quinta-feira, 30 de julho de 2020

Prefeitura de Queimados passa a ofertar “teste do olhinho” em todas as Unidades Municipais de Saúde

Exame é realizado na primeira consulta do recém-nascido. Procedimento teve início nesta quinta-feira (30)

Foto PMQ
Kathellen Islyne - Da mesma forma que se aprende a andar e a falar, é preciso tempo para que um recém-nascido desenvolva o sistema visual e passe a enxergar. Para garantir que este sentido funcione normalmente, é feito o primeiro exame de vista da vida da criança: o Teste do Olhinho. Também conhecido como Teste do Reflexo Vermelho, o procedimento foi lançado pela Prefeitura de Queimados nesta quinta-feira (30) e será oferecido durante a primeira consulta dos bebês em todas as Unidades Municipais de Saúde.

A primeira queimadense a passar pelo procedimento foi a pequena Pietra de Souza. Animada com o primeiro atendimento da recém-nascida, a mamãe Anna Carolyne (18) conta como soube que poderia fazer o teste na cidade em que sua filha nasceu. “Saber que minha filha, que nasceu na recém-inaugurada Maternidade Municipal aqui mesmo onde moramos, também pode ter todo o acompanhamento do seu primeiro ano de vida no município é gratificante”, compartilhou a moradora do bairro Fanchem.

De acordo com o Secretário Municipal de Saúde, Elton Teixeira, o procedimento será facilitado ainda na Maternidade Municipal Queimados. “Antes mesmo do bebê sair da maternidade será feito o encaminhamento para consulta em um dos postos de saúde mais próximos da família e é nesta primeira avaliação que será realizado o teste do olhinho”, informou o gestor.

Cuidado e prevenção

O exame é rápido, indolor e avalia o reflexo de luz que entra no olho do bebê, como explica a enfermeira responsável pelo primeiro teste do olhinho feito na cidade, Viviane Augusto. “Se for apontada alguma alteração, o paciente é encaminhado para exame oftalmológico especializado e podemos tratar no tempo certo para que a visão se desenvolva normalmente”, declarou a profissional.

Já a Coordenadora do Programa de Atenção Integral a Saúde da Criança e do Adolescente, Sandra Regina, destaca a importância de realizar o procedimento para identificar possíveis problemas de visão o mais cedo possível. “Muitas crianças só são levadas ao oftalmologista quando manifestam dificuldade de enxergar, porém o teste permite a identificação de uma série de distúrbios nos olhos, como catarata, glaucoma congênito, inflamações e tumores intraoculares e até mesmo o retinoblastoma, um tipo de câncer raro que afeta o olho por dentro e pode ser fatal”, concluiu a enfermeira.

quarta-feira, 29 de julho de 2020

Prefeitura de Queimados promove mutirão de limpeza e operação 'Tapa-Buraco' em diversos bairros da cidade

Estrada Campo Alegre (Vila Tarumã) recebeu reparos no asfalto nesta quarta (29). Cronograma inclui construção de rede de esgoto na Rua Ametista (Piabas) e melhorias na Vila do Tinguá, no Coimbra e no São Jorge

IMG Felipe Bragança/ Semcom - PMQ
Jéssica Moreira - Uma cidade mais limpa e organizada mesmo em meio à pandemia. Este é o objetivo da Prefeitura de Queimados, que por meio da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos, vem promovendo ações como recuperação de asfalto, retirada de entulho, limpeza de vias e desentupimento de esgoto em diversos bairros.

Nesta quarta-feira (29), por exemplo, foi a vez da Estrada Campo Alegre, no bairro Vila Tarumã receber a equipe da operação ‘Tapa-Buraco’. Logo pela manhã, agentes municipais, máquinas e caminhões trabalhavam intensamente para realizar a manutenção da via pública. As Ruas Dom Antônio (Parque Eldorado), Oduvaldo Machado (Belmonte) e Licínio Cardoso (Eldorado) e a Avenida Camarim (na Vila do Tinguá) também receberam intervenções.

Desde a última segunda-feira (27), a equipe da Semconsesp executou serviços de construção de rede de esgoto na Rua Ametista (bairro Piabas), mutirão de limpeza no bairro Coimbra, na Estrada das Piabas, e retirada de entulho e desentupimento de esgoto em várias regiões do município. O cronograma semanal será concluído com a recuperação da rede de esgoto em vias do bairro São Jorge.

