sábado, 29 de junho de 2019

Festa Junina anima tarde de idosos em Queimados

Cerca de 120 idosos participaram da festa que teve danças, músicas e muita animação

Fotos: Thiago Loureiro/SEMCOM
André Uchôa - Anarriê! Assim foi a tarde desta sexta-feira (28) para cerca de 120 idosos de Queimados. Isso porque a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Terceira Idade, promoveu mais uma festa junina com muita animação. O evento aconteceu no Centro de Esporte e Lazer da Terceira Idade e contou com várias brincadeiras, comidas típicas e muita dança. A programação que contou com a apresentação de danças e comidas típicas, além de diversas brincadeiras e até forró animado com o cantor Markinhos Vargas. 

Presente no evento, o Prefeito Carlos Vilela comentou sobre a iniciativa: “Fico feliz de ver o nosso município avançando e acima de tudo cuidando de quem sempre cuidou da gente. O evento está muito lindo e estou bem animado.”, comemorou o gestor ao lado da primeira dama, Lucia Vilela. 

“O nosso objetivo é promover a socialização. O evento é visando à preservação  da cultura e recordar os momentos bons da juventude. Iremos comemorar no próximo mês os cinco anos deste equipamento. A semana será cheia de programações como essas”, anunciou a Secretaria Municipal da Terceira Idade, Mariceia Pelúzio.

Quem fez questão de participar do evento foi a aposentada Maria da Penha (68), ao lado do personagem Charlie Chaplin, encenado pela aluna de dança Celenida Ferraz (64). A dupla fez sucesso durante toda festa e comentou a iniciativa: “Está sendo maravilhoso o evento, pois aqui podemos nos divertir e sermos felizes sem preocupações. Além da interação, aqui fazemos amizades que levamos por toda nossa vida, é bem melhor gastar dinheiro com tênis do que com a remédios”, frisaram as aposentadas.

O Centro de Esporte e Lazer da Terceira Idade Francisco Marinho Quintanilha atende cerca de dois mil idosos com idade acima de 55 anos. Fundado em 2014, o espaço oferece atividades como: Hidroginástica, Pilates, Musculação, Fit Dance, Fitball, Artesanato e Dança de Salão, além de palestras sobre saúde dos idosos, cursos, exibições de filmes e passeios em grupo. 

Para participar das atividades, os interessados devem ir até a Av. Maracanã, s/nº, Vila Pacaembu, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, com identidade, comprovante de residência, tipo sanguíneo, duas fotos 3x4 e atestado médico. O órgão também atende pelo telefone (21) 2665-6526.

sexta-feira, 28 de junho de 2019

Primeiro encontro do Inova jovem reúne empreendedores em Queimados

A aula inaugural aconteceu no Teatro do CEU Planeta Futuro, nesta quinta


Img - Igor Lima

Priscila Renovato - A Prefeitura Municipal de Queimados, em parceria com a Subsecretaria de Assuntos para Juventude, promoveu, na tarde desta quinta (27), o primeiro encontro com os jovens selecionados para participarem do curso de empreendedorismo. O evento reuniu cerca de pessoas com visão empreendedora. 


O projeto que pertence à Secretaria Nacional de Juventude (SNJ), com aplicação da  Besouro Agência de fomento social, visa promover a emancipação financeira, gerar renda e reduzir a condição de vulnerabilidade social por meio da capacitação gratuita dos jovens. Na prática, os alunos são instruídos desde a criação da marca e da identidade visual nos negócios até os estudos da concorrência e do lucro. Eles também aprendem a gerir as mídias sociais, tão importantes no cenário comercial dos dias de hoje.

O Prefeito Carlos Vilela, que esteva no evento ao lado do vice Machado Laz, ressaltou a importância da disciplina financeira para os novos empreendedores: “Aos jovens que estão iniciando a vida empresarial, recomendo se atentarem aos gastos acima de seus faturamentos. É preciso muita disciplina para vencer os desafios de gerir um negócio. Separar as despesas pessoais das profissionais é imprescindível para o sucesso do empreendimento”, destacou o gestor municipal.


