quinta-feira, 19 de outubro de 2017

Nutricionistas de Queimados se reúnem para discutir obesidade infantil

Profissionais conversaram e trocaram experiências sobre como prevenir e combater esse grave problema que atinge a população

Foto: Igor Lima
Aline Lopes- Pensando nos altos índices de obesidade infantil, a Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta quinta-feira (19), uma palestra de capacitação para os nutricionistas da rede pública de saúde, na sede da Vigilância em Saúde. O objetivo da palestra era de ressaltar a importância de ter uma alimentação saudável.

A palestrante Ethel Souza, explicou aos profissionais como e quando inserir cada alimento na vida de uma criança, além de orientá-los a ficar sempre atentos ao o que a mãe de um bebê come, por exemplo. “Uma grávida precisa ter uma nutrição rica em nutrientes para o seu leite materno ser suficiente para o seu filho”, concluiu.

Para a Secretária Municipal de Saúde, Dra Lívia Guedes, é de suma importância o cuidado com a nutrição infantil.“A educação alimentar deve começar enquanto bebês e crianças, como forma de prevenção a doenças como obesidade, diabetes ou até mesmo hipertensão. A criança precisa de uma alimentação saudável e equilibrada”, declarou.  

Foto: Igor Lima
De acordo com a Coordenadora do Departamento de Nutrição, Jéssica Justo, a palestra foi também um momento para lembrar do  Dia Mundial da Alimentação, que ocorreu na última segunda-feira (16). “Nós profissionais temos que nos capacitar cada dia mais, agregar conhecimentos. Como hoje a fase adulta já é uma preocupação e as crianças também estão nessa evidência, resolvemos fazer essa palestra sobre a introdução alimentar”, declarou ela, afirmando que irão fazer uma parceria com a nutrição na escola.

Foto: Igor Lima
Para a nutricionista do Centro Especializado em Tratamento de Hipertensão e Diabetes, Cristiane Tavares, a palestra foi muito proveitosa.  “Essa capacitação está complementando o nosso trabalho lá no CETHID, me dando a oportunidade de levar mais conhecimentos para a área de nutrição, uma atualização importante para o setor”, concluiu.

A Prefeitura fornece a população atendimento gratuito de nutricionista na Unidade Básica de Saúde Julio Barros (Estrada da Caixa D’água, s/n, Paraíso (21 3889-8430), Unidade Básica de Saúde Belmira Vagas (Rua da batalha, n°31- Bairro Roncador), Centro Médico da Pedreira e CETHID (Rua Onze, s/n, Vila Pacaembu).

Para atendimento basta procurar uma das unidades, de segunda a sexta-feira, de 08h as 17h, com identidade, CPF, comprovante de residência e cartão do SUS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.