IMG Igor Lima/ Semcom - PMQ
De acordo com o Secretário da Pasta, Rogério Brandi, a manutenção ocorre semanalmente graças ao compromisso da gestão municipal com o bem-estar da população queimadense. “São intervenções que fazem grande diferença para uma melhor trafegabilidade e uma cidade mais limpa. É importante frisar que estamos trabalhando não só no Centro da cidade, como em bairros periféricos também”, explicou o gestor.

Para solicitar ou agendar um dos serviços realizados pelo órgão, é necessário entrar em contato pelo telefone 2665-1966, enviar um e-mail para semconsesp@queimados.rj.gov.br ou ir até a secretaria (Rua Félix, 1581, Centro), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Prefeitura de Queimados dá início à sanitização de equipamentos de saúde e assistência social

Iniciativa faz parte de pacote de medidas de enfrentamento ao novo coronavírus e já contemplou o Centro de Especialidades Médicas e Clínica da Mulher,  a Clínica da Família Pastor Rosalvo Dantas e o Cras do bairro Valdariosa

Aline Lopes - Para evitar a propagação do novo coronavírus na cidade e preservar a vida dos moradores, a Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu início à sanitização nos equipamentos de saúde e assistência social do município. Nesta quarta-feira (29) será a vez da Unidade Básica de Saúde Júlio Barros e do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) do bairro Novo Eldorado receberem a iniciativa.

A desinfecção, que é realizada com sanitizante, não oferece risco à vida humana e tem como objetivo proteger a população e reduzir a circulação do vírus. “Essa iniciativa faz parte das ações de prevenção e controle da doença na cidade, que já beneficiou as Secretarias Municipais de Saúde e Assistência Social, Câmara dos Vereadores, Centro de Especialidades Médicas e Clínica da Mulher, além da unidade de saúde e o Cras do bairro Valdariosa”, explicou o Secretário da Pasta, Elton Teixeira.

Ao longo da semana, as unidades de saúde e os Cras dos bairros São Jorge, Eldorado e Jardim da Fonte também passarão pelo processo de sanitização.

Confira o cronograma

* Quinta-feira (30) – às 15h30 – Clínica da Família e Cras do São Jorge
* Sexta-feira (31) – às 15h30 – Clínica da Família do Eldorado e Cras do Jardim da Fonte

Direito garantido em meio à pandemia: emissão de credenciais especiais de estacionamento continua em Queimados

Graças a um sistema de agendamento, Prefeitura viabilizou a entrega de 160 documentos a idosos e deficientes desde o início das medidas de isolamento social


Jéssica Moreira - Quando se é idoso ou portador de alguma deficiência física, tarefas simples como estacionar o carro podem se tornar um verdadeiro desafio. Para facilitar a vida desses cidadãos e garantir seus direitos de usuários prioritários em estacionamentos mesmo em meio à pandemia de Covid-19, a Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito, implantou um sistema de agendamento para a entrega de credenciais especiais para estacionamento.

Desde o início das medidas de isolamento social em março deste ano, a gestão municipal já realizou a entrega de 160 credenciais especiais, que substituem o antigo adesivo que era exposto nos veículos para garantir prioridade em vagas demarcadas. Ao todo, mais de 2,2 mil moradores já foram beneficiados com o documento, válido em todo o território nacional.

De acordo com o Secretário da Pasta, Allan Perfeito, o benefício é destinado a pessoas com mais de 60 ou portadores de deficiência com dificuldade de locomoção. “A gestão municipal tem se empenhado em tornar a vida do cidadão comum mais fácil mesmo em meio à crise de saúde mundial que temos testemunhado. Graças ao sistema de agendamento, conseguimos entregar as credenciais de forma segura e individual para que essas pessoas possam usufruir das vagas a que têm direito”, destacou o gestor.

Como ter acesso ao documento?

