quarta-feira, 11 de março de 2009

Crianças de Queimados são recebidas com música popular nas escolas


“Música com Artes nas Escolas”. Esse é o nome do projeto itinerante lançado nesta quarta-feira, 11 de março, nas escolas municipais de Queimados, que leva música popular brasileira, canções infantis e cantigas de roda aos alunos da rede municipal de ensino. O projeto será realizado sempre às terças e quartas-feiras, em seis unidades escolares. As primeiras escolas que receberam o projeto foram a Santo Expedito, no bairro Santo Expedito; Professor Joaquim de Freitas, na Vila São João; e Paulo Freire, na Vila Americana.

No horário de entrada dos alunos na escola, às 7h30, as crianças do Santo Expedito foram recebidas com música. Já na escola Professor Joaquim de Freitas, o projeto aconteceu às 9h10, durante a merenda, e os alunos da Paulo Freire foram contemplados com a apresentação musical antes da saída. Estudantes, pais e professores se divertiram ao som de canções consagradas como “Era uma vez” e “Aquarela”, de Toquinho; “Super Fantástico”, do Balão Mágico; “Plunct, Plact, Zum”, de Raul Seixas; “A Casa”, de Vinícius de Moraes, entre outras, interpretadas pela funcionária da Secretaria de Cultura, Michelle Langer, acompanhada pelo violão do músico Sérgio Lousada.

“Nosso objetivo é disponibilizar para as crianças da rede municipal de ensino a música popular brasileira, falar um pouco sobre os compositores, ensinar antigas cantigas de roda, além de proporcionar cultura e lazer para as crianças. Hoje, foi a primeira vez que o projeto aconteceu e fiquei muito feliz com a recepção dos pais e das crianças. É um projeto que veio para ficar e vamos visitar todas as unidades. A cada dia, pelo menos duas escolas receberão o projeto”, ressaltou o secretário de Educação, Lenine Lemos.

Érica Barbosa de Carvalho, 27 anos, mãe de três alunos na Escola Municipal Santo Expedito, adorou o projeto e espera que ele aconteça mais vezes na escola. “Eu adorei chegar aqui e ver meus filhos serem recebidos com música. Todas as mães e pais ficaram aqui na escola até que os alunos fossem para a sala de aula. Deu para perceber que as crianças ficaram felizes”, comentou a dona-de-casa.

Para Manoel Santos, diretor da Escola Municipal Professor Joaquim de Freitas, levar a música popular brasileira aos alunos da rede proporciona cultura e momento de descontração para os alunos. “Apresentar a música popular brasileira para os alunos da rede é de suma importância, sem contar que são momentos de descontração para eles. Quando voltam para as salas de aula, o fazem mais felizes e animados”, afirmou.

Próximas unidades

Na próxima terça-feira, 17 de março, o projeto estará às 7h30 na E.M. José Anastácio Rodrigues, no bairro Fazendinha; às 9h10 na E.M. Waldick Cunegundes Pereira, em Santa Rosa; e às 11h na E.M. Pastor Arsênio Gonçalves, na Vila Cristina. Na quarta-feira, 18 de março, será a vez da E.M. Metodista, na Vila Pacaembu; E.M. Batista, na Ponte Preta; e Leopoldo Machado, no Centro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.