quinta-feira, 19 de março de 2009

Gincana para reciclar óleo em Queimados

A Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente de Queimados em parceria com a empresa Ecoleta inicia na próxima terça-feira, 24 de março, um projeto de gincanas com os alunos das 29 escolas da rede municipal de ensino. O objetivo é coletar óleo de cozinha usado para ser reciclado. Os estudantes também participarão de um concurso para a escolha do nome do projeto. Os vencedores vão receber premiações.

O montante do óleo de cozinha arrecadado será recolhido pela empresa Ecoleta, que através de parceria com a indústria química Idroveg, vai utilizar o produto como matéria prima para a fabricação de biodiesel e tinta de parede.

Segundo o secretário de Urbanismo e Meio Ambiente, Getulio de Moura, o projeto tem caráter totalmente ecológico e por ser auto-sustentável será mantido o ano inteiro no município. "A reciclagem é a melhor maneira de preservar o meio ambiente. A implantação das gincanas nas escolas é uma forma lúdica e sem custos de fazer isso. Além de se divertir, os alunos ainda aprenderão a importância da preservação do meio ambiente. Também poderão levar para a escola o resto do óleo usado em suas casas. Muita das vezes a dona de casa não sabe o que fazer com o produto e acabam jogando na pia ou no solo", destacou o secretário.

A iniciativa da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente de Queimados de coletar óleo de cozinha usado começou em fevereiro. O material arrecadado foi doado pelos barraqueiros que trabalharam na cidade no período de realização do Festival de Verão, ocorrido nos dias 13, 14 e 19 de fevereiro, e nos cinco dias de festejos do Carnaval (de 20 a 24 de fevereiro). Durante a ação, a secretaria coletou mais de 300 litros do produto, que foram repassados para a Ong Instituto Ambiental Reciclar.

O óleo de cozinha é altamente prejudicial ao Meio Ambiente e quando jogado na pia (rede de esgoto) causa entupimentos, havendo a necessidade do uso de produtos químicos tóxicos para a solução do problema. Os prejuízos podem ser ainda maiores se jogados ao solo. O óleo impermeabiliza o solo, dificultado a escoação das águas. Sem falar que um litro de óleo polui mais de 10 mil litros de água limpa, por um período de 14 anos. A contaminação da água encarece o processo e prejudica o funcionamento das estações de tratamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.