Para requerimento de autorização especial de estacionamento para idosos, é necessário entrar em contato com a Semuttran (Rua Padre Marques, 314, Centro) pelo número 2665-6101, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Depois, o beneficiário precisará apresentar cópia do documento de identidade e comprovante de residência em seu nome. Já para os deficientes, é preciso apresentar, além dos documentos pessoais relacionados acima, laudo médico. Após um prazo de cerca de 15 dias, a equipe responsável pela entrega faz contato com o beneficiário e marca dia e hora para a entrega da credencial.

terça-feira, 28 de julho de 2020

Combate à Covid-19: Queimados completa 30ª Semana Epidemiológica com queda na taxa de incidência e no número de casos ativos


Isolamento social, criação do Hospital de Campanha e fornecimento de testes rápidos, swab e sorologia foram algumas das medidas adotadas pelo Governo Municipal no enfrentamento ao novo coronavírus

Fotos: Divulgação PMQ
Aline Lopes - A pandemia do novo coronavírus tem sido um desafio para todo o planeta, mas em Queimados, o trabalho realizado pela Prefeitura, por meio do Gabinete Científico e da Secretaria Municipal de Saúde, já tem mostrado resultados positivos na luta contra a doença. No último sábado (25), o município da Baixada Fluminense completou a 30ª Semana Epidemiológica- convenção internacional criada pela Organização Mundial da Saúde no combate à Covid-19 - com queda na Taxa de Incidência da doença (0,26  para cada mil habitantes) e no número de casos ativos (39). Até esta terça-feira, dia 28, novos três casos foram confirmados subindo para 42 o número de pessoas infectadas

A melhora nos indicativos só foi possível por conta da intensificação de ações como a criação do Hospital de Campanha e a oferta de testes rápidos, de swab e sorologia nas unidades de saúde da rede municipal.

Durante os quase quatro meses de circulação do vírus na cidade, diversas medidas foram adotadas pela Prefeitura para garantir a segurança dos moradores, tais como: suspensão das aulas nas redes públicas e particulares, fechamento parcial do comércio, proibição de festas e eventos, unidades de saúde preparadas para atendimento médico em casos de suspeita da doença, aquisição de 20 mil testes rápidos para a rede de atenção básica, uso obrigatório de máscara e fiscalização intensiva em toda a região.

“Garantir a saúde da população é a nossa prioridade. Por isso, não medimos esforços para combater esse vírus na nossa cidade. Sabemos que ainda não vencemos a Covid-19 e que ainda há muito por fazer, mas estamos trabalhando para proporcionar o melhor ao povo queimadense. A prova disso é que fomos o primeiro município da Baixada Fluminense a montar o Hospital de Campanha, que já atendeu mais de 3,2  mil pessoas”, contou o Prefeito Carlos Vilela.

Vidas salvas

Uma das medidas adotadas pelo Governo Municipal no enfrentamento ao novo coronavírus foi a criação do Centro Municipal de Triagem (Hospital de Campanha), no bairro Vila Pacaembu. A unidade funciona 24h exclusivamente para triagem, atendimento e internação de pessoas infectadas pela Covid-19 e já registrou mais de 100 altas.

Com mais de 3,2 mil atendimentos em apenas três meses de funcionamento, o Hospital de Campanha conta com 20 leitos para tratamento do novo coronavírus - sendo 13 de UTI com respiradores e sete de retaguarda -, equipe multiprofissional de saúde, farmácia, laboratório, aparelho móvel de exames de raio-x e uma sala de tomografia.

Testagem gratuita nas unidades de saúde

Em busca de resultados ainda mais eficazes na luta contra o novo coronavírus, o Governo Municipal disponibilizou testes rápidos, de swab e sorologia gratuitamente nas unidades de saúde. “Esses exames são de suma importância para definir as ações de prevenção e controle da doença. Por isso, investimos no diagnóstico precoce e levamos os testes a diversos bairros da cidade, evitando grandes circulações em busca do serviço”, explicou o Secretário da Pasta, Elton Teixeira.

Para realizar um dos exames é necessário passar por uma avaliação médica e apresentar documentos de identidade, CPF, comprovante de residência e cartão do SUS. Deve procurar o serviço de saúde quem apresentar sintomas como febre, tosse seca, coriza, perda de paladar ou olfato, entre outros.

sexta-feira, 24 de julho de 2020

Agentes do Programa Segurança Presente prendem homem por roubo

Equipe de policiais militares fazia patrulhamento de rotina no Centro quando abordou o suspeito, que tinha mandado de prisão expedido em seu nome


Rafaela Diniz - O trabalho dos policiais militares do Programa Segurança Presente em Queimados continua mostrando resultados. Na noite desta quinta-feira (23), agentes que faziam patrulhamento de rotina na Rua Eloy Teixeira, no Centro, prenderam um homem com mandado de prisão aberto em seu nome.  