Para o professor e subsecretário da coordenadoria da Juventude, Fellip Castelano, o apoio da Prefeitura de Queimados foi essencial para o acontecimento do projeto:  " O governo municipal vem tendo êxito desde a primeira edição do curso. Já conseguimos a impressão das apostilas para os alunos sem qualquer custo, por exemplo. É preciso vencer a barreira do desemprego, especialmente aos mais jovens e sem muitas experiências de trabalho. As ideias empreendedoras são ótimas e o que falta, muitas vezes, é qualificação para saber gerir de forma correta” afirmou o educador.

Lorena Miranda (19)
 A jovem Lorena Miranda (19) demonstrou empolgação com o curso: "Abri meu negócio virtual ‘Lores Store’ no inicio do ano, vendendo roupas e cosméticos artesanais, pois, é muito difícil conseguir emprego. Esse curso me ajudará a abrir ainda mais portas. Espero que a loja cresça e que eu consiga tocar meu negócio adiante fazendo muitas vendas”, concluiu a moradora do bairro do Carmo.


Vanessa Duraes (29)
Fruto de sucesso do curso Inova jovem  Jovem dede 2018, Vanessa Duraes (29), viu progredir seu negócio de vendas de bolsas: “O curso me permitiu ter uma nova visão de administração financeira que era a minha principal dificuldade. O conteúdo é muito explicativo e de fácil entendimento. Temos orientações criativas de logotipos, captação de clientes, dicas de crescimento e muito conteúdo agregador, realmente mudou a minha vida e eu alcancei objetivos jamais imaginados” afirmou a moradora do centro da cidade.

quinta-feira, 27 de junho de 2019

Dia de arraiá em Queimados


Programação desta quinta (27) teve festa junina no Núcleo de Álcool e Drogas (NAD) e no Abrigo Municipal

Kathellen Islyne - Muito milho, pipoca, caldos e bolos. Estas foram algumas das comidas típicas que marcaram as festas juninas realizadas pela Prefeitura de Queimados, nesta quinta-feira (27). Pela manhã, o Núcleo de Álcool e Drogas (NAD) convidou a população do bairro Vila Nascente, os pacientes do espaço e seus familiares para aproveitarem a brincadeira. Já na parte da tarde foi a vez das crianças do Abrigo Municipal caírem na folia.

Mesmo com tantas comidas típicas, o NAD não perdeu seu foco. O espaço oferece acompanhamento semanal com psicólogo e psiquiatra, grupo terapêutico, atendimento individual e musicoterapia para os dependentes químicos. Segundo a psicóloga Rose Brandão a ideia da festa é integrar a equipe e os pacientes. “Os convidamos para um momento de lazer, afinal é uma inciativa que visa aproximar os pacientes da equipe e acompanhar suas evoluções. Aqui podemos também integrar a comunidade que vive aqui e apresentar o projeto”, afirma a servidora.

A paciente Ana Paula (39) conta que já faz parte do quadro de pacientes há quase 2 anos. “O NAD é como a minha família, foi aqui que entendi o quanto eu precisava de ajuda. Eu não tinha nada quanto eu entrei, mas em apenas dois meses de acompanhamento eu já havia arrumado um emprego. Eles nos preparam para a vida lá fora e a gente volta para trazer mais gente aqui pra dentro”, conta a camareira.

Quem tiver interesse em conhecer o programa deve comparecer ao NAD, localizado na rua Maria Luzia, 14 – Vila nascente, de segunda a sexta das 8 às 18h.

Festa da criançada

Durante a tarde foi a vez das crianças dos abrigos municipais de Queimados se juntarem para fazer uma grande festa junina. Entre tantos convidados, o evento contou  com a presença dos convidados mais especiais: os pequenos assistidos pelo município. Teve direito a danças e comidas típicas e até bolo para comemorar a mudança para a nova casa. 

As coordenadoras dos abrigos falaram da importância de levar a vivência de diversas culturas para essas crianças. “Quando vivem com suas famílias eles participam de festas e quando são afastados deles temos que nos responsabilizar por sua sociabilização”, disse a coordenadora do Abrigo Municipal, Julia Pessoa.

