terça-feira, 3 de outubro de 2017

Queimados abre comemorações do Outubro Rosa e chama atenção para prevenção ao câncer de mama

Durante todo o mês, Prefeitura vai intensificar serviços como palestras, coleta de preventivos e mamografias nas unidades básicas de saúde e no CETHID

Aline Lopes- Ao som da música “É Preciso Saber Viver”, interpretada por pacientes com sequelas de AVC e outros que fazem Reabilitação Cardíaca, a Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na manhã desta terça-feira (03) a cerimônia de abertura do Outubro Rosa, no Centro Especializado no Tratamento de Hipertensão e Diabetes (CETHID). O mês marcado pela luta contra o câncer de mama será repleto de atividades no município como: palestras, coleta de preventivos, mamografias para mulheres acima de 40 anos e entrevista com pacientes para agendamento de exames. 

A cerimônia teve como objetivo mostrar à população que 17 unidades básicas de saúde do município e o CETHID estão à disposição para atendimento e auxílio sobre o câncer de mama, fortalecendo a importância do autoexame e fazendo recomendações para o diagnóstico precoce. 

O Prefeito Carlos Vilela participou do evento e falou sobre a importância dessas ações de conscientização no município. “Nosso governo prioriza uma saúde humanizada para a população, trabalhando sempre a prevenção de doenças. E, reforçar a importância do cuidado com a saúde para evitar o câncer é um dever nosso”, frisou ele, ao lado da Primeira Dama, Lúcia Vilela, do Vice-Prefeito Machado Laz e da Secretária Municipal de Saúde, Drª Lívia Guedes. 

A Secretária Municipal de Saúde, Drª Lívia Guedes, frisou a importância do autoexame. “Não podemos ter vergonha de se examinar e de incentivar todos ao nosso redor a fazer também, dessa forma, poderemos salvar vidas. Se você fez o autoexame e achou algo diferente, procure uma unidade de saúde, todo o município estará em campanha de conscientização sobre o câncer de mama, com exames, palestras e outros serviços”, declarou. 

Médicos do CETHID farão entrevistas com os pacientes com suspeitas de câncer de mama para o encaminhamento do exame. De acordo com a Diretora Médica, Vânia Rabello, todos os enfermeiros já estão aptos a receberem a população. “Fizemos uma capacitação em nossos funcionários sobre o câncer de mama, para podermos atender melhor aos munícipes”, concluiu ela lembrando que homens também correm risco de adquirirem a doença. 

Paciente do CETHID, Dona Ivanize Souza, de 52 anos, moradora de Cabuçu, disse que irá aproveitar a oportunidade para fazer o exame de mamografia. “Tenho casos da família de câncer de mama, como lá onde eu moro não tem essa facilidade de conseguir esse atendimento, vou aproveitar para fazer aqui. É sempre bom cuidarmos da saúde, para prevenir as doenças”, concluiu. 

Para ter acesso ao atendimento, basta ir até o CETHID, de segunda a sexta-feira, das 08h às 16h, na Rua Onze, s/n, Vila Pacaembu. Informações: (21) 2665-6952.

Segue a programação do CETHID

DE 04/10 A 20 DE OUTUBRO
Entrevista com pacientes através de questionário para agendamento de exame conforme Protocolo do Ministério da Saúde /INCA.

Dias: 11/10, 17/10, 18/10 e 31/10
Realização de atendimento para Exame Clinico da Mama e USG de Mama e encaminhamento para realização de Mamografia

Capacidade Instalada : 200 pacientes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.