quarta-feira, 22 de junho de 2011

Instituto Gênesis da PUC-Rio apresenta projeto de empreendedorismo cultural em Queimados

Dar auxílio ao desenvolvimento de projetos de base cultural e artística, tornando-os autossustentáveis. Esse foi o objetivo da apresentação do projeto “Incubadoras de Empreendimentos de Economia Criativa”, do Programa Rio Criativo, da Secretaria de Estado e Cultura (SEC). A apresentação realizada nesta quarta-feira, dia 22 de junho, no Teatro Escola Metodista em Queimados, mostrou como projetos culturais podem ser desenvolvidos de forma empreendedora e inovadora.   

Executado pelo Instituto Gênesis, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), o projeto pretende selecionar “empreendimentos culturais” (Ongs, associações, fundações, companhias de teatro e música, entre outros) que tenham um potencial de crescimento empresarial. Todo esse processo de seleção é chamado de “incubação”, daí o nome do projeto de incentivo à cultura.      

A idéia é apoiar esses projetos prestando consultoria gratuita através de cursos de empreendedorismo, planos de negócios, inovação e de mercado global para seus idealizadores. Após ser incubada, a empresa tem acesso a um sistema profissional de acompanhamento de uma equipe de consultoria dirigida por professores da própria PUC-RIO. O objetivo é auxiliar o empreendedor a viabilizar seu projeto e transformá - lo em um negócio de lucro. 

“O mais importante é massificar a capacitação dos idealizadores desses projetos. Queremos apoiar e dar uma visão empreendedora a eles para que possam tocar seu próprio negocio”, resumiu a analista de empreendimentos do Instituto Gênesis, Ruth Mello.  Para a analista de empreendimentos, as empresas ganham corpo após serem incubadas. “A incubação chega ao fim em um prazo médio de dois anos, quando a empresa está pronta para disputar seu espaço no mercado”, explicou.

Em março de 2002, o Instituto Gênesis da PUC-Rio inaugurou a primeira Incubadora Cultural da América Latina. Atualmente, a Incubadora engloba um total de 21 empresas focadas em diferentes áreas, tais como arte, educação, moda, design, turismo cultural, mercado editorial e audiovisual. Após abertura de um novo edital de seleção de projetos culturais serão oferecidas oito vagas para a Baixada Fluminense. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.