços públicos, é fruto de uma parceria com as secretarias de Obras e Meio Ambiente e Defesa dos Animais. Na próxima fase, o serviço se estenderá para os córregos e rios de toda a cidade.

O prefeito de Queimados, Carlos Vilela, acompanhou a limpeza nesta quinta-feira ao lado dos secretários Alex Reis (Obras), Rogério Brandi (Conservação e Serviços Públicos) e Cacau Nogueira (Meio Ambiente e Defesa dos Animais). O chefe do executivo destacou a importância das ações de limpeza, mas fez um apelo à população: “A prefeitura faz sua parte, mas precisamos trabalhar em harmonia com os munícipes. Retiramos todos os dias muitas toneladas de lixo doméstico de dentro dos rios e isso é muito perigoso. Nossa coleta de lixo é regular para não termos estes problemas”, disse.

Quem concorda com o discurso do prefeito é o autônomo Manoel da Silva Cunha, o Maneco, de 58 anos. Morador do Centro, mais precisamente às margens do Rio Abel há 55 anos, ele já presenciou muitos alagamentos antes da canalização: “Eu moro aqui desde criança e já passamos muito sufoco. Pra mim é um crime as pessoas jogarem lixo dentro do rio, afinal, quem acaba se prejudicando é a própria população. Ainda bem que com esta obra, as enchentes pararam, mas se a gente não cuidar vamos acabar debaixo d’água de novo”, lamentou o morador.

Em busca do ouro inédito

Queimados tem fim de semana decisivo pelos Jogos da Baixada. No segundo lugar geral, atletas vão disputar medalhas em quatro modalidades
 
Leandro Machado - O fim de semana será decisivo para o município de Queimados nos Jogos da Baixada. Ocupando atualmente o segundo lugar na classificação geral da competição, a dois pontos atrás de Duque de Caxias, os queimadenses entram em ação no próximo sábado (28) e domingo (29) em quatro modalidades: atletismo, handebol, voleibol e futebol de olho na parte mais alta da tabela. As disputas serão na Vila Olímpica de Duque de Caxias (Rua Garibaldi, s/n, Bairro 25 de Agosto), a partir das 9h, com entrada franca.
A luta para chegar à primeira colocação será com muita disposição e suor. No sábado (28) as disputas começam com o atletismo, sub-14. Durante todo o dia terão provas de corrida, salto à distância, arremesso de peso e revezamento. A modalidade é um desafio para os queimadenses, afinal, os donos da casa e principais concorrentes ao título, historicamente têm grandes desempenho no esporte. No sub 17, Queimados surpreendeu e ficou com o terceiro lugar. O ouro ficou com Duque de Caxias.
Outra modalidade que deve levar emoção ao ginásio é o handebol. As disputas serão no feminino (sub-17), sábado, e no masculino (sub-14 e sub-17), no domingo. O equilíbrio entre as equipes aumentam a expectativa por grandes jogos. No feminino sub-17, as queimadenses já estão garantidas nas quartas de final no e só esperam o vencedor do confronto entre Japeri e Guapimirim. Já os meninos encaram Nova Iguaçu. No Sub-14, a partida dos garotos é contra Guapimirim.
Nos gramados tudo pode acontecer. Oito equipes estão na disputa pelo ouro no futebol (sub-17) e não há favorito na disputa. Queimados duela contra Nova Iguaçu e precisa da vitória para garantir uma classificação melhor que o quinto lugar em 2017. Se passar, a semifinal será contra o vencedor de Guapimirim e Duque de Caxias.
Confiança em alta
Esta é a penúltima rodada da competição e o município de Queimados chega com chance do ouro inédito. O Secretário Municipal de Esporte e Lazer, Júlio Coimbra, falou sobre a expectativa de bons resultados e aspiração pelo título: “Estamos realizando uma excelente competição. Vamos agora em busca deste primeiro lugar, com muito respeito aos adversários. Temos mais dois fins de semana que são decisivos para nossas pretensões”, disse.
Já o prefeito Carlos Vilela destacou o trabalho desenvolvido na Vila Olímpica do município. “Nesse ano, nos preparamos melhor. Realizamos seletivas em todas as modalidades e iniciamos os treinamentos mais cedo. O resultado está se refletindo em quadra com a chance do título inédito. Estamos confiantes”, concluiu.

