quarta-feira, 8 de julho de 2020

No combate à Covid-19: Prefeitura passa a ofertar teste de Swab e sorologia em cinco unidades de saúde

Para realizar procedimentos é necessário apresentar sintomas como tosse seca, coriza, febre, falta de ar e perda de paladar ou olfato. Triagem continua sendo realizada em todos os postos de saúde da rede municipal

Divulgação PMQ
Aline Lopes - Com o objetivo de obter resultados ainda mais eficazes na luta contra o novo coronavírus, a Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, passou a disponibilizar testes de Swab e sorologia (IgG e IgM) gratuitamente em cinco unidades de saúde da cidade. Os serviços, que já eram ofertados na Unidade de Pronto Atendimento 24h (Upa) e no Centro Municipal de Triagem da Covid-19, estão disponível desde a última segunda-feira (6) nos bairros Roncador, Eldorado, Inconfidência, Fanchem e Santiago e são destinados a pessoas que apresentam sintomas como tosse seca, coriza, febre, falta de ar e perda de paladar ou olfato. Após passar por consulta médica, o paciente receberá o pedido médico de acordo a gravidade do caso. 

O teste de Swab é molecular e detecta o material genético do vírus numa amostra de secreção nasal ou da garganta, coletada com uma espécie de cotonete. Já o de sorologia é responsável por verificar a resposta imunológica do corpo em relação ao vírus. Neste caso, o exame é realizado a partir da amostra de sangue do paciente.

Além desses procedimentos, a Gestão Municipal expandiu a oferta de teste rápido no fim do mês de junho e, agora, todas as 17 unidades de saúde realizam o procedimento em pessoas que apresentem sintomas há mais de uma semana. “Os testes são umas das medidas mais importantes na flexibilização do isolamento social, pois através deles conseguimos realizar o monitoramento. Assim, trabalhamos a prevenção e tratamento da doença. Com isso, podemos continuar o trabalho de redução nas taxas de incidência da Covid-19 no município”, destacou o biomédico e virologista, Raphael Rangel, que faz parte do Gabinete Científico do município.

De acordo com o Secretário da Pasta, Elton Teixeira, após a avaliação do paciente, o médico definirá qual dos exames será realizado. “Cada teste tem um período certo de ser feito para que haja uma resultado mais preciso. Por isso, é necessário que todos que apresentam os sintomas da doença procure uma das nossas unidades de saúde para realizar o atendimento médico”, explicou o gestor.

Para realizar a testagem, é necessário procurar uma unidade de saúde, apresentando identidade, CPF, comprovante de residência, cartão do SUS e pedido médico.

Confira os dias, locais e horários para realizar os testes

- Segunda-feira – das 8h às 10h
Unidade Básica de Saúde Belmira Vargas (Rua da Batalha, s/n, Roncador)

- Terça-feira – das 8h às 10h
Clínica da Família Miguel Luiz de Carvalho (Estrada das Piabas, s/n, Eldorado)

- Quarta-feira – das 8h às 10h
Clínica da Família José Elias Peixoto (Rua Ana Nóbrega, s/n, Inconfidência)

- Quinta-feira – das 8h às 10h
Centro de Especialidades Médicas e Clínica da Mulher (Av. Camilo Cristófano, 100, Fanchem)

- Sexta-feira – das 8h às 10h
Clínica da Família Irlan Souza Macedo (Rua Deodoro de Almeida, s/n, Santiago)

Um comentário:

  1. Oi boa noite estou com boca seca e corpo mole só quero dormi naris escorrendo

    ResponderExcluir

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.