Já a Coordenadora do Abrigo Municipal de Adolescentes, Carolina Bissoli, falou a necessidade de aproximar os dois abrigos existentes na cidade. “Algumas crianças que chegam aqui tem seus irmãos e irmãs afastados para o outro abrigo, por motivo de idade e gênero. Esse momento de festa é uma oportunidade de permitir que eles convivam”, conclui a psicóloga.

Diabéticos participam de atividades em Queimados

Secretaria de Saúde realizou ação para pacientes de clínica no bairro Eldorado

Fotos: Thiago Loureiro
Aline Lopes - A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que 240 milhões de pessoas sejam diabéticas em todo o mundo. Para evitar que esse número aumente cada vez mais, a Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu um dia de conhecimentos sobre a doença. Os contemplados foram os pacientes da Clínica da Família Miguel Luiz de Carvalho, no bairro Eldorado. A ação realizada nesta quinta-feira (27), data em que é celebrado o Dia Internacional do Diabético’, também abordou temas como alimentação rica em nutrientes, prática de atividades físicas, uso contínuo das medicações e a importância do acompanhamento médico.

Presente na vida de muitos brasileiros, a diabetes é uma doença crônica e aparece quando o corpo não produz a quantidade essencial de insulina para que o açúcar do corpo se mantenha normal. Existem dois tipos de diabetes: Tipo 1 (que o indivíduo produz pouca ou nenhuma insulina e precisa de injeções diárias) e tipo 2 (que o pâncreas continua a produzir a insulina, mas o organismo se torna resistente aos seus efeitos).

De acordo com a Secretária Municipal de Saúde, Drª Lívia Guedes, realizar essas ações de conscientização nas unidades de saúde é uma forma de trabalhar a prevenção da doença. “Infelizmente não há cura para a diabetes, por isso orientamos a população para desenvolver um estilo de vida saudável, diminuindo o uso de açúcar, se alimentando de forma correta e praticando atividades físicas regularmente”, afirmou a gestora.

Moradora do Eldorado, Rosimar Narciso (48), aproveitou que tinha uma consulta de rotina na unidade para participar da palestra. “Eu tenho uma mãe com diabetes e procuro estar sempre informada sobre a doença. Dessa forma, consigo ajudá-la no tratamento e prevenir que outras pessoas da família sofram com esse mal”, afirmou.

O município disponibiliza 19 unidades de saúde para tratamento da doença, entre elas o CETHID (Centro Especializado no Tratamento de Hipertensão e Diabetes), no bairro Vila Pacaembu e o Centro de Especialidades Médicas, no bairro Fanchem. Para ter acesso ao atendimento, basta procurar a unidade de saúde mais próxima com identidade, CPF, comprovante de residência e cartão do SUS.

quarta-feira, 26 de junho de 2019

Motocicleta roubada é recuperada por agentes do PROEIS em Queimados

Veículo estava abandonado e sem placa no Centro da cidade

Priscila Renovato - Agentes do Programa Estadual de Integração na Segurança (PROEIS) em parceria com a Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito de Queimados, recuperaram uma motocicleta roubada, no Centro, nesta terça-feira (25). Veículo que estava abandonado e sem placa foi encontrado por moradores que acionaram os policiais de plantão.

Após checagem da numeração do chassi junto à Central de Consulta de Veículos e Pessoas, o veículo foi encaminhado ao Pátio Legal para seguir os trâmites da lei. “Nossos agentes estão sempre dispostos a atender os chamados dos moradores da cidade e essas  ações comprovam as efetividades nas atuações conjuntas do nosso corpo de segurança”, afirmou o Secretário Municipal de Transporte e Trânsito, Allan Perfeito.

