terça-feira, 11 de junho de 2019

Amor que não envelhece: No Dia dos Namorados, casal de dançarinos mostra que vigor e parceria não têm idade

Juntos há 47 anos, Dona Erenalda e Seu Francisco dão show no Centro de Esporte e Lazer  da Terceira Idade de Queimados
Fotos: Igor Lima/SEMCOM
André Uchôa - Quem foi que disse que namorar é algo exclusivo para jovens? Juntos há 47 anos, os aposentados Erenalda Izabel (67) e Francisco Estevam (71) provam que é possível manter a chama acesa mesmo na terceira idade. Com dois filhos, uma neta e muitas histórias para contar, eles fazem questão de estar juntos em tudo: dançam, viajam e se divertem com as atividades oferecidas pelo Centro de Esporte e Lazer da Terceira Idade de Queimados. No espaço, que é administrado pela Prefeitura, o casal participa de aulas de dança de salão em prol de uma vida ativa.
E foi no 'dois para cá , dois para lá' que se viram pela primeira vez, durante uma festa, há 50 anos. “Achei ela bonita e comecei a me interessar. Naquela noite a gente dançou junto e o tempo foi ajudando. Logo, começamos a namorar e noivamos”. Dona Erenalda conta como foi o pedido de casamento: “Foi um momento único para mim. Eu era nova, tinha apenas dezoito anos, mas já tinha certeza dessa relação. E hoje estamos aqui para contar histórias (risos)”, relembrou a idosa.
Frequentadores assíduos do CELTI desde a fundação do local - inaugurado há cinco anos -, eles são tão apaixonados pela dança que costumam participar até de apresentações externas. “Fui a vários encontros e reuniões na época da abertura do CELTI. É um equipamento público que deu muito mais qualidade de vida para pessoas da nossa idade. Sempre que podemos nos apresentamos juntos, porque amamos dançar", declara a moradora do bairro Fanchem.
Sorridente, Erenalda descarta o mito da 'fórmula mágica' para manter um casamento e declara que o companheirismo e a confiança foram os pilares para chegar até hoje: “É preciso ter paciência um pelo outro, pois cada um tem um jeito de ser e em algumas situações é preciso ceder suas próprias vontades. Não é fácil, mas o que vale é o amor que sentimos e isso vence qualquer barreira”, concluiu a aposentada.
Animado, o casal já planeja as bodas de ouro com uma belíssima festa. “Vamos comemorar nosso aniversário de casamento daqui a três anos e estamos nos preparativos. Se Deus quiser, vamos chegar aos cinquenta anos de união”, afirmou Erenalda ao lado de seu esposo. "Eu a amo muito e esse sentimento só acabará quando partirmos, mas antes quero aproveitar muito esses momentos e continuar com as nossas viagens e apresentações de dança pela cidade”, frisou Francisco.
Amor na troca de passos
Nesse clima de amor à moda antiga, os planos para comemorar o Dia dos Namorados, nesta quarta-feira (12), são de manter a tradição de quando se conheceram: dançando. "Preparamos um grande baile para esta data tão especial. A partir das 14h, os idosos poderão se divertir e, quem sabe, encontrar um novo amor dançando neste espaço feito para eles", afirmou a Secretária Municipal da Terceira Idade, Maricéia Peluzio.

Fundado em 2014, o Centro de Esporte e Lazer da Terceira Idade Francisco Marinho Quintanilha atende cerca de dois mil idosos com idade acima de 55 anos. O espaço oferece atividades como: Hidroginástica, Pilates, Musculação, Fit Dance, Fitball, Artesanato, Dança de Salão e Step, além de palestras sobre saúde dos idosos, cursos, exibições de filmes e passeios em grupo. Para participar das atividades, os interessados devem ir até a Av. Maracanã, s/nº, Vila Pacaembu, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, com identidade, comprovante de residência, tipo sanguíneo, duas fotos 3x4 e atestado médico. O órgão também atende pelo telefone (21) 2665-6526.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.