quarta-feira, 25 de abril de 2018

Prevenção à violência começa pela educação em Queimados

Prefeitura inicia “Educação com Segurança”: projeto que consiste em ronda feita por policiais e palestras educativas nas unidades escolares do município

Jéssica Moreira - Mais um dia normal para os alunos Escola Municipal Professor Alberto Pirro, no bairro Ponte Preta: no intervalo entre uma aula e outra, sorrisos tímidos e olhares de reconhecimento surgiam nos corredores. Afinal, nesta quarta (25) acontecia a terceira visita dos policiais militares do projeto “Educação com Segurança” à instituição de ensino. Criada pela Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública, a iniciativa promove um trabalho de prevenção e combate ao crime no entorno de escolas da rede municipal.

Com uma rotina de patrulhamento nos horários de maior movimentação – geralmente na entrada e saída dos turnos –, os agentes do Proeis (Programa Estadual de Integração na Segurança), a serviço da Ronda Municipal, circulam pelas ruas próximas às escolas para coibir qualquer ação de aliciamento de menores ou tráfico de drogas.

Além da Escola Municipal Professor Alberto Pirro, fazem parte da rota da iniciativa as unidades: Oscar Weinschenck (Fanchem), Professora Scintilla Exel (Belmonte), Leopoldo Machado (Vila Pacaembu), Professora Maria Coragio Pereira Xanchão (Jardim da Fonte). De acordo com o Secretário da Pasta, Elias José, o projeto ainda está na fase de implantação, mas deve ser expandido em breve para todas as unidades de ensino da rede municipal.

“Além do patrulhamento ostensivo, queremos incluir os pais e familiares nas nossas programações. O próximo passo é realizarmos palestras sobre drogas e desenvolvermos outras atividades educativas em conjunto com os professores para proteger nossas crianças de atividades ilícitas. As direções das escolas têm sido parceiras nessa ideia”, declarou o gestor.

Mais segurança nas escolas

Cláudia Langer, professora da unidade, afirmou que o corpo docente aprova o projeto e que os familiares dos alunos têm total abertura para participar ativamente dessa nova fase da rotina escolar.

“Temos desejado isso há muito tempo e é muito bom poder contar com policiamento próximo às escolas onde estudam crianças e adolescentes, que é uma faixa etária vulnerável em relação à criminalidade. Os alunos respeitam a figura do policial e os pais estão tendo cada vez mais a noção de que seus filhos têm sido protegidos enquanto estão aprendendo”, declarou a educadora.

A medida também vem recebendo elogios da comunidade local, como os proferidos pela comerciante Mary Anne Magalhães (34), que há dois anos é dona de uma mercearia em frente à unidade escolar.
Imagens: Thiago Loureiro/ SEMCOM - PMQ
“Ficamos mais tranquilos quando percebemos que existe um movimento pela segurança. Tenho comércio e sei que a presença de policiais é primordial para a manutenção da ordem. Onde há crianças e jovens então, é uma real necessidade”, afirmou a moradora do bairro.

A SEMUSOP funciona de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h, e atende em novo endereço desde a última semana: Rua Mustafá Kalaoun, 61 (Centro). O telefone do órgão é 2665-6100.

Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial terá diversos serviços de saúde em Queimados

Aferição de pressão e teste de glicose estão entre os atendimentos. Município tem Centro de Tratamento especializado que virou referência no estado do Rio

Foto: Thiago Loureiro
Aline Lopes- Em comemoração ao Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, a Prefeitura de Queimados, através da Secretaria Municipal de Saúde, vai realizar nesta quinta-feira (26) uma ação de conscientização da doença, com: Aferição de pressão arterial, teste de glicose e orientações, na Praça Nossa Senhora da Conceição, Centro, das 09h às 13h. Além disso, o Programa de Imunização também vai participar do evento aplicando a vacina contra a gripe, nas pessoas que se encaixam nos pré-requisitos estabelecidos pelo Ministério de Saúde.

Foto: Thiago Loureiro
Outros programas municipais como: saúde da mulher e do homem, tuberculose, doenças sexualmente transmissíveis (DST), hanseníase, nutrição e tabagismo, também participarão da ação realizando orientações e encaminhamentos médicos. Para a Secretária Municipal de Saúde, Drª Lívia Guedes, o objetivo principal da ação é orientar a população sobre a importância de cuidar da saúde. “Ter uma alimentação saudável, fazer exercícios físicos e ir ao médico com frequência para fazer um check up, ajuda a prevenir diversas doenças”, frisou.

Foto: Thiago Loureiro
De acordo com a Coordenadora do Programa Municipal de Hiperdia, Dayane Félix, a hipertensão arterial é uma doença crônica determinada por elevados níveis de pressão sanguínea. “Isso faz com que o coração tenha que fazer um esforço maior do que o normal para o sangue circular através dos vasos sanguíneos”, explicou.

CETHID: referência em atendimento

Foto: Thiago Loureiro
Quem também terá programação especial para comemorar o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, será o Centro Especializado no Tratamento da Hipertensão e Diabetes (CETHID), que irá promover, a partir das 9h, um aulão ao ar livre para os pacientes da unidade, que registra em média cerca de 40 mil atendimentos/mês. No local, os hipertensos têm consultas diversas, como reabilitação cardíaca, cardiologista, nutrição, psicólogo, entre outros.

SERVIÇO:
Assunto: Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial
Data: 26/04/2018 – Quinta-feira
Horários e Locais:
Das 09h às 13h- Praça Nossa Senhora da Conceição, Centro

9h- Centro Especializado no Tratamento da Hipertensão e Diabetes (CETHID) – Rua Onze, s/n – Vila Pacaembu

Feriadão do Trabalhador será com dinheiro no bolso para os servidores públicos de Queimados

Prefeitura e Instituto de Previdência depositam pagamento do funcionalismo nesta sexta (27) mantendo tradição de pagar antes da virada do mês

Foto: Thiago Loureiro
Aline Lopes- Os cerca de 3 mil servidores públicos municipais de Queimados, entre estatutários e comissionados, vão poder comemorar o dia do trabalhador com o pagamento na conta. A Prefeitura de Queimados vai depositar na próxima sexta-feira (27) o salário referente ao mês de abril, mantendo assim a tradição do governo de depositar os proventos antes mesmo da virada do mês.
Quem também vai poder comemorar o salário antecipado são os 418 servidores inativos. O Instituto de Previdência do município (PREVIQUEIMADOS) antecipou o pagamento também para esta sexta-feira (27) – no calendário oficial divulgado no início do ano estava previsto para o dia 30 –.
O Prefeito Carlos Vilela decretou ponto facultativo nas repartições públicas municipais na próxima segunda-feira (30), exceto para os órgãos responsáveis pelos serviços públicos essenciais, como limpeza urbana e saúde, bem como Departamento de Posturas Municipais e os Abrigos Municipais e Defesa Civil, que deverão atuar em regime de escala e plantão. 
Foto: Thiago Loureiro
De acordo com o prefeito Carlos Vilela, além de cumprir com a obrigação do governo, o pagamento dos servidores significa injeção de recursos na economia local. “Quero agradecer todos os nossos servidores pelo comprometimento e competência no trabalho para fazer Queimados avançar cada vez mais. É nossa obrigação manter os salários em dia. Além de estimular nosso funcionalismo, movimentamos a nossa economia”, destacou o prefeito durante reunião de fechamento de folha de pagamento ao lado do Secretário de Fazenda, Fábio Cristiano e de Administração, Deca Bahia.