O PROEIS permite que policiais militares trabalhem voluntariamente em seus horários de folga para fortalecer os serviços de segurança pública e suprir a falta de efetivo de agentes do 24° BPM. Em Queimados, o programa conta com 22 policiais todos os dias, das 7h às 22h para reforçar o patrulhamento da cidade.

segunda-feira, 24 de junho de 2019

Projetos "Novo Olhar" e "Identifica Rio" beneficiam cerca de 1.300 pessoas em Queimados

Exames de vistas, doação de óculos e isenção para a retirada da carteira de identidade foram alguns dos serviços oferecidos à população

Fotos: Thiago Loureiro/SEMCOM
Aline Lopes - Uma parceria entre a Prefeitura de Queimados e a Fundação Leão XII levou aos moradores do bairro São Francisco os projetos  'Novo Olhar' e 'Identifica Rio'. A ação realizada na Escola Municipal Monteiro Lobato, no último sábado (22), superou as expectativas e realizou cerca de 1.300 atendimentos pela manhã. Totalmente gratuita a iniciativa contou com exame oftalmológico computadorizado, óculos de grau e retirada de 1º e 2º via de documento de identidade. 

Mesmo com o dia ensolarado os moradores de Queimados lotaram as dependências da escola para participarem da ação. A ideia inicial era disponibilizar 750 senhas, mas para atender a demanda e não deixar nenhum morador de fora, cerca de 850 pessoas foram atendidas apenas para as consultas oftalmológicas e escolha dos óculos. Ao todo crianças, adultos e idosos foram beneficiados com a ação. 

Quem participou do projeto 'Novo Olhar' poderá pegar seu óculos de grau na instituição de ensino (Rua Conde de Aljezur, 1135, São Francisco), no dia 4 de julho. Já os contemplados pelo 'Identifica Rio' terão suas identidades disponíveis no Detran (Rua Marli Pereira Araújo, 43, Fanchem), em aproximadamente 10 dias. 

O Prefeito de Queimados, Carlos Vilela,falou que a união entre os órgãos públicos serve para beneficiar as pessoas que mais precisam:  "O nosso município já oferece à população consultas com oftalmologista gratuitamente, mas sabemos que o custo de um óculos em qualquer ótica é muito alto e, infelizmente, há muitas pessoas que não conseguem pagar. Através dessa parceria, conseguimos ajudar ainda mais  com a doação do óculos e isenção da taxa do documento", afirmou o gestor. 

Um novo olhar e uma nova identidade 

Moradora do bairro Paraíso, Cíntia da Silva (33), aprovou a iniciativa e já aguarda ansiosa a chegada do óculos. "Estava com muita dificuldade para enxergar de longe e quando fiquei sabendo que teria essa ação aqui, não quis perder a oportunidade. Nem acredito que, dentro de poucos dias,  verei melhor as coisas que estão distantes. Só eu sei a dificuldade que passo", afirmou a moça. 

Outra beneficiada pela ação, foi a moradora do bairro São Jorge, Sandra Miranda (36). Ela aproveitou o projeto 'Identifica Rio' para tirar a segunda via da identidade. "É muito ruim ficar sem o documento, pois qualquer coisa que vamos fazer eles pedem a identificação. Mas, graças à iniciativa, isso não será mais um problema para mim e em breve estarei com a minha nova identidade", concluiu.

quarta-feira, 19 de junho de 2019

Show de talentos anima o Teatro Metodista de Queimados

Cerca de 320 alunos de 6 a 10 anos participaram das apresentações


SEMCOM - IMG Felipe Bragança
Priscila Renovato - A Secretaria Municipal de Educação da cidade de Queimados promoveu, na manhã desta quarta (19), o ‘Show de Talentos’ de tema: Com o meu Talento me Comunico com o Mundo. O evento aconteceu no Teatro Metodista e fundou com 320 alunos do 1º ao 5° ano da Escola Municipal Anna Maria dos Santos Perobelli, no bairro Vila do Tinguá. 

A plateia se emocionou com apresentações musicais de dança canto e teatro. No auditório, pais de alunos e responsáveis, além de professores da unidade, acompanhavam entusiasmados às performances.


Cristiane Cruz, diretora da unidade reiterou a mensagem a ser passada: ”A comunicação é a arte de conviver com o próximo e, através dela, convidamos os alunos da nossa escola a demonstrar seus diversos talentos, como uma forma de se integrar e socializar com o diferente, sempre buscando agregar pessoas com necessidades especiais”, afirmou a educadora.

