quarta-feira, 18 de outubro de 2017

Prefeitura de Queimados inicia novo Levantamento Rápido do Aedes aegypti

 Agentes de Endemia farão até sexta-feira coleta de dados e identificarão possíveis focos do mosquito. Cidade tem índice satisfatório e por isso não há necessidade de carros fumacê

Foto: Thiago Loureiro
Marina Mendes - A Prefeitura de Queimados, através da Secretaria Municipal de Saúde e do Setor Técnico de Monitoração e Controle de Vetores, deu início nesta semana a um novo Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti, o LIRAa. Ao todo, 108 agentes de endemias estão espalhados em várias regiões da cidade a fim de vistoriar cerca de  3575 imóveis e, de quebra, eliminar possíveis focos do mosquito.  No último levantamento divulgado em Maio de 2017 , o índice de infestação encontrado foi de 0,88%, resultado considerado satisfatório. A ação vai durar até a próxima sexta-feira (20).

O bairro com maior incidência de focos  foi o Centro, com 1,49%. Nesse sentido, se intensificou o combate nessa localidade, principalmente através de conscientização. O LIRAa trata-se de uma mostra estatística em que é determinada a quantidade de Aedes Aegypti em cada região da cidade. A porcentagem funciona da seguinte maneira: até 1%, a cidade está em situação satisfatória; entre 1% e 3,9% significa situação de risco; já superior a 4%, significa que o local está vivendo uma epidemia.

Foto: Thiago Loureiro
Flávio Costa, atual responsável pela Divisão de Monitoramento e Controle de Fatores Ambientais, explica que há uma equipe à disposição para as localidades que revelam altos índices. “Nós temos uma equipe que procura não só os moradores, mas também as associações de moradores, as igrejas, e assim fazemos um trabalho de convencimento da população”, explicou.

O profissional também falou também sobre o uso dos carros fumacê na cidade, apontando que não é permitido pelo Estado liberar essa ferramenta com o índice do LIRAa inferior a 1%. O uso de inseticida causa desequilíbrio ambiental, aumenta a resistência dos mosquitos ao inseticida e tem risco para os agentes que manipulam o produto.

Foto: Thiago Loureiro
Além disso, é necessário frisar a importância de permitir que os agentes de combate à dengue possam entrar nos domicílios para executar o trabalho de prevenção. Esses agentes realizam inspeções criteriosas, observando as caixas d’água, calhas e telhados, além de avaliarem depósitos e terrenos baldios nos arredores dos locais. Ao encontrar algum local que é propício a se criar um foco, eles aplicam larvicidas e inseticidas e orientam a população a respeito da prevenção e controle de doenças não só como a dengue mas também a doença de chagas, leptospirose e raiva.

Preocupação com terrenos baldios

O agente Romir David, responsável pelo levantamento do LIRAa, aponta como essencial a observação dos terrenos baldios. “Nós entramos nos terremos, e observamos cada detalhe do local. Até mesmo um copo plástico, que julgamos como lixo, pode ser um foco”, explicou.

Foto: Thiago Loureiro
A moradora do bairro Fanchem, Jacinete da Silva, de 67 anos, diz que é a primeira a abrir as portas de sua casa quando recebe visita dos agentes. “Apesar de não ver casos de dengue aqui no meu bairro, eu tenho cuidado para não deixar a água acumular”, afirmou. Ainda sim, o agente Romir, alertou a moradora sobre a sua caixa d’agua, que estava com uma lona não adequada.


O resultado do LIRAa será divulgado na próxima sexta-feira (20). Em casos de dúvidas sobre o combate a vetores, os moradores podem entrar em contato pelo número (21) 2665-4303 ou ir a Vigilância Sanitária do Município de Queimados, que fica na Travessa Marquês, 131, no Centro de Queimados, com funcionamento das 8h às 17h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.