terça-feira, 31 de outubro de 2017

Encerramento do Outubro Rosa foi com ações em praça pública em Queimados

Prefeitura monta tenda de atendimentos, entre eles encaminhamento para mamografias. Nesta quarta, já se inicia a campanha do Novembro Azul

Foto: Thiago Loureiro
Aline Lopes- A campanha “Outubro Rosa” foi encerrada, nesta terça-feira (31), em Queimados, com uma programação para orientar os moradores que a prevenção deve ser contínua. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, montou uma tenda na Praça Nossa Senhora da Conceição, no Centro e ofereceu serviços gratuitos, como: encaminhamentos para preventivos e mamografias, orientações sobre o autoexame e violência contra à mulher, além de atendimentos de tabagismo, nutrição e hiperdia.

Foto: Thiago Loureiro
Durante todo o mês, equipes da prefeitura realizaram palestras e orientações sobre o câncer de mama nas unidades de saúde do município. Nesse período, foram feitos mais de mil procedimentos, incluindo mamografias e preventivos. Nesta quarta-feira (1), já se inicia a campanha “Novembro Azul”, que tem por objetivo conscientizar sobre a saúde do homem e prevenção do câncer de próstata. A abertura oficial acontece às 9h, na Clínica da Família Robson de Oliveira, Estrada Padre José de Anchieta, n° 15, bairro São Jorge.

Foto: Thiago Loureiro
De acordo com a Secretária Municipal de Saúde, Drª Lívia Guedes, o objetivo da ação foi de preservar pelo bem-estar de todos e comemorar o sucesso da campanha na cidade. “Foram 31 dias de orientações e conscientizações, sobre a importância do autoexame e do cuidado com a saúde. Quanto mais cedo o problema for descoberto, maior é a chance de cura. Nossa equipe está de parabéns por todo empenho e dedicação, mas é bom alertar que a prevenção deve ser contínua”, frisou.

Para a Coordenadora do Programa de Atenção Integral a Saúde da Mulher, Ana Pedro, as ações servem também para alertar as mulheres sobre o câncer de mama. “Muitas ficam tão ocupadas com tarefas de casa e do trabalho que se esquecem de cuidar da saúde ou de fazer o autoexame. Por isso estamos aqui, para reforçar a importância do cuidado com a saúde”, concluiu.

Foto: Thiago Loureiro
Moradora do Bairro Centro, Marlene Alves, de 68 anos, passou pela Praça da Nossa Senhora da Conceição e aproveitou para pegar o encaminhamento de mamografia. “Tenho sentido umas dores no peito e já tenho casos de pessoas com câncer de mama na família, por isso resolvi fazer o exame, para cuidar mais da minha saúde”, frisou.

Para atendimento de ginecologia, coleta de preventivos e solicitação de mamografia no Programa de Atenção Integral a Saúde da Mulher, basta comparecer ao órgão, na Av. Irmãos Guinle, n° 673, de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h, com identidade, CPF, comprovante de residência e cartão do SUS. Outras informações (21) 2665-5815/ 2665-5998.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.