terça-feira, 17 de outubro de 2017

Espaço de Ciência Interativa chega a Queimados

Estudantes da rede municipal de ensino aprendem de forma lúdica e divertida experiências que desafiam a lei da Física e outras ciências exatas

Dine Estela: Nunca foi tão fácil resolver questões de Física Quântica, Lógica,  Matemática e até mesmo Ilusão de Ótica. Tudo isso virou brincadeira de criança para os alunos do segundo segmento do Ensino Fundamental da Escola Municipal Leopoldo Machado, em Queimados, que nesta terça-feira, 17, recebeu o projeto Espaço Ciência Interativa (ECI), do  Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), campus Mesquita. Com o tema: “Física Divertida e Lógica Matemática”, o projeto itinerante apresentou aos alunos questões que desafiam a Física e estimulam o raciocínio de forma lúdica e divertida.

O projeto revelou mundos tridimensionais e inimagináveis para os jovens, através de técnicas e instrumentos visuais, destaque para a experiência do espelho côncavo colocado dentro de uma caixa, que simulou a imagem holográfica de um animal fora do objeto. “A atividade inclui parte do acervo de módulos científicos da instituição e  uma equipe de mediadores que fazem diversas oficinas educativas com os alunos. É uma Feira de Ciências onde os estudantes aprendem conhecimentos lógicos se divertindo”, explicou o professor André Bispo (IFRJ/campus Mesquita) do curso de Matemática Lúdica.

De acordo com o Secretário Municipal de Educação, professor Lenine Lemos, o espaço Ciência Interativa possibilitou contato dos estudantes com exposições temáticas, através de um ambiente lúdico. “Às vezes os conceitos dados em sala ficam somente na teoria, mas ciência tem tudo a ver com prática. Essa é só mais uma da série de parcerias que estamos consolidando com o Instituto Federal de Educação. Tem muita coisa boa pela frente”, garantiu.

Alunos se encantam por experiências

Rua está trabalhando na Torre de Lenoi 
O jovem Ruan Alexandre Souza, de  19 anos, foi um dos que se encantaram pelo projeto de Física Quântica. “Sempre estudei que dois corpos não podem ocupar o mesmo lugar no espaço e hoje pude observar através da ilusão de ótica de que isso até poderia ser possível sim”, brincou.

Já o estudante do 9ª ano do Ensino Fundamental, Washington Luan Porto, de 15 anos, foi um dos alunos que participaram da atividade e aprovou a iniciativa. “Sempre tive facilidade em Matemática, mas acho que aprender assim é muito mais fácil e divertido e tira da cabeça da gente que a área de exatas é um monstro que vai nos destruir no final do semestre”, enfatizou.

O Espaço Ciência Interativa é o primeiro museu do segmento na Baixada Fluminense e realiza ações itinerantes mediante agendamento através do telefone (21) 2797-2513 ou pelo e-mail aeci.cmesq@ifrj.edu.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.