Serviços serão feitos através da internet de forma fácil e gratuita. Medida visa combater a proliferação do vírus na cidade
Fotos: Empresa Brasil de Comunicação - EBC |
André Uchôa - Os atendimentos presenciais do Sistema Nacional do Emprego (Sine), em Queimados, na Baixada Fluminense, serão feitos remotamente a partir desta segunda-feira (22). Seguro-desemprego, emissão da carteira de trabalho e registro profissional poderão ser feitos através do portal de serviços disponibilizados pelo Governo Federal
– www.gov.br/trabalho – ou pelo telefone 158 (Alô Trabalho). A medida entrou em vigor após a publicação da portaria editada pelo Ministério da Economia e tem como objetivo contribuir para o combate à pandemia de coronavírus no país.
Confira abaixo os serviços disponíveis para o trabalhador:
Carteira de Trabalho – não é mais necessário se deslocar até uma unidade do Trabalho para obter o documento, que pode ser acessado pela plataforma de serviços do governo federal no site www.gov.br/trabalho ou baixada pela loja de aplicativos do telefone. O nome do aplicativo é Carteira de Trabalho Digital e o ícone é o brasão da república branco em um fundo azul.
Seguro-desemprego – o benefício pode ser solicitado diretamente no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital ou pelo portal de serviços do governo federal www.gov.br. Após triagem por atendentes do número 158, os serviços de seguro-desemprego que não estão contemplados nas plataformas digitais serão encaminhados para a superintendência estadual.
Registro Profissional – o cadastro inicial deverá ser feito neste link e a documentação e encaminhada por aqui, não sendo necessário nenhum tipo de agendamento ou entrega de documento presencial.
Plantão trabalhista – para dúvidas ou denúncias em relação ao cumprimento de legislação trabalhista, a referência é o canal de serviços 158. A ligação é gratuita de telefones fixos de todo o país.
Carteira de Trabalho – não é mais necessário se deslocar até uma unidade do Trabalho para obter o documento, que pode ser acessado pela plataforma de serviços do governo federal no site www.gov.br/trabalho ou baixada pela loja de aplicativos do telefone. O nome do aplicativo é Carteira de Trabalho Digital e o ícone é o brasão da república branco em um fundo azul.
Seguro-desemprego – o benefício pode ser solicitado diretamente no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital ou pelo portal de serviços do governo federal www.gov.br. Após triagem por atendentes do número 158, os serviços de seguro-desemprego que não estão contemplados nas plataformas digitais serão encaminhados para a superintendência estadual.
Registro Profissional – o cadastro inicial deverá ser feito neste link e a documentação e encaminhada por aqui, não sendo necessário nenhum tipo de agendamento ou entrega de documento presencial.
Plantão trabalhista – para dúvidas ou denúncias em relação ao cumprimento de legislação trabalhista, a referência é o canal de serviços 158. A ligação é gratuita de telefones fixos de todo o país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.