Iniciativa tem como objetivo ensinar noções de ética e cidadania às crianças através da prática esportiva. Inicialmente, projeto beneficiará 140 alunos de escolas municipais
Imagem: Felipe Bragança/Divulgaçãp PMQ |
Rafaela Diniz - A Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Educação, lançou na manhã desta quarta-feira (11), o programa Futebol de Rua Pela Educação. O projeto atende crianças entre 7 e 13 anos de idade e tem como principal objetivo a união social e cultural através do esporte. Resultado de uma parceria junto à empresa Deca - que tem uma filial no Distrito Industrial -, o projeto visa formar crianças e adolescentes para a vida utilizando o futebol como ferramenta de promoção à educação, saúde e cidadania.
Imagem: Igor Lima/Divulgaçãp PMQ |
Neste primeiro momento, cerca de 140 alunos das Escolas Municipais Nelson Carneiro e Francisco Manoel Brandão serão contemplados pela iniciativa, que funciona no contra-turno das aulas, entre 8h e 16h. Promovido por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, o programa abordará também conceitos de Cultura de Paz, Educação Financeira, Cuidados no Trânsito, Gênero, Saúde, Combate ao Racismo e Consciência Ambiental.
Para o Prefeito Carlos Vilela, quando se trata da formação dos jovens, o esporte, a cultura e a educação caminham de mãos dadas. “ Quando pensamos em educação, também precisamos incluir o esporte e a cultura, que são importantes ferramentas no ensino de valores e noção de cidadania para as crianças. Queremos com esse projeto, mostrar às crianças que é possível acreditar num futuro melhor e, de quebra, ajudar no rendimento escolar. O futebol de rua na escola servirá de incentivador para as crianças buscarem atingir suas metas”, comentou o gestor.
Imagem: Felipe Bragança/Divulgação PMQ |
Ao todo, quatro horas diárias serão dedicas a atividades pedagógicas e esportivas dentro do ambiente escolar permitindo uma melhora significativa nas condições de aprendizado, cidadania e formação de valores, como explica o secretário da Pasta, professor Lenine Lemos. “Graças ao projeto, teremos oportunidade de ensinar às crianças, através do futebol, sobre a importância das notas altas e do bom comportamento. Nosso intuito é formar cidadãos de bem e preparar os alunos para a vida fora da escola. Nada melhor do que o esporte, que é um gosto da maioria, para fazer isso”, declarou o educador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.