segunda-feira, 20 de junho de 2011

Ação comunitária e vacinação contra Poliomielite marcaram o sábado em Queimados

A Prefeitura Municipal de Queimados realizou neste sábado, dia 18 de junho, mais uma ação comunitária para oferecer serviços gratuitos à população. Desta vez, os moradores do bairro Jardim Excelsior foram os beneficiados pela iniciativa que aconteceu na Escola Municipal Ubirajara (Estrada Jardim Riachão, s/nº - Jardim Excelsior). 
 
O objetivo da ação era disponibilizar o maior número de serviços gratuitos oferecidos pela administração municipal, promovendo a interação entre o governo municipal e o cidadão. Em parceria com o Detran, Senac-Rio – unidade do município de  Nova Iguaçu - e a secretaria estadual de Trabalho e Renda foram oferecidos emissão da 1ª e 2ª via de carteira de trabalho, de identidade, cadastramento no programa Bolsa Família, aferição de pressão arterial, teste de glicose, corte de cabelo, oficinas de estética, entre outros
 
A Dona de casa e mãe de dois filhos, Mônica Cardoso, de 39 anos, aproveitou o dia para dar entrada na segunda via da sua identidade e, também, para vacinar seus filhos contra a poliomielite e o sarampo. “Como a unidade de saúde mais próxima da minha casa fica longe, aproveitei para trazer meus filhos aqui para se vacinarem. Já tinha participado de ações anteriores e gostei muito da iniciativa. Isso faz com que não tenhamos de ir até o Centro do município para resolver problemas de papelada”, elogiou Mônica Cardoso, que aguardava na fila para vacinar Mirielle, de três anos, e o caçula Cassiano, de apenas dois.    
 
A próxima ação comunitária está prevista para ocorrer no dia 23 de julho, a partir das 9h, na Escola Municipal Manuel Brandão. Mais informações como a programação completa e o calendário das ações, os interessados podem entrar em contato pelo telefone da Secretaria Municipal de Governo (21) 2665-2174.

Vacinação contra Poliomielite e Sarampo
 
E o sábado (18/06) foi realmente um dia de prestação de serviços à população no município. É que a Secretaria Municipal de Queimados começou a primeira etapa de vacinação contra Poliomielite (paralisia infantil) e Sarampo em 50 pontos de imunização na cidade.
 
A campanha do Ministério da Saúde, que vai até o dia de 22 de julho tanto para pólio quanto o sarampo, reúne mais de 300 profissionais de saúde e voluntários somente em Queimados. A  meta é atingir mais de 14 mil crianças menores de cinco anos contra a pólio e menores de sete anos contra o sarampo. 
 
O operador de máquinas, Welignton Vieira, de 42 anos, passava pela Praça dos Eucaliptos, no Centro, quando viu a tenda de vacinação e aproveitou para levar seu filho Yohan, de um ano e meio, para tomar as gotinhas contra paralisia infantil. "Estava de passagem porque trabalho aqui perto. Quando vi a tenda, liguei logo para minha esposa e pedi para trazer nosso filho e o cartão de vacinação dele", contou o operador.           

Crianças que estavam com a vacinação incompleta ou necessitando de reforço também poderiam receber as doses das vacinas contra Hepatite B, Difteria, Tétano, Coqueluche e Hib (Tetravalente), Caxumba, Rubéola e o próprio Sarampo (Tríplice Viral). Todas disponibilizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e nos Estratégia de Saúde da Família (ESFs, antigo PSF). Já a partir desta segunda-feira, dia 20, os pontos de vacinação funcionarão das 8h às 17h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.