terça-feira, 24 de abril de 2018

Queimados inicia cadastro para Carteira Municipal do Artesão

Secretaria de Cultura e Turismo começou a receber profissionais nesta terça (24). Documento oficializa atividade no município

Marina Mendes - A Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, realizou nesta terça-feira (24) o primeiro dia de cadastros para emissão da Carteira Municipal do Artesão. Com o objetivo de reconhecer os profissionais e valorizar os produtos confeccionados no município, o documento vai viabilizar a participação dos profissionais em feiras de artesanato, oficinas, cursos e ainda dará acesso a descontos em compra de produtos no comércio local.
Presente como atividade econômica em 78,6% dos municípios brasileiros de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o artesanato surge de linha, barro, cerâmica, palha, tecido, madeira ou papel. Materiais que parecem pouco nobres, mas que são transformados manualmente e viram objetos cheio de estilo e personalidade.
Para o Secretário Municipal de Cultura e Turismo, Marcelo Lessa, a carteira é uma forma de assegurar ao profissional uma identificação oficial, além de incentivar a prática como possível modo de autonomia financeira. “Com esse documento nas mãos, o artesão vai poder ter acesso a benefícios, mas também vamos poder organizar grandes feiras, eventos, tudo com certificados e valorizando a profissão”, afirmou o gestor.
Para a agricultora Rosangela Mangili, de 55 anos, a relação com as rendas e o crochê vem de longa data. “Participo de algumas feiras de agricultura, mas também tenho vontade de expor o que faço em feiras de artesanato, por isso decidi emitir a Carteira. O artesanato é algo que faço desde criança, é uma terapia, um amor que nasce desde o momento em que imaginamos algum objeto até a hora em que vemos pronto”, declarou a moradora do bairro Vila Central.

Prefeitura e empresa Duratex discutem parcerias em Queimados

Encontro aconteceu nesta terça (24) e destacou investimentos sociais e culturais no município 

Leandro Machado - O prefeito de Queimados, Carlos Vilela, recebeu em seu gabinete, na manhã desta terça (24), representantes da empresa Duratex (Deca) - produtora de painéis de madeira industrializada, louças e metais sanitários - instalada no Distrito Industrial da cidade. O objetivo do encontro foi viabilizar condições de investimentos do grupo empresarial nos fundos dos Conselhos Municipais dos Direitos de Crianças e Adolescentes e, também, da Pessoa Idosa. Este fortalecimento da parceria público-privada possibilita o custeio de projetos educacionais, culturais e sociais que beneficiarão pessoas em condições de vulnerabilidade na região. E já nesta primeira reunião novidades foram divulgadas.

Dentre os diversos pontos abordados, uma das reais necessidades da população teve destaque: a qualificação de jovens desempregados das áreas periféricas do município. O objetivo é que a empresa, através do setor de Recursos Humanos, forneça orientações para a confecção de currículos, de como se vestir e se apresentar em entrevistas, entre outros temas importantes na hora de concorrer a uma vaga de emprego.

Uma outra ação, que deve acontecer ainda neste primeiro semestre, resultará da parceria da empresa junto à Secretaria Municipal de Educação. A ideia consiste na participação dos alunos da Escola José Anastácio Rodrigues, no bairro Fazendinha, em aulas e oficinas de instrumentos musicais na própria unidade escolar. Após o curso, que deve ter duração de três meses, o projeto será finalizado com uma apresentação das crianças em um evento público.

