segunda-feira, 2 de março de 2020

Queimados tem força-tarefa para reparar danos causados pelas chuvas do fim de semana

Ações integradas promovidas pela Prefeitura realizam limpeza de rios, desentupimento de bueiros e desobstrução de vias. Famílias afetadas estão sendo assistidas em quatro pontos de apoio espalhados pela cidade

Fotos Igor Lima e Jeferson Loureiro/PMQ

André Uchôa - Por conta do grande volume de chuvas que atingiu a cidade de Queimados na madrugada do último domingo (1), a Prefeitura mobilizou diversas secretarias municipais para reduzir os impactos causados pelo temporal. Nesta segunda (2), o trabalho teve continuidade com a presença de agentes do EMOP (Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro).  A atuação integrada viabilizou a retirada de entulhos de ruas, limpeza e desassoreamento dos rios, desentupimento de bueiros e desobstrução de vias. 

Os trabalhos para regularizar a situação na cidade continuam durante esta segunda-feira (2). O município está no Estágio de Atenção - acima 50mm/h -, ou seja, em uma escala de zero a cinco, o atingiu o nível quatro. Para casos de emergência, os moradores devem contatar a Defesa Civil por meio dos telefones 2665-7615 ou 199. 

De acordo com a Defesa Civil, 177 milímetros de chuvas foram registrados em toda a cidade durante as últimas 48 horas. Por conta deste intenso volume de água, foram contabilizados diversos pontos de alagamentos, cinco deslizamentos, seis quedas de árvores e três muros desabados. Em prontidão, as equipes de Defesa Civil e Assistência Social têm prestado suporte integral aos moradores afetados pelas chuvas cadastrados em quatro pontos de apoio disponibilizados pela Prefeitura. Além disso, há equipes atuando no recapeamento de vias e no abastecimento de água em áreas afetadas. Com exceção das Escolas Municipais São José, Cledon Cavalcanti e Carlos Pereira Neto, todas as demais unidades iniciaram a semana com aulas normais. 

Em reunião com os secretários de Defesa Civil, Assistência Social, Educação, Meio Ambiente e Defesa dos Animais, o prefeito Carlos Vilela definiu um plano de ação para prestar suporte e apoio aos moradores dos bairros mais afetados pelas chuvas nas últimas 48h, que são: Fazendinha (177,6mm),  Jardim da Fonte (147,7mm), Inconfidência (138mm), Morro da Paz (140,2mm), Parque Palmeiras (133,8mm) e Morro da Caixa D’Água (90,2mm). Até o momento, foram atendidas 63 solicitações, seis casas interditadas definitivamente e cinco provisoriamente. Até o momento 9 pessoas estão desalojados. 


Desde o início da precipitação na noite do último sábado (29), a Defesa Civil, junto à Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos, deslocou equipes com retroescavadeiras e caminhões para limpeza de ruas, desobstrução das vias, desentupimento de bueiros por conta do descarte irregular de lixos, retirada de barro acumulado em pontos de alagamento registrados nos bairros Jardim Alzira, São João, Santa Rosa, Eldorado, Jardim da Fonte, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.