segunda-feira, 6 de junho de 2011

Queimados ganha sua primeira área de proteção ambiental

Mais uma vez atenta às questões voltadas para a preservação das áreas verdes da cidade, a Prefeitura de Queimados, através da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente, deu início nesta segunda-feira, 06 de junho, a uma série de ações que visam conscientizar a população sobre a importância de redobrar os cuidados com a natureza, em especial nos espaços urbanos. Pensando nisso, foi criada a primeira Área de Proteção Ambiental de Queimados, a APA Luiz Gonzaga de Macedo, que leva o nome do primeiro vice-prefeito da cidade, e ainda é reconhecido como ativista ambiental atuante e defensor das causas ambientais. Na ocasião, 80 alunos de escolas estaduais visitaram o espaço e participaram da caminhada ecológica onde realizaram o plantio de mudas no local.

Para o ex vice-prefeito, Luiz Gonzaga de Macedo, a criação da área faz parte de uma nova era que busca fazer do município um lugar que possa ser, também, referência no âmbito ecológico. “Sou sinceramente agradecido pela homenagem, em especial por ela ter sido feita enquanto ainda estou vivo. De qualquer forma, o importante não é o meu nome estar aqui, mas sim a validação de uma lei que garante a preservação desta área. Esta foi, de verdade, a nossa grande vitória”, destacou emocionado o ambientalista que esbanja saúde e disposição prestes a completar 87 anos de idade.

O secretário Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente, Getúlio de Moura, agradeceu o empenho das escolas e da sociedade civil pela adesão da luta em defesa do meio ambiente. “É muito importante para nós contarmos com a compreensão de todos os segmentos da sociedade. Desde o grande empresário que se conscientiza e evita que sua fábrica polua nossos rios, até o cidadão comum que já aprendeu a não jogar o lixo no chão. A natureza precisa contar com todos nós”, enfatizou o secretário.

A Área de Preservação Ambiental Luiz Gonzaga de Macedo abrigará também o Horto Municipal tem 73mil m², já revitalizado e abrigando mais de 100 mudas de espécies nativas da Mata Atlântica. A APA Horto Municipal Luiz Gonzaga de Macedo fica na Rua Francisco Gabriel, s/nº no bairro Vila Camorim.

Além destas atividades, a Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente irá realizar até quarta-feira, 08 de junho, a distribuição gratuita de mudas na Praça Nossa Senhora da Conceição e na quinta e sexta-feira, 09 e 10 de junho, alunos da rede municipal de ensino de Queimados participarão de visita técnica ao Centro de Tratamento de Resíduos (CTR de Nova Iguaçu) para conhecerem o destino final do resíduo sólido do município.

O Dia Mundial do meio Ambiente é comemorado no dia 05 de junho. A data foi criada em 1972 após um encontro promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU), com a finalidade de tratar assuntos ambientais que englobam o planeta. A conferência reuniu 113 países, mais de 250 organizações não governamentais e a principal discussão foi a degradação que o homem tem causado ao meio ambiente e os riscos para sua sobrevivência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.