quarta-feira, 10 de junho de 2020

Novas histórias nascerão em Queimados: Prefeitura inaugura maternidade pública nesta quinta (11)

Unidade conta com 42 leitos de internação e tem capacidade para 500 partos por mês. Cerimônia de inauguração será transmitida ao vivo pelas redes sociais 

Imagens: Igor Lima/ Semcom - PMQ
Aline Lopes - Como bem composto pelo casal Cavallari no hino que marcou o surgimento da cidade na década de 90, chegou o momento de entoar 'Queimadenses, eia avante!', pois uma nova geração cheia de histórias e talentos voltará a nascer na cidade dos antigos laranjais: a Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inaugurará a Maternidade Municipal Queimados nesta quinta-feira (11), às 10h30. Por conta das medidas de isolamento social impostas pela pandemia de Covid-19, a cerimônia não será aberta à população, mas contará com transmissão ao vivo pelas redes sociais da gestão municipal. A unidade, que prestará assistência gratuita em procedimentos de pré-parto, parto e pós-parto 24h por dia, fica localizada à Rua Deusinho Freitas, 13, Centro.  

Com capacidade para realização de 500 partos por mês, a unidade conta com 42 leitos de internação, dois centros cirúrgicos com berço aquecido, berçário pós-parto, salas de medicação e de exames de ultrassonografia e cardiotocografia; consultórios ginecológico, pediátrico e de classificação de risco; laboratório de análises clínicas, farmácia, atendimento psicológico e acolhimento humanizado. O equipamento também oferecerá todos os componentes da Rede Cegonha, como pré-natal, parto e nascimento, além de cartório para registro de nascimento.

As obras de reforma, modernização e ampliação do local foram realizadas graças à parceria entre a Prefeitura de Queimados, o Governo do Estado do Rio de Janeiro e o Sistema Único de Saúde (SUS) e atende todas as normas de acessibilidade, como rampas de acesso e elevador nos três pavimentos.

Nossa história é de luta

A Casa de Saúde Bom Pastor era uma unidade particular conveniada ao Sistema Único de Saúde (SUS) e realizava cerca de 2 mil partos por ano. Em 2014, ela foi fechada pelos donos, que não conseguiam mais arcar com os custos do local. Após anos de luta judicial, o governo municipal conseguiu concretizar o processo de desapropriação do imóvel, para assim começar a obra da Maternidade Municipal de Queimados.

Um dos líderes do processo de emancipação da cidade, o Prefeito Carlos Vilela se alegrou com a nova conquista para a população e afirmou que agora novos queimadenses nascerão para continuar a história da região. “Devido aos altos custos e a defasagem da tabela do SUS, os antigos donos infelizmente não conseguiram manter a unidade funcionando. Mas agora, depois de muito trabalho, conseguimos realizar um sonho de nossas mamães, que poderão ter seus filhos aqui sem nenhum custo para a família e com o conforto, a comodidade e a qualidade que elas merecem”, destacou o gestor.

Ver feliz a nossa gente

As futuras mamães já comemoram a notícia da maternidade pública na cidade. Aos oito meses de gestação e esperando ansiosamente pela chegada da sua segunda filha, Letícia Zambote (23) ficou feliz ao saber a pequena Mirela nascerá pertinho de casa. “Será muito gratificante ter minha filha na cidade em que moro e que meu esposo nasceu, com conforto e bem pertinho da minha família”, afirmou a moradora do bairro Inconfidência.

Outra grávida - esta de primeira viagem -, Evellen Galeão (24), está contente em saber que sua primeira filha será queimadense. “O nascimento de um filho é um momento especial na vida de uma mulher, diante disso, estou muito feliz em saber que a maternidade de Queimados está reabrindo e que a Isadora nascerá na cidade onde moramos. Quero parabenizar a Prefeitura pelo lindo trabalho que fizeram. Nós, mamães, merecemos isso”, destacou a moradora do bairro Vila do Tinguá.

Serviço:

Inauguração Maternidade Municipal

Data: 11/06 - quinta-feira

Horário: 10h30

Local: Rua Deusinho Freitas, 13, Centro.

7 comentários:

  1. Boa tarde gostaria de saber se vai atender gestantes com gestação de gêmeos
    .

    ResponderExcluir
  2. Queimados sócia ganhar com a Maternidade ..Parabéns para o Prefeito Vilela por mais essa conquista .

    ResponderExcluir
  3. Parabéns , pra todos nós queimadenses , Deus abençoe todos os amados , políticos ou não , pela grande conquista , só temos a agradecer

    ResponderExcluir
  4. E a contratação dos funcionários? Não teve concurso. Quando será???

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de saber se as gestantes terão direito a acompanhante ?

    ResponderExcluir
  6. Graças a Deus! Parabéns para o município e governantes.!DEUS abençoe a todos!

    ResponderExcluir

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.