As apresentações contaram com um coral em libras, peça teatral, apresentação de dança em dupla e em grupo e canto. A escola, que recebe dois alunos com necessidades especiais, um com síndrome de Down e outro com Autismo, vê com orgulho e satisfação a plena harmonização entre os colegas de classe. “Todos são queridos e bem vindos e o diferente é que contribui para a formação do cidadão”, disse a diretora.

Lígia e Lindy - mãe e filha
A dona de casa Lígia Nunes (39), acompanhou sua filha Lindy Vitória (10), na apresentação de dança: “Ela já faz ballet na Vila Olímpica Barnabé dos Santos há, pelo menos, três anos. A escola convida e treina os alunos para esse show de talentos todos os anos. Eu sempre a incentivo a continuar dançando e sinto muito orgulho de ver o desenvolvimento dela na dança. Fiquei emocionada em ver a Lindy no palco se apresentando com a sua coleguinha do 5º ano, ficou realmente muito lindo”, afirmou a moradora do bairro Fanchem.

Cinema agita as tardes dos idosos de Queimados

Filme "Lisbela e o Prisioneiro" foi exibido no Centro de Esporte e Lazer da Terceira Idade

Fotos: Thiago Loureiro
Aline Lopes - Uma tarde de gargalhadas e muita diversão: assim foi a sessão de cinema dos idosos de Queimados, nesta quarta-feira (19). Em comemoração ao ‘Dia do Cinema Brasileiro’, a Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal da Terceira Idade, exibiu o clássico “Lisbela e o Prisioneiro” (2003) nas telona do Centro de Esporte e Lazer da Terceira Idade.

Com o auditório sempre lotado, as sessões de cinema acontecem uma vez por mês com a exibição de filmes nacionais de diversos gêneros. “Infelizmente há muitos idosos que não tiveram a oportunidade de ir ao cinema e com essas sessões conseguimos proporcionar a eles um pouco de cultura, lazer e entretenimento através dessas obras de arte”, declarou a Secretária Municipal da Terceira Idade, Mariceia Pelúzio.

Moradora do bairro Fanchem, a aposentada Elequicina de Oliveira (71), deu boas gargalhadas com a comédia romântica. “Esse é um momento muito importante para mim, pois fico muito sozinha em casa e aqui aproveito para me distrair e conhecer novas pessoas. Estou no CELTI há dois meses fazendo pilates e já me sinto uma nova pessoa, bem mais disposta”, afirmou a aposentada.


Os filmes selecionados sempre terão temas presentes na vida dos idosos. As sessões são sempre gratuitas e para assistir basta ter idade a cima de 55 anos e ser cadastrado no CELTI, localizado na Avenida Maracanã, s/nº, Vila Pacaembu. Outras informações: (21) 2665-6526.

Queimados implanta Educação a distância para jovens e adultos

Aula inaugural contou com 200 alunos no Teatro Metodista. Cerca de 800 pessoas já se inscreveram
 Fotos: Igor Lima/SEMCOM
André Uchôa - Igualdade de oportunidades educacionais para todos, ampliação do acesso e melhora na qualidade do ensino-aprendizagem. Esses são os desafios que vêm sendo superados em Queimados. Para vencer esses desafios a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou nesta terça-feira (18), a aula inaugural do Centro de Educação a Distância de Queimados (CEADQ). O evento aconteceu no Teatro Municipal Metodista. A proposta, que é pioneira nas redes municipais de ensino da Baixada Fluminense, já conta com cerca de 800 alunos inscritos.

O Centro funcionará de segunda a sexta-feira, das 17 às 21h, nas dependências da Escola Municipal Oscar Weinschenck (Rua Camarim, nº 1286, Vila do Tinguá). Cerca de 200 alunos compareceram à aula inaugural. Quem está inscrito e não foi, deverá oficializar o ingresso do curso no polo apresentando Certidão de nascimento ou casamento, identidade, CPF, comprovante de residência, comprovante de escolaridade e uma foto 3x4.

O espaço conta com 11 tutores da Rede Municipal que durante todo curso estarão à disposição tanto para atendimento presencial como online com o intuito de sanar as dúvidas dos alunos. Outro momento que os alunos irão ao polo é para realizar suas provas. O projeto visa facilitar a vida de quem precisou deixar cedo a sala de aula e não possui tempo para voltar presencialmente ao ambiente escolar.