O prefeito Carlos Vilela falou sobre a importância de fomentar, cada vez mais, as parcerias entre o poder público e as empresas privadas: “Tenho muita satisfação em receber instituições que estejam dispostas a colaborar com o crescimento da cidade, seja através da cultura, da educação, do social ou qualquer outro seguimento. Ressalto a vontade da DECA em desenvolver projetos que visam um crescimento intelectual e cultural da população de onde a empresa está instalada. Essa é uma visão moderna que não pensa apenas em lucros, mas também na capacitação de crianças, jovens e adultos”, disse.

O Secretário Municipal de Assistência Social, Elton Teixeira, ressaltou a importância dos conselhos municipais neste tipo de empreitada: “A parceria com toda a iniciativa privada instalada em nosso Distrito Industrial é importante para juntar esforços em prol de maior desenvolvimento social, econômico e humano do nosso município. E isto só é possível porque os conselhos estão todos regularizados, funcionam bem e têm vida própria. Reunimos condições de receber recursos de leis de incentivo ou até mesmo de forma simples. Quem tem a ganhar com esta união é a população”, afirmou o gestor.

Também participaram do encontro com o prefeito a chefe de Gabinete, Gilda Baltar, e representantes dos conselhos municipais de Idosos e Criança e Adolescentes. Da Duratex participaram Eliane dos Santos (Coordenadora de Sustentabilidade), Sidney Magalhães e Daniela Vieira.

Queimados inicia campanha de vacinação contra a gripe

 Imunização está disponível em todas as unidades de saúde e meta é imunizar mais de 32 mil moradores

Foto: Thiago Loureiro
Aline Lopes- O dia começou movimentado nos postos de saúde de Queimados. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou, nesta terça-feira (24), a campanha de vacinação contra a gripe. Ao todo, são 19 polos de atendimentos espalhados por toda a cidade. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h. A vacina disponibilizada pelo governo federal é a trivalente, que previne a contaminação pelos vírus A/H1N1, A/H3N2 e influenza B.

A campanha de vacinação vai até o dia 1º de junho e o município terá seu estoque reabastecido semanalmente. “A vacina é o melhor método de prevenção à gripe. Então, todas as pessoas que se encaixam nos requisitos preconizados devem ir até o posto de saúde para se imunizar”, declarou a Secretária Municipal de Saúde, Drª Lívia Guedes, que fez questão de acompanhar de perto o primeiro dia da campanha. 

Seguindo as orientações do Ministério de Saúde, só poderão tomar a vacina: Crianças (a partir de 6 meses à 4 anos e 11 meses), idosos com mais de 60 anos, gestantes, mulheres até 45 dias após o parto, pessoas com doenças crônicas (respiratórios, cardíacos, renais, hepáticos, neurológicos), diabéticos, obesos, imunossupressores, transplantados, portadores de trissomias, professores e trabalhadores de saúde. Já pessoas com alergia a ovo ou a qualquer outro componente da vacina, não poderá fazer o uso do imunizante.

De acordo com a Coordenadora Municipal de Imunização, Andréa Veloso, a meta é imunizar 32.253 moradores. “Quanto mais pessoas atingirmos será melhor, pois dessa forma iremos diminuir a propagação do vírus, além de imunizar os nossos cidadãos”, frisou. 

Foto: Thiago Loureiro
Morador do Centro, Roberto Machado, de 75 anos, já foi se imunizar no primeiro dia da campanha. “Não quis perder tempo, essa vacina é muito importante para não contrairmos a gripe, por isso eu vim logo garantir a minha imunização”, concluiu.

Os imunizados começam produzir anticorpos protetores a partir de 2 a 3 semanas após a vacina. Para se imunizar, basta procurar uma unidade de saúde mais próxima de casa com identidade e cartão de vacina. 

