segunda-feira, 10 de junho de 2019

Fisioterapia do Amor: conheça a história de um casal que se ajuda na luta pela reabilitação

Moradores de Queimados, Claudete e Cercino mostram que o amor ultrapassa barreiras e se incentivam durante consultas no CETHID

Fotos: Thiago Loureiro

Aline Lopes - O amor é descrito pelo dicionário como uma forte afeição por outra pessoa, nascida de laços sanguíneos ou de relações sociais. Porém, para Claudete Silva (52) e Cercino Breta (55), essa pequena palavra representa uma nova vida, repleta de esperanças, conquistas, curas e companheirismo. Juntos há três anos, os moradores de Queimados se uniram por esse lindo sentimento e pela vontade de ajudar um ao outro durante as etapas de tratamentos médicos que se tornaram necessários à vida de ambos. Neste “Dia dos Namorados” eles só querem um presente: ver o parceiro feliz.

Pacientes do setor de fisioterapia do Centro Especializado no Tratamento de Hipertensão e Diabetes (CETHID), Cercino e Claudete não têm apenas uma história de amor, mas também, de superação. Há 24 anos, ele sofreu um acidente de carro que comprometeu suas capacidades de fala, andar e movimentar os ombros. Submetido a várias cirurgias, hoje ele consegue se comunicar, locomover e ajudar a amada nas tarefas de casa enquanto ela se recupera de um AVC (Acidente Vascular Cerebral) que aconteceu há 19 anos e a deixou sequelas nos braços e na voz.

Para incentivar um ao outro em suas respectivas recuperações, eles optaram por fazer fisioterapia juntos. Todas as segundas e terças-feiras eles dedicam uma hora do dia em consultas no setor que contempla cerca de 300 pacientes por mês. “Às vezes eu fico um pouco cansada ou desanimada para ir fazer fisioterapia, mas ele com toda paciência e amor do mundo me dá forças para levantar da cama e encarar mais um dia. E essa energia dele é o que me mantém de pé e tenho muito a agradecê-lo”, afirmou a Claudete.

Lutando pela qualidade de vida de ambos, Cercino afirma que já era apaixonado pela mulher há muito tempo. “Eu sonhava acordado com ela e mesmo com minhas limitações, eu queria muito ajudá-la no tratamento. Quando ela deixou claro que também gostava de mim, eu não perdi tempo e chamei logo para morar comigo. Esses anos juntos têm sido tão importantes pra ela quanto pra mim, pois é nela que encontro forças todos os dias para continuar vivendo e lutando por nós dois”, afirmou o morador do Centro.

Para a fisioterapeuta da unidade, Patrícia Simões, o amor e companheirismo dos dois têm sido o ponto forte do tratamento. “Quando o paciente tem pessoas importantes ao lado apoiando e incentivando, a recuperação acaba sendo mais rápida. Assim é com a Claudete e o Cercino, eles são como fonte de energia um do outro, que incentivam, injetam autoestima e força. É lindo vê-los lutando um pelo outro e esse amor contagia todos os pacientes ao redor”, afirmou a profissional.

Referência no tratamento de pacientes hipertensos e/ou diabéticos em toda a Região Metropolitana I, o CETHID oferece atendimentos de cardiologista, clínico geral, endocrinologia, angiologia, nefrologia, oftalmologia, neurologia, serviço social, fisioterapia, nutrição, psicólogo, fonoaudiologia, exame de ultrassonografia, ecocardiograma, exame laboratorial, exame de raios-X, sala de medicação e tratamento de pés diabéticos. Para ter acesso às especialidades é preciso ir até a unidade de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, na Rua Onze, s/nº, Vila Pacaembu. Para mais informações, o CETHID atende pelo (21) 2665-6952.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.