Para o Prefeito Carlos Vilela, investir na educação é dar dignidade à sociedade: “Ao longo deste período o nosso município venceu muitos desafios. E foi assim que alcançamos o maio IDEB da história, com capacitação de professores, projetos pedagógicos, entre outros. É deste modo que avançamos com a cidade, pois a educação é um meio de promoção social”, frisou.

Estamos felizes porque o governo deixa de estar aguardando o aluno e passa a buscá-lo. Por sua vez, a Secretaria de Educação cumpre o seu papel que é formar e ensinar os nossos munícipes. Eu estou feliz e surpreso pela quantidade de inscritos. Assim vamos construir uma nova história. A educação transforma vidas”, concluiu o Secretário de Educação Lenine Lemos.

Educação Inclusiva até a distância

Um exemplo de que a educação municipal está avançando é a inclusão da plataforma para os deficientes. E quem irá usufruir deste modelo será a deficiente auditiva Andrea Brito (33), que afirmou sua vontade em aprender: “A minha filha que me falou sobre o Centro de Educação a distância. Eu vim da Bahia e o meu desejo é aprender mais, pois quero ajudar meus filhos em suas tarefas da escola”, disse a moradora do bairro São Cristóvão, ao lado da interprete de Libras, Conceição Batalha.

A dona de casa, Maria das Dores da Silva (50), fez questão de inscrever seus dois filhos, Robson da Silva (22) e Marcos Vinicius da Silva (21) na plataforma online. Fora da escola há trinta anos, a senhora afirma acreditar no poder que a educação tem em nossas vidas: “Eu vejo que o estudo hoje é muito importante. E se você não tem uma qualificação fica difícil conquistar uma vaga de emprego. A minha filha, que está se formando em direito, foi a que incentivou nossa vinda até aqui”, disse a moradora do bairro Santo Expedito.

Já a Coordenadora do CEADQ, Mônica Silva, não escondeu a alegria ao ver o auditório cheio e com pessoas entusiasmadas em aprender: "A emoção é imensa, pensar que alcançamos pessoas cuja vida e seus diversos motivos impediu-as de chegarem na escola presencial. E saber que o Centro alcançou essas pessoas me deixa extremamente feliz. Não estamos somente oferendo a plataforma apenas em EAD, mas as mãos estendidas com acolhimento, amor, respeito, dedicação, ajuda e compromisso”, contou emocionada.

Quem ainda não se inscreveu no CEADQ poderá realizar a pré-matrícula por meio do formulário virtual https://bit.ly/2DUjCQ4 ou na sede da SEMED (Rua Hortência, 6, Centro - atrás da Praça dos Eucaliptos), das 9h às 17h. Os interessados devem ter mais de 18 anos e estarem aptos a cursar do 6º ao 9º ano.

terça-feira, 18 de junho de 2019

Queimados promove acesso gratuito a óculos e 1ª e 2ª via de identidade neste sábado (22)

Ação social irá levar os projetos ‘Novo Olhar’ e ‘Identifica Rio’ ao bairro São Francisco
Kathellen Islyne - Exames oftalmológicos, óculos de grau e 1ª e 2ª via de identidade serão alguns dos serviços gratuitos disponíveis para os moradores de Queimados, neste sábado (22). Uma parceria entre a Prefeitura e a Fundação Leão XIII, levará à Escola Municipal Monteiro Lobato, localizada na Rua Conde de Aljezur, 1135 – São Francisco, os projetos ‘Novo Olhar’ e ‘Identifica Rio’, a partir das 9h.
Serão 700 senhas para exames de vista e os interessados precisam apresentar um documento de identificação com foto e ter no mínimo 14 anos. Já quem deseja emitir a 1ª ou 2º via de identidade precisa comparecer ao local portando original ou cópia autenticada da Certidão de Nascimento ou de Casamento.
De acordo com o Prefeito Carlos Vilela, a iniciativa busca possibilitar o acesso da população aos serviços básicos. “A gestão municipal tem se empenhado em realizar essas ações sociais em toda cidade. Essa parceria é uma grande conquista para a população, pois há casos de pessoas que não tem condições de pagar pelo exame de vista e pelos óculos”, afirma o gestor.

