segunda-feira, 9 de abril de 2018

Queimados realiza 4ª Conferência Municipal de Cultura

Com o tema "A cultura como vetor de desenvolvimento social e econômico nas cidades", evento criou debate sobre os caminhos da cultura no município

Marina Mendes - A cultura e a sustentabilidade, a gestão e a capacitação nas políticas culturais e a preservação do patrimônio cultural: esses foram alguns dos temas debatidos na 4ª Conferência Municipal de Cultura de Queimados, realizada pela Prefeitura, no último sábado (7). O evento foi organizado pela  Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SEMUCTUR) e teve como tema principal "A cultura como vetor de desenvolvimento social e econômico na cidades", o que promoveu um longo debate acerca das atuais e possíveis futuras práticas culturais no município.  O encontro reuniu cerca de 100 pessoas e aconteceu no Centro de Artes e Esportes Unificados Planeta Futuro, na Praça  do São Roque. 

Para a abertura da Conferência, uma mesa foi composta com Prefeito Carlos Vilela, o Secretário Municipal de Cultura e Turismo, Marcelo Lessa, o Subsecretário da Pasta, Leandro Santana, o Presidente do Conselho Municipal de Cultura, Fabricius Caravana, e também os representantes da Secretaria Estadual de Cultura do Rio de Janeiro, Ivan Machado e Felipe Ali.  

O Prefeito Carlos Vilela, que foi criado e mora até hoje no bairro, destacou a mudança e a incrível aderência das atividades culturais no município, sobretudo na comunidade ao redor. "Eu sempre vivi em Queimados e por isso sei exatamente como a mudança social foi drástica. Sei que o que acontece aqui mostra e prova que a cultura é o melhor instrumento de transformação. Ela agrega, transforma realidades, e temos como obrigação continuar lutando", declarou o gestor.

Para o Secretário da Pasta, Marcelo Lessa, a conjuntura social e econômica atual faz com que a  cultura precise ser questionada e incluída em todos os momentos. “Sabemos das dificuldades que o Brasil vem vivenciando, mas por que não pensar em soluções e alternativas, dentro do meio cultural, para mudar isso? É em cima disso que se materializa a importância dessa conferência, para pensarmos juntos da população a situação e as propostas de acesso e incentivo  à cultura e suas práticas”, afirmou.

Além das pautas debatidas, foram eleitos também os novos membros do Conselho Municipal de Cultura, correspondente ao biênio 2018/2019. Na composição da sociedade civil foram: AMPARA, ADEPARQ'S, Companhia Teatral Queimados Encena, Grupo Jovem Igreja Nossa Senhora da Conceição, ONTUC, Aganjú e COMEND. Já os membros governamentais serão das Secretarias de Cultura, Educação, Assistência Social, Urbanismo, Direitos Humanos e Promoção de Cidadania, Esporte e Lazer e Meio Ambiente.

Imagens: Thiago Loureiro/ SEMCOM - PMQ
Apontamentos sobre a importância do CEU no bairro São Roque também foram feitos. Isso porque desde a inauguração do equipamento, em 2016, a comunidade teve seu cenário social modificado, principalmente no quesito violência. Atualmente já são quase 4 mil alunos formados nas oficinas e cursos profissionalizantes disponíveis gratuitamente para quem se interessar. Neste período, foram ofertadas 35 modalidades diferentes para toda a população de forma gratuita, como teclado, bateria, violão, fotografia, capoeira, corte e costura, artesanato, etc. Neste ano, cerca de 1500 alunos se inscreveram.

Novo local

Além disso, a Secretaria Municipal de Cultura ganhou uma nova sede. Apesar de continuar na Praça São Roque, o local ganhou não só um novo espaço, mas também um novo visual, que chama atenção de quem passa por lá.  Além de encontros como o do último sábado (7), a Secretaria também é responsável pela promoção de atividades culturais como festivais, palestras, seminários, lançamento de editais e todos os tipos de eventos relacionados à arte de um modo geral. O horário de atendimento é de 9h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.