Por volta das 21h30, os policiais avistaram o suspeito de 36 anos, que ao ser abordado pelos agente demonstrou nervosismo. Após verificarem o documento de identificação do homem junto ao Sinesp (Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública), a equipe constatou a existência de uma ordem de prisão por roubo (Art. 157 do Código Penal).

Os agentes então conduziram o suspeito até a 52ª DP, onde foi autuado e permaneceu preso pelo crime de furto (art. 155 do Código Penal). Além do crime que constava no mandado de prisão, o acusado ainda tinha mais uma passagem pela polícia: por furto (art. 155 do Código Penal). 

Para o Prefeito Carlos Vilela, o Programa Segurança Presente é mais uma vitória da cidade. “Desde que foi implementado, o Programa Segurança Presente vem ajudando muito a cidade em termos de diminuição de crimes. Os últimos dados divulgados pelo Instituto de Segurança Pública, que mostram diminuição nos números de violência da cidade, comprovam isso. A parceria com o Estado, que implementou o programa em Queimados foi fundamental para essa queda”, comentou o gestor.

Já o secretário de Segurança e Ordem Pública, Enéas Costa, explica porque a parceria com o Governo do Estado continua dando certo. “Os dois programas estaduais implementados na cidade - PROEIS e Segurança Presente - se complementam. Essa parceria está se mostrando fundamental para que possamos fazer um bom trabalho na cidade e manter a segurança de todos os queimadenses intacta”, explicou.

O Programa Segurança Presente começou a atuar nas ruas de Queimados em 6 de janeiro. Os cinco meses de patrulhamento efetivo, ao lado dos agentes do 24º BPM, do Proeis (Programa Estadual de Integração de Segurança), da Guarda e Ronda Municipais, vem surtindo efeito na queda dos índices de criminalidade da cidade. De acordo com o ISP-RJ (Índice de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro), a criminalidade na cidade apresentou queda em diversos indicadores como: roubo a residência (-100%); furtos a coletivos (-80%); homicídio doloso (-75%); estupro (-62,5%); roubo de veículo (-50,5%); roubo de carga (-50%); roubo de celular (-38%); total de roubos (29,9%); roubo a transeuntes (-14%) e letalidade violenta (-11%).

Campanha promovida pela Prefeitura de Queimados em parceria com o Hemorio coleta 100 bolsas de sangue

Realizada na Estação Cidadania Planeta Futuro, ação teve medidas de higiene e distanciamento observadas pela organização 

Rafaela Diniz - Em época de pandemia, a solidariedade e o amor ao próximo se tornaram fundamentais. E para contribuir com estas causas, a Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, e o Hemorio (Instituto Estadual de Hematologia Arthur de Siqueira Cavalcanti) promoveram, nesta quarta-feira (23), mais uma campanha de doação de sangue na cidade.

Realizada na Estação Cidadania Planeta Futuro, no bairro São Roque, a ação visou o aumento de estoque da instituição - que foi gravemente afetado durante a pandemia de Covid-19 - e viabilizou a coleta de 100 bolsas de sangue.

Apesar do distanciamento social, durante todo o dia, cidadãos queimadenses se uniram para salvar vidas. Um deles foi o estudante Sidney de Souza (18), que aproveitou a proximidade da ação para realizar um velho sonho de ajudar o próximo. “Sempre tive vontade de doar, mas como ainda era menor de idade e meus pais não tinham como me acompanhar por conta do trabalho, não conseguia. Quando fiquei sabendo que teria coleta aqui perto de casa fiquei muito feliz, pois me daria a chance de realizar minha vontade de ajudar quem precisa”, comemorou o morador do bairro São Roque.