Serviço:
Escola Municipal Monteiro Lobato.
Endereço: Rua Conde de Aljezur, 1135 – São Francisco.
Horário: das 9h às 13h.

Servidores de Queimados terão ponto facultativo na sexta (21)


Órgãos responsáveis pelos serviços públicos essenciais irão elaborar escalas de plantões para o atendimento à população

Kathellen Islyne - A Prefeitura de Queimados decretou ponto facultativo nas repartições públicas municipais na próxima sexta-feira (21), em alusão ao feriado de Corpus Christi. O expediente, no entanto, será normal nos órgãos responsáveis pelos serviços essenciais, como limpeza urbana.

Já o Departamento de Posturas Municipais, os Abrigos Municipais e a Secretaria Municipal de Defesa Civil, irão elaborar escalas de plantões para atendimento ao público e para a continuidade dos serviços prestados. O expediente será normal para os órgãos envolvidos nos procedimentos licitatórios, assegurando a contagem dos prazos previstos na Lei n° 8.666/93 e na Lei n°10.52/02.

segunda-feira, 17 de junho de 2019

Mutirão de limpeza chegou ao bairro Vila Nascente neste sábado

Iniciativa da Prefeitura promove serviços como retirada de entulho, troca de ralos e reparos na iluminação pública. Próximo bairro a receber a ação será o Santa Eugênia

Kathellen Islyne - A Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos intensificou os trabalhos do projeto “Mutirão da Limpeza”, neste sábado (15), no bairro Vila Nascente. As ruas da região receberam diversos serviços como retirada de lixo e entulho, limpeza de bueiros, troca de ralos, desentupimento de esgoto, raspagem de vias, pinturas de calçadas e reparos na iluminação pública. O bairro Santa Eugênia será o próximo a receber à iniciativa.

O projeto que visa eliminar os possíveis focos de Dengue, Zika e Chikungunya, além de prevenir enchentes, reuniu cerca de 40 agentes públicos e mobilizou maquinários como caminhões e retroescavadeiras.

Acompanhado do Secretário da Pasta, Rogério Brandi, o Prefeito Carlos Vilela percorreu as principais ruas do bairro ouvindo as demandas da população. “É importante dar continuidade aos nossos serviços de conservação dos bairros, pois cuidar da nossa cidade é uma responsabilidade da gestão pública e dos moradores”, afirmou o gestor.

Quem aprovou a iniciativa foi a aposentada Eia Conceição dos Santos (72). Moradora da cidade desde criança, lembrou como a cidade mudou para melhor ao longo do tempo. “Quando eu era criança meu pai colocava fogo em tudo que era mato e lixo, mas hoje podemos contar com a Prefeitura para retirar os entulhos e fazer a limpeza da cidade. Antes da emancipação, essas ações não existiam. Creio que todos do bairro estão felizes com essa iniciativa”, contou a idosa.

Atletas de Queimados brilham no tatame neste domingo (16)

Cerca de 800 atletas de todo estado competiram na 4ª edição da Copa Rio Open de Jiu-Jitsu Profissional 

Kathellen Islyne - As artes marciais ganharam destaque neste domingo (16) em Queimados, na Baixada Fluminense. Durante todo o dia, o Ginásio Metodista recebeu cerca de 800 atletas com idade entre 4 e 60 anos para a disputa da 4ª edição da Copa Rio Open de Jiu-Jitsu Profissional. A competição foi promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, em parceria com a Federação de Jiu-Jitsu Profissional do Rio de Janeiro (FJJP-RIO). A grande campeã do dia foi a equipe Japeri Fight, com 301 pontos. A prata ficou com a Maré PH JJ (242) e quem levou a medalha de bronze foi a Soulfighter, com 209 pontos.

Disputando entre si na final da categoria 12/13 branca leve, os pequenos Gustavo Xavier e Kauã de Melo levaram – respectivamente - as medalhas de ouro e prata para casa e para sua equipe, a Japeri Fight. “Eu gosto desses campeonatos porque sempre vem muita gente pra ver as lutas e eu quero me tornar profissional, chegar até a faixa vermelha e continuar no Jiu-Jitsu”, contou o medalhista de ouro.

