sábado, 7 de abril de 2018

Queimados tem sábado marcado por ouro no basquete, debates culturais e milhares atendimentos em ação social



Em dia cheio de atividades, o município ainda ganhou nova sede da secretaria de Cultura e Turismo

Leandro Machado, Marina Mendes e Aline Lopes - Um dia agitado, repleto de atividades culturais, esportivas e sociais. Este sábado (7) ficou marcado por diversas ações desenvolvidas pela Prefeitura de Queimados, na Baixada Fluminense. O ginásio Metodista ficou lotado para receber as partidas de basquete dos Jogos da Baixada; Já na Escola Municipal Maria Corágio Pereira Xanxão, a 12° edição do projeto “Prefeitura no seu Bairro”, levou mais de 50 serviços à população do bairro Jardim da Fonte. E para completar a maratona, o CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados), no São Roque, recebeu a quarta conferência municipal de Cultura. E ainda teve tempo para outra grande novidade: A inauguração da nova sede da secretaria municipal de Cultura.


Com tantas atividades, a agenda do prefeito de Queimados, Carlos Vilela, ficou cheia, mas o gestor fez questão de participar de todas as atividades. Ele destacou a relevância dos eventos e ressaltou a participação popular em todas as ações: “Hoje foi um dia gratificante. Tive um sábado com diversas obrigações, onde, com maior prazer, participei de todas. Recebemos muitos jovens atletas de toda a Baixada e sabemos da importância do esporte na sociedade. Também de grande valia para nós, foi ver a participação da população em mais uma edição do “Prefeitura no seu bairro”, atendendo a quem mais precisa. E por fim, discutimos cultura na conferência e inauguramos a nova sede. Foi um sábado gratificante”, disse.

Basquete masculino é campeão

Desde as primeiras horas do dia, muita emoção e rivalidade com as partidas de basquete feminino (sub-17) e masculino (sub-14). E o grito de campeão veio com os meninos. Na final contra Duque de Caxias,a vitória suada por 21 a 18 deu direito ao lugar mais alto do pódio aos queimadenses. Mais cedo, as meninas enfrentaram a forte equipe de São João de Meriti e, mesmo com o apoio da torcida, não superou as adversárias e ficou apenas na quinta colocação. E a emoção não para por ai, amanhã a partir das 9h, no Ginásio Metodista, e entrada franca, Queimados volta a quadra no Masculino sub-17 e Feminino sub-14.

Euforico, o secretário municipal de Esporte e Lazer, Júlio Coimbra, destacou a força de vontade de cada atleta e comissão: “Nos preparamos muito para alcançarmos o melhor resultado possível. Infelizmente, pegamos um adversário difícil no feminino hoje, mas fizemos um bom jogo. Todas as meninas estão de parabéns. E no masculino, sabíamos do nosso potencial. Jogamos bem em todas as partidas e conseguimos a medalha de ouro. Isso tudo é fruto de muito trabalho e dedicação de todos. Amanhã contamos com a torcida aqui novamente”, detacou.

Três mil atendimentos

A 12° edição do projeto “Prefeitura no seu bairro” chegou ao bairro Jardim da Fonte. As dependências da Escola Municipal Maria Corágio Pereira Xanxão ficou lotada e, mais uma vez, a ação foi um sucesso. Com a realização da coordenadoria executiva de políticas sociais, a prefeitura disponibiliza nos bairros mais de 50 serviços à população. São todas as secretarias municipais e órgãos parceiros unidos para oferecerem comodidade ao povo.

Desta vez, foram realizados cerca de 3 mil atendimentos. De acordo com o coordenador da pasta e vice-prefeito, Machado Laz, o objetivo dá ação social é facilitar o acesso aos serviços públicos para toda região: “Queremos dá a comodidade para o morador que trabalha durante a semana e não tem tempo para ir até um órgão público. Aqui ele pode resolver as suas pendências ou tirar dúvidas mais próximo de casa”, declarou.



Cultura é tema de debate

Ainda neste sábado, a sociedade civil e os representantes municipais se reuniram para a 4ª conferência municipal de cultura, realizada no CineTeatro Delcy de Souza, no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU). Foram diversos debates e discussões, tudo acerca das atuais práticas culturais na cidade e os próximos passos para promover e melhorar ainda mais o acesso à cultura no município. Além disso, foram feitos apontamentos da importância do CEU no bairro São Roque, que desde a inauguração do equipamento, em 2016, teve seu cenário social modificado. No fim do dia, a secretaria municipal de Cultura e Turismo ganhou uma nova sede ampla e moderna para realizar suas atividades.



Somente no CEU, já são quase 4 mil alunos formados, nas oficinas e cursos profissionalizantes. Neste período, foram ofertadas 35 modalidades diferentes disponíveis para toda a população de forma gratuita, como Teclado, Bateria, Violão, Fotografia, Capoeira, Corte e Costura, Artesanato, entre outros. Para o Secretário da pasta, Marcelo Lessa, a cultura deve ser pensada e questionada a todo momento. “Sabemos das dificuldades que o Brasil vem vivenciando, mas por que não pensar em soluções e alternativas dentro do meio cultural? É nisso que se materializa a importância dessa conferência, para pensarmos juntos da população a situação e as propostas de acesso à cultura”, afirmou.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.