terça-feira, 31 de março de 2009

Cana-de-açúcar para alimentação do gado em Queimados

Uma parceria entre Prefeitura Municipal de Queimados, a Pesagro-Rio (Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro) e a Cooperativa Coomabaf (Cooperativa Mista da Baixada Fluminense) está auxiliando agricultores de Queimados no cultivo de cana-de-açúcar para alimentação de gado leiteiro.

A cana foi trazida de Campos e plantada em duas áreas particulares, que servirão de viveiros, com cinco mil metros quadrados cada uma. A primeira área fica no bairro Sarandi (sítio São Jorge) e a outra na Estrada Rio D´Ouro, divisa de Queimados e Japerí.

Os agricultores de Queimados irão adquirir dos proprietários dos viveiros as mudas da cana, variedade RP 867515, espécie utilizada preferencialmente para alimentação animal. A Prefeitura do município, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Agricultura, irá fazer o preparo do solo e oferecer orientação técnica para o plantio das novas mudas.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Rural e Agricultura do município, Carlos Moraes, a idéia é transformar Queimados num Pólo distribuidor de mudas de cana-de-açúcar para toda a Baixada Fluminense. “No período de seca o gado fica sem alimento. A cana-de-açúcar será produzida para atender os agricultores durante esse período, que vai de maio a outubro. Nossa intenção é fazer com que esse sistema de alimentação do gado se espalhe para outros municípios da Baixada”, explica o secretário.

Queimados possui rebanho de cerca de 2.500 cabeças de gado distribuídas em 90 propriedades. Cerca de 40 produtores exploram a pecuária de leite produzindo em média 1.200 litros por dia. Futuramente, a exemplo do Noroeste Fluminense que exploram a cana-de-açúcar para a produção de açúcar e álcool, a Secretaria Municipal de Agricultura do município pretende trazer outras duas variedades de cana usadas para produção de cachaça e do caldo de cana e rapadura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.