Já Kauã não quer ficar na modalidade. “O que eu mais amo no esporte é fazer a queda, mas meu sonho é um dia chegar até o UFC (Ultimate Fighting Championship). É mais perigoso e a gente se machuca mais, mas é o que eu mais quero na vida”, afirmou o morador do bairro Vila Americana.

Presente na arquibancada, o Prefeito Carlos Vilela declarou que competições esportivas trazem para a cidade uma oportunidade de investir em atletas locais. “O campeonato chama atenção para nossa cidade e dá oportunidades aos esportistas para mostrarem suas habilidades. É muito bom ver a adesão do público, que compareceu em ótimo número para prestigiar nossos talentos”, disse o gestor.

O Secretário da Pasta, Julio Boi, afirmou que a gestão municipal vem buscando cada vez mais recursos para investir nos jovens da cidade. “Quero que nossos atletas tenham um lugar para treinar e aprimorar seus talentos. Nossa Vila Olímpica, que oferece tantas modalidades gratuitas, foi reinaugurada recentemente e ainda temos muitos planos como a piscina semiolímpica que teve as obras iniciadas esta semana”, concluiu.

sexta-feira, 14 de junho de 2019

Prova para Eleição de Conselheiros Tutelares de Queimados já tem data marcada


Exame acontecerá dia 7 de julho na Escola Municipal Professor Leopoldo Machado

Kathellen Islyne - Quem se inscreveu para a Eleição de Conselheiro Tutelar de Queimados já pode intensificar os estudos, pois a prova de conhecimentos será realizada no domingo, dia 7 de julho, às 9h, na Escola Municipal Professor Leopoldo Machado. Para se preparar para o processo seletivo, os candidatos devem participar do estudo dirigido que acontecerá no dia 29 de junho (sábado), das 8h às 12h, na Faculdade Estácio de Sá. Nesta quinta-feira (13), a Prefeitura de Queimados, por meio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, também divulgou a lista de candidatos aptos para a prova em seu site institucional.

Segundo o Secretário da Pasta, Elton Teixeira, este processo eleitoral já ficou marcado como o maior da história do órgão. “É gratificante ver a quantidade de candidatos. Quem ganha com isso é o próprio conselho - que amplia sua legitimidade e representatividade junto à sociedade -, o sistema de garantia de direitos e nossas crianças, que terão um órgão ainda mais forte em defesa de sua dignidade”, disse o gestor.

A elaboração da prova é resultado de uma parceria entre a gestão municipal e a OAB, como explica um dos responsáveis pela confecção das perguntas, Dr. Nelson Ribeiro.“É necessário debater, pesquisar, amparar e resguardar os direitos da Criança e do Adolescente. Por isso, a OAB demonstra total respeito ao Conselho e apresenta seu empenho e dedicação ao crescimento desta atividade árdua. É motivo de orgulho o convite para estruturarmos a avaliação deste processo seletivo e sua aplicação na cidade de Queimados. Certamente crescemos juntos nesta atividade", concluiu o Presidente do IBDFAM – Núcleo Nova Iguaçu/Mesquita (Instituto Brasileiro de Direito de Família).

Serviço:
Estudo Dirigido
Local: Faculdade Estácio de Sá
Endereço: Rua Dr Eloy Teixeira, 165 – 2º andar – Centro (Shopping da Estação Ferroviária)
Data: 29 de junho
Horário: 8h / 12h

Prova de Conhecimentos
Local: Escola Municipal Professor Leopoldo Machado
Endereço: Rua Ver. Marinho Hemetério Oliveira, 696 – Centro
Data: 07 de julho
Horário: 9h às 3h

Informações: Sede do CMDCA
Local: Rua Eugênio Castanheira, 176 – Centro
Telefone: (21) 2663-3926

Confira o Edital na íntegra: https://bit.ly/2UcDIz9
Confira a lista de candidatos aptos na íntegra: https://bit.ly/2X8a6EI