Presente na ocasião , o Prefeito Carlos Vilela elogiou a atitude positiva dos queimadenses. “Fico feliz em ver que a população vem ajudando em todas as campanhas de doação de sangue que realizamos na cidade. Isso nos mostra que temos aqui gente de bem. Essa parceria com o Hemorio sempre trouxe muitos benefícios tanto para o órgão, quanto para quem precisa do sangue doado”, comentou o gestor.

Para o Secretário da Pasta, Patrick Lessa, realizar essa campanha também é uma forma de promover cidadania na cidade. “Estamos sempre promovendo ações para incentivar os moradores a contribuir com a vida do próximo. E essa iniciativa é uma grande chance de mostrar a eles que pequenos gestos pode salvar diversas pessoas”, destacou.

Esta foi a sétima ação da iniciativa, que já viabilizou cerca de 800 bolsas de sangue coletadas na cidade. Quem não conseguiu participar da campanha pode ir diretamente ao Hemorio, que funciona na Rua Frei Caneca, 8, Centro, Rio de Janeiro e atende 0800 282 0708 (Disque-Sangue), de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 7h às 17h. 

quinta-feira, 23 de julho de 2020

PreviQueimados conquista segundo lugar na Baixada Fluminense em ranking que avalia transparência

Pesquisa promovida pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro analisou o trabalho de 65 órgãos previdenciários

Kathelllen Islyne - O Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Queimados (PreviQueimados) está entre as duas gestões mais transparentes da Baixada Fluminense. Com 6,3 pontos, o órgão aparece em segundo lugar no ranking divulgado pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro. A segunda etapa do Projeto Edificando o Controle Interno, realizado pelo Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Tutela Coletiva de Defesa da Cidadania do MPRJ, tornou pública a avaliação de 65 órgãos do Estado na última semana.

De acordo com o Diretor Presidente do PreviQueimados, Marcelo Fernandes, a posição alcançada pelo instituto é um reflexo das ações realizadas pela gestão. “Esse ranking é a confirmação do que a gestão sempre priorizou, a transparência e o cuidado com os servidores, não apenas durante a aposentadoria, mas durante todo o o período ativo. É motivo de comemoração ser o segundo município da Baixada com a melhor pontuação”, afirmou.

Segundo o prefeito Carlos Vilela este é o resultado de muito trabalho e competência da equipe responsável pela previdência municipal. “Fico muito feliz em ver o resultado do trabalho de todos os funcionários da PreviQueimados sendo reconhecido. Com uma gestão pautada na transparência e responsabilidade, quem ganha são nossos aposentados e pensionistas”, declarou o gestor.

Compromisso com o servidor

O Instituto é responsável por gerir o pagamento de aposentadoria e pensões de 511 servidores. Empenhado em garantir o futuro de seus beneficiários, o PreviQueimados teve uma grande evolução patrimonial nos últimos sete anos: em 2013 a gestão havia arrecadado 51 milhões e, atualmente, alcança o valor de 98 milhões. O crescimento só foi possível graças à gestão do repasse realizado pela Prefeitura da contribuição dos servidores e das contribuições patronais incidentes entre a folha de pagamento dos ativos e outras fontes.

Mesmo em meio à pandemia, que tem sido um período agressivo para a economia, o Instituto priorizou o cuidado com os servidores beneficiados. Durante o isolamento social adotado para evitar a disseminação do novo coronavírus, os atendimentos da PreviQueimados foram mantidos por meios eletrônicos - via e-mail previqueimados@queimados.rj.gov.br, pelo site previqueimados.rj.gov.br - e pelo telefone, através dos números 2665-6503 e 3770-3741.

Atualmente os atendimentos presenciais estão sendo realizados com agendamento prévio para evitar aglomerações. O agendamento pode ser feito pelos números acima.

Agentes do Proeis a serviço da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito prendem homem por furto em Queimados

Equipe de policiais militares fazia patrulhamento de rotina no Centro quando abordou o suspeito, que tem passagens por homicídio e roubo

Rafaela Diniz - O trabalho dos policiais do Proeis (Programa Estadual de Integração de Segurança) a serviço da Prefeitura de Queimados não para. Na tarde desta quarta-feira (22), agentes mobilizados pela Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito prenderam um homem por praticar furto em uma loja de roupas. 

