quinta-feira, 19 de março de 2009

Dia Mundial da Água consciente em Queimados

O Dia Mundial da Água, 22 de março, será comemorado em Queimados com programação na Praça dos Eucaliptos, no Centro. A Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente vai montar uma tenda para receber óleo de cozinha usado. O montante arrecadado será enviado à empresa Ecoleta que, junto à industria química Idroveg, vai usar o produto na confecção de tinta de parede e biodiesel.

A Associação Protetora dos Animais Pró-Vida Animais de Queimados também estará presente. A instituição vai montar um estande na praça para expor fotos de animais resgatados no município e esclarecer sobre a importância de castrar os animais. Folhetos explicativos sobre cuidados e conscientização na hora de adquirir um animal serão distribuídos aos transeuntes.

A empresa Ecoleta realizará, às 18h, uma peça teatral sobre reciclagem de óleo com três personagens representando pai, mãe e filho, que encenam os problemas causados ao jogar óleo usado na pia. Com duração de 40 minutos, a peça será encenada num palco em formato de cozinha de uma casa. Haverá ainda dois contadores de história e um animador.

O óleo de cozinha é altamente prejudicial ao Meio Ambiente e quando jogado na pia (rede de esgoto) causa entupimentos, havendo a necessidade do uso de produtos químicos tóxicos para a solução do problema. Os prejuízos podem ser ainda maiores se jogados ao solo. O óleo impermeabiliza o solo, dificultado a escoação das águas. Sem falar que um litro de óleo polui mais de 10 mil litros de água limpa, por um período de 14 anos. A contaminação da água encarece o processo e prejudica o funcionamento das estações de tratamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.