quarta-feira, 25 de março de 2009

Queimados de cara nova

A Prefeitura de Queimados está se unindo aos trabalhadores do comércio informal para deixar a cidade mais bonita, organizada e atrativa. Na noite da última quinta-feira, 19 de março, o prefeito Max Lemos se reuniu com mais de 100 camelôs da cidade. O objetivo do encontro, realizado no Teatro da Escola Metodista (Rua Vereador Marinho Hemetério de Oliveira, s/n – Vila Pacaembu), foi apresentar o projeto de padronização das barracas e quiosques e a forma como será feita a nova alocação desses trabalhadores no município.

Durante dois meses, equipes do setor de Postura estiveram nos pontos da cidade cadastrando os ambulantes. A partir desta segunda-feira, 23 de março, todos serão chamados ao setor para receber orientação para a confecção das novas barracas e quiosques e providenciar a retirada das carteiras de identificação para trabalhar na área.

A nova disposição das barracas ao longo da Avenida Irmãos Guinle, às margens da via férrea, será feita por sorteio. O prefeito Max Lemos esclarece que os novos pontos dos camelôs serão documentados através de licença e por isso intransferível. “Se o camelô não quiser mais o ponto, deve simplesmente devolver a licença à Prefeitura. Não será possível passar para outra pessoa, pois a Postura fará fiscalização constante nos locais”, frisou Lemos.

Ainda de acordo com o prefeito, a padronização das barracas será feita por decreto e quem violar as especificações estará violando um decreto. Também será opcional aos ambulantes participar do consórcio que vai financiar a confecção das mesmas parcelando em até 10 vezes sem juros.

Quem quiser fazer as barracas por conta própria poderá consultar o projeto de padronização na Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente. As medidas das barracas serão de 2x1 metros quadrados, cobertos e envoltos por lona com listras verdes e brancas e é preciso obedecer às especificações do projeto e a espessura da lona que será usada. Já os quiosques serão construídos pela Prefeitura e só o acabamento ficará por conta do camelô.

O ambulante Cláudio Luiz Saar, de 38 anos, e há nove trabalhando como camelô na cidade, aprovou a iniciativa da Prefeitura. “Acho que vai ficar legal sim. Fica mais organizado. Trabalho com sorvete e a máquina vai caber direitinho na barraca. Achei a idéia muito boa”, comentou Saar.

No dia 30 deste mês todos os quiosques e barracas serão retirados das calçadas. A previsão é de que 60 dias após a ação, as novas barracas já estejam funcionando. Os encontros com o prefeito Max Lemos contaram também com as presenças dos secretários municipais de Segurança, Transporte e Trânsito, Cel. Carlos Norberto Mendes, Urbanismo e Meio Ambiente, Getulio de Moura, e representantes do setor de Postura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.