Por volta das 12h20, cinco agentes faziam patrulhamento de rotina na Rua Vereador Marinho Hemetério de Oliveira, no Centro, quando foram abordados por pessoas que denunciaram o fato. Ao chegar ao local informado, os policiais militares encontraram Carlos Guimarães de Oliveira em posse de um casaco furtado. O homem havia sido impedido de fugir por clientes da loja que presenciaram o ocorrido. 

Os agentes então conduziram o suspeito até a 55ª Delegacia de Polícia (Queimados) e, posteriormente, à Central de Flagrantes na 52ª DP, onde foi autuado e permaneceu preso pelo crime de furto (art. 155 do Código Penal). O acusado já tinha mais duas passagens pela polícia: uma por homicídio e outra por roubo (art. 121 e 157 do Código Penal). 

Para o secretário da Pasta, Allan Perfeito, os agentes continuam trabalhando diariamente para manter a população segura, mesmo em tempos de combate à Covid-19. “Estamos sempre patrulhando a cidade para garantir tranquilidade para os moradores queimadenses. O reconhecimento vem através deste tipo de ação, quando a população aborda os policiais na rua para comunicar um fato ocorrido. Isso mostra que temos a confiança deles e que estamos no caminho certo”, destacou o gestor. 

O Proeis permite que policiais militares trabalhem voluntariamente em seus horários de folga para fortalecer os serviços de segurança pública e suprir a falta de efetivo de agentes do 24° Batalhão da Polícia Militar. Em Queimados, o programa conta com 22 policiais pagos pela Prefeitura e que atuam todos os dias, das 8h às 22h, para reforçar o patrulhamento da cidade.

quarta-feira, 22 de julho de 2020

Diagnóstico precoce no combate à Covid-19: Prefeitura de Queimados promove testagem rápida para funcionários dos Correios

Ao todo, 60 profissionais realizaram o exame nesta quarta-feira (22). Felizmente, nenhum testou positivo para doença

Divulgação PMQ
Aline Lopes - Para obter resultados ainda mais eficazes na luta contra o novo coronavírus e garantir a segurança de trabalhadores essenciais, a Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou testagem rápida em 60 funcionários dos Correios, nesta quarta-feira (22). Os profissionais, que atuam no Centro de Distribuição Domiciliar (CDD) localizado no Centro da cidade, testaram negativo para a doença.

O exame foi realizado após um funcionário da instituição testar positivo para Covid-19. “A segurança dos profissionais é primordial para termos um trabalho de excelência. Por isso, logo após um integrante da equipe ter sido contaminado pelo vírus, a diretora da unidade entrou em contato conosco para realizar o exame nos demais trabalhadores”, informou o Secretário Municipal de Saúde, Elton Teixeira.

O município oferece gratuitamente testes rápidos, de swab e sorologia nas unidades de saúde da rede pública. Para realizar um dos exames é necessário passar por uma avaliação médica e apresentar documentos de identidade, CPF, comprovante de residência e cartão do SUS. Deve procurar o serviço de saúde quem apresentar sintomas como febre, tosse seca, coriza, perda de paladar ou olfato, entre outros. 


Para saber qual unidade mais próxima, a população pode acessar o site da Prefeitura e clicar no tópico 'Secretaria Municipal de Saúde'.

sexta-feira, 17 de julho de 2020

Servidores públicos de Queimados terão até 60% de desconto em graduação

Parceria junto à Universidade Estácio de Sá oferece facilidades como vestibular gratuito e matrícula de R$49 a funcionários e dependentes. Para a população, o abatimento é de 50%

Rafaela Diniz - Ingressar na faculdade ainda é o sonho de muitas pessoas. Para os servidores da Prefeitura e moradores de Queimados, esse sonho se torna mais fácil de ser realizado, graças à parceria entre o governo municipal, por meio da Secretaria Municipal de Administração, e a Faculdade Estácio de Sá. A instituição oferecerá 60% de desconto durante todo o curso de graduação e pós graduação para funcionários e seus dependentes. Além disso, os interessados em cursar a pós-graduação terão 50% de abatimento no valor da mensalidade. Já para quem não é servidor público, a redução  também é boa: 50% na graduação. 

