terça-feira, 24 de abril de 2018

Queimados inicia campanha de vacinação contra a gripe

 Imunização está disponível em todas as unidades de saúde e meta é imunizar mais de 32 mil moradores

Foto: Thiago Loureiro
Aline Lopes- O dia começou movimentado nos postos de saúde de Queimados. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou, nesta terça-feira (24), a campanha de vacinação contra a gripe. Ao todo, são 19 polos de atendimentos espalhados por toda a cidade. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h. A vacina disponibilizada pelo governo federal é a trivalente, que previne a contaminação pelos vírus A/H1N1, A/H3N2 e influenza B.

A campanha de vacinação vai até o dia 1º de junho e o município terá seu estoque reabastecido semanalmente. “A vacina é o melhor método de prevenção à gripe. Então, todas as pessoas que se encaixam nos requisitos preconizados devem ir até o posto de saúde para se imunizar”, declarou a Secretária Municipal de Saúde, Drª Lívia Guedes, que fez questão de acompanhar de perto o primeiro dia da campanha. 

Seguindo as orientações do Ministério de Saúde, só poderão tomar a vacina: Crianças (a partir de 6 meses à 4 anos e 11 meses), idosos com mais de 60 anos, gestantes, mulheres até 45 dias após o parto, pessoas com doenças crônicas (respiratórios, cardíacos, renais, hepáticos, neurológicos), diabéticos, obesos, imunossupressores, transplantados, portadores de trissomias, professores e trabalhadores de saúde. Já pessoas com alergia a ovo ou a qualquer outro componente da vacina, não poderá fazer o uso do imunizante.

De acordo com a Coordenadora Municipal de Imunização, Andréa Veloso, a meta é imunizar 32.253 moradores. “Quanto mais pessoas atingirmos será melhor, pois dessa forma iremos diminuir a propagação do vírus, além de imunizar os nossos cidadãos”, frisou. 

Foto: Thiago Loureiro
Morador do Centro, Roberto Machado, de 75 anos, já foi se imunizar no primeiro dia da campanha. “Não quis perder tempo, essa vacina é muito importante para não contrairmos a gripe, por isso eu vim logo garantir a minha imunização”, concluiu.

Os imunizados começam produzir anticorpos protetores a partir de 2 a 3 semanas após a vacina. Para se imunizar, basta procurar uma unidade de saúde mais próxima de casa com identidade e cartão de vacina. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.