Ronda Municipal prende homem acusado de furtar cabos de cobre em unidade de saúde em Queimados

Equipe fazia patrulhamento durante o feriado prolongado e apreendeu também uma réplica de arma de fogo, duas chaves de fenda e tubos de cobre cortados

Jéssica Moreira - Mesmo durante o feriado prolongado, a Ronda Municipal continuou atuante pela segurança de Queimados. Na tarde do último sábado (21), os policiais do PROEIS (Programa Estadual de Integração na Segurança) prenderam Rodrigo Costa de Sousa, 30 anos. Ele foi pego em flagrante enquanto furtava tubos de cobre do sistema de refrigeração de ar do Centro Especializado de Tratamento da Hipertensão e da Diabetes (CETHID), localizado na Vila Pacaembu.

Após serem chamados pelo vigia da unidade, os policiais realizaram uma busca pela propriedade e encontraram o criminoso no telhado. Além dos tubos de cobre, foram apreendidas duas chaves de fenda e uma réplica de arma de fogo.

Rodrigo foi levado para à 55ª Delegacia de Polícia (Queimados) e, posteriormente, à 52ª DP (Nova Iguaçu), para registro de ocorrência e demais trâmites da Justiça.

Imagens: Polícia Militar (PROEIS/ Queimados)
Implantada em dezembro de 2017, a Ronda Municipal conta com 16 policiais militares divididos em dois turnos (6h às 14h/14h às 22h) e segundo o Secretário de Segurança e Ordem Pública, Elias José, a iniciativa tem se mostrado um investimento eficiente por parte da gestão municipal.

“A prefeitura arca com o custo desses PM’s que prestam serviço ao município no dia em que estariam de folga.  A diária é de R$ 150 por oito horas trabalhadas, auxílio transporte e alimentação. Foi uma ideia que veio em boa hora e tem servido bem à população”, afirmou.


sexta-feira, 20 de abril de 2018

Queimados inicia campanha de vacinação contra a Influenza na próxima terça

Vacinas serão aplicadas em 19 unidades de saúde espalhadas por toda a cidade. Estoque inicial conta com 7 mil doses
Foto: Luiz Ambrosio
Aline Lopes- A Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, dará início na próxima terça-feira (24) a Campanha de Vacinação Contra a Influenza (doença respiratória infecciosa que pode ser fatal, especialmente em grupos de alto risco) com vacinas sendo aplicadas em 19 unidades de saúde espalhadas por toda a cidade. A vacinação acontecerá de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h. O município recebeu 7 mil doses e terá seu estoque reabastecido semanalmente.
No dia 12 de maio, será realizado o Dia D de mobilização, mas a campanha vai até o dia 1º de junho em todas as unidades de saúde do município. De acordo com a Secretária Municipal de Saúde, a vacina é o melhor método de prevenção contra a doença. “Todas as pessoas que se encaixam nos requisitos preconizados pelo Ministério de Saúde devem tomar a vacina, mesmo tendo tomado ano passado”, alertou.
De acordo com as orientações do Ministério de Saúde, só poderão tomar a vacina: Crianças (a partir de 6 meses à 4 anos e 11 meses), idosos com mais de 60 anos, gestantes, mulheres até 45 dias após o parto, pessoas com doenças crônicas (respiratórios, cardíacos, renais, hepáticos, neurológicos), diabéticos, obesos, imunossupressores, transplantados, portadores de trissomias, professores e trabalhadores da saúde.
Foto: Luiz Ambrosio
A vacina disponibilizada pelo governo federal é a trivalente, que previne a contaminação pelos vírus A/H1N1, A/H3N2 e influenza B e é contra indicada para pessoas com alergia a ovo ou a qualquer outro componente do imunizante. Os imunizados começam a produzir anticorpos protetores a partir de 2 a 3 semanas após a vacinação.

Para a Subsecretária de Vigilância em Saúde, Kelly Lisboa, as pessoas precisam adotar medidas preventivas. “Coisas simples como lavar as mãos com frequência e não compartilhar objetos pessoais podem ajudar na prevenção, além da vacina, é claro”, explicou. Quem deseja se imunizar, basta procurar uma unidade de saúde mais próxima de casa, de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h, com identidade e cartão de vacina.