O convênio firmado garante desconto para os funcionários e dependentes diretos (exceto no cursos de medicina) nas modalidades presencial, flex (semipresencial) e a distância em todo Brasil. O Prefeito Carlos Vilela destacou a importância da parceria na gestão municipal. “Esta parceria é importante para a educação não só dos nossos servidores, mas da população em geral. Quanto mais pessoas especializadas tivermos, melhor será para a cidade, que contará com mão de obra qualificada tanto para desempenho nas atividades dentro da prefeitura como fora dela”, explicou o gestor. 

O secretário da pasta, Sérgio Duarte, ressalta a importância de parcerias entre as unidades de educação com o governo municipal: “O convênio possibilitará aos servidores e seus dependentes concluir um curso superior, contribuindo, assim, com sua formação e com a qualidade e os benefícios da Instituição", comentou.

Os interessados podem se inscrever no vestibular através de formulário ou pelo telefone (21) 97915-0438. Lembrando que as aulas presenciais ainda estão suspensas por conta da pandemia do novo Coronavírus, quem deseja entrar na instituição ainda nesse ciclo, receberá o conteúdo através da plataforma de ensino digital, que disponibiliza todo o material necessário para os alunos.

Operação ‘Tapa-buraco’ chega ao bairro Vila do Tinguá, em Queimados

Equipe da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos tem trabalhado na recuperação do asfalto de diversos pontos da cidade
 
IMG Felipe Bragança/ Semcom - PMQ
Jéssica Moreira  - Esta quinta-feira (16) começou movimentada Avenida Doutor Pedro Jorge, no bairro Vila do Tinguá, em Queimados. Logo pela manhã, agentes municipais, máquinas e caminhões trabalhavam intensamente para realizar a manutenção da via pública. A ação, promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos, faz parte da operação “Tapa-buraco” e visa recuperar o asfalto do município, garantindo a melhor trafegabilidade e evitando acidentes de trânsito. Outras ruas do bairro - como a Joaquim dos Santos e Janira -, também receberam intervenções.

A previsão é que a operação também chegue ao Centro nesta sexta-feira (17) com melhorias nas Ruas 23, Atenas, Oswaldo Magalhães e na Avenida Irmãos Guinle.

De acordo com o Secretário da Pasta, Rogério Brandi, a manutenção ocorre semanalmente em diversos pontos da cidade. “São pequenas intervenções que fazem grande diferença. É importante frisar que estamos trabalhando não só no Centro da cidade, como em bairros periféricos também”, explicou o gestor.

Para solicitar ou agendar um dos serviços da Semconsesp, é necessário entrar em contato pelo telefone 2665-1966, enviar um e-mail para semconsesp@queimados.rj.gov.br ou ir até a secretaria (Rua Félix, 1581, Centro), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

terça-feira, 14 de julho de 2020

Solidariedade em meio à pandemia: Queimados recebe Hemorio em nova campanha de doação de sangue

Parceria entre Prefeitura e órgão estadual promoverá coleta no próximo dia 23 de julho, na Estação Cidadania Planeta Futuro

Imagens da última edição do projeto, em 2019
Semcom/ PMQ
Jéssica Moreira - Doar sangue é um ato de amor que salva vidas. E em Queimados, a Estação Cidadania Planeta Futuro, no bairro São Roque, se tornará palco desse gesto de solidariedade no próximo dia 23 de julho, a partir das 9h.  Isso porque uma parceria entre a Prefeitura e o Hemorio (Instituto Estadual de Hematologia Arthur de Siqueira Cavalcanti) visa aumentar o estoque da instituição, que tem sido gravemente afetado por conta da pandemia de Covid-19. Esta será a sétima edição da iniciativa, que já viabilizou a coleta de quase 700 bolsas de sangue na cidade.

“Sempre tivemos uma ótima relação com o Hemorio e agora eles precisam de nosso espírito solidário mais do que nunca. Tomaremos todos os cuidados necessários para quebrar nosso recorde de 119 bolsas coletadas em uma só edição e ajudar a salvar vidas”, declarou o prefeito Carlos Vilela.

Por conta da pandemia de Covid-19 causada pelo novo coronavírus, algumas medidas de higiene e distanciamento serão observadas durante a coleta, como por exemplo, o uso obrigatório de máscaras tanto por parte de voluntários, como profissionais de saúde; oferta de máscaras descartáveis e álcool em gel no espaço onde ocorrerá a doação e agendamento para servidores municipais que estiverem trabalhando na data e desejarem doar sangue.

“Neste momento de crise na saúde mundial, pensamos em incentivar a solidariedade da nossa população por meio desse projeto que pode salvar vidas. Sabemos que os queimadenses sempre se empenham para praticar coisas boas ao próximo. Vale lembrar que uma única doação pode ajudar até quatro pessoas.”, declarou o Secretário Municipal de Cultura e Turismo, Patrick Lessa.

Quem pode doar?

Os interessados em participar da campanha precisam ter entre 16 e 69 anos (pessoas com 16 e 17 anos só podem doar com a presença dos pais ou responsáveis legais), pesar no mínimo 50 kg, não estar em jejum, não ter consumido alimentos gordurosos nas últimas 3 horas e portar documento de identidade oficial com foto. A doação só não é permitida para mulheres grávidas ou amamentando, pessoas com febre, gripe ou resfriado, que fizeram tatuagem há menos de um ano ou portadores de doenças hereditárias.

A coleta, que dura até 10 minutos, é precedida de uma triagem que conta com o preenchimento de um questionário e entrevista com psicólogos e médicos para checar o estado de saúde dos doadores.

O Hemorio funciona na Rua Frei Caneca, 8, Centro, Rio de Janeiro e atende 0800 282 0708 (Disque-Sangue), de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 7h às 17h. Para mais informações, a população pode contatar a Semuctur pelo 2665-1541.

Serviços:

Doação de Sangue
Data: 23/07/2020
Hora: 9h às 16h
Local: Estação Cidadania Planeta Futuro (Rua Macaé, 430, São Roque, Queimados)

sábado, 11 de julho de 2020

Nascimento de novas histórias: Maternidade Municipal comemora um mês de funcionamento com 185 partos

Unidade, que tem capacidade para realizar 500 partos mensais, é totalmente gratuita e atende 24h por dia

Fotos: Divulgação PMQ
Aline Lopes - Um lugar onde nascem novas esperanças, talentos e muita felicidade para centenas de famílias: em 30 dias de funcionamento, a Maternidade Municipal Queimados já trouxe ao mundo 185 pequeninos. Inaugurada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, no dia 11 de junho, a unidade presta assistência gratuita em procedimentos de pré-parto, parto e pós-parto 24h por dia.

O primeiro bebê a nascer no local foi o pequeno Gael Lucas. Por meio de parto normal, às 18h30 do dia 11 de junho, pesando 2,885 kg e medindo 44 centímetros, o novo queimadense teve sua chegada ao mundo vista por mais de 80 mil internautas. “Tive um excelente atendimento na maternidade, todos os médicos e enfermeiros foram bastante atenciosos comigo e com meu filho. O espaço ficou lindo e bem aconchegante. Fico muito feliz em ter tido ele pertinho de casa”, destacou a mamãe Laiza Araujo.

O local, que tem capacidade para realizar 500 partos por mês (entre cesárea, normal e humanizado), conta com 42 leitos de internação; dois centros cirúrgicos com berço aquecido; berçário pós-parto; salas de medicação e de exames de ultrassonografia e cardiotocografia; consultórios ginecológico, pediátrico e de classificação de risco; laboratório de análises clínicas, farmácia, atendimento psicológico e acolhimento humanizado. O novo equipamento também oferece todos os componentes da Rede Cegonha, como pré-natal, parto, nascimento, além de cartório para registro de nascimento.

Para o Prefeito Carlos Vilela é gratificante ter um equipamento público que beneficia não só a população queimadense, mas também as regiões vizinhas como Cabuçu, Austin, Engenheiro Pedreira e Japeri. “Lutamos muito para conseguir realizar esse sonho das mamães da nossa cidade. Agora, elas não precisarão mais se preocupar com um lugar para dar a luz aos seus filhos, pois terão tudo bem pertinho de casa, com muito conforto e qualidade, como pede esse momento mágico”, destacou o gestor.

Para receber atendimento médico na maternidade, é necessário comparecer ao local (Rua Deusinho Freitas, 13, Centro) portando identidade, CPF, comprovante de residência e cartão do SUS. Outras informações (21) 2663-0797.