terça-feira, 31 de outubro de 2017

Prefeitura de Queimados promove mutirão de limpeza nos cemitérios para o Dia de Finados

Equipes realizam capina, pintura dos túmulos e varrição antes do feriado. Visitantes poderão assistir à missas e fazerem atendimentos de saúde

Foto: Marina Mendes
Marina Mendes e Leandro Machado - No Dia de Finados, próxima quinta-feira (2), muitas famílias manterão a tradição de visitar e levar flores às sepulturas de seus entes queridos que partiram. É um momento de saudade e de lembrar bons momentos vividos ao lado daquela pessoa especial. Em Queimados, na Baixada Fluminense, a Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos está realizando nesta semana um mutirão de limpeza e manutenção nos dois cemitérios da cidade, que receberão mais de 5 mil pessoas somente neste feriado.

Foto: Marina Mendes

Durante toda semana, os dois cemitérios municipais da cidade ganharam um reforço na limpeza. Equipes com cerca de 50 homens realizam capina, pintura e varrição dentro e fora dos locais. O Cemitério Municipal, localizado na Avenida Vereador Hemetério de Oliveira, no Centro, é o mais tradicional da cidade, conta com 5 mil sepulturas. O local ainda traz jazigos do século passado, desde a época do império.

Foto: Marina Mendes
O outro cemitério é Vale da Saudade, no bairro Tricampeão. Com 110 mil metros quadrados, o local já realizou cerca de 15 mil sepultamentos.  Ele conta com três capelas climatizadas, uma ao ar livre, área arborizada, carrinhos elétricos para transporte de caixões, sistema informatizado com catálogo de sepulturas, monitoramento por câmeras de segurança e rampa de acesso para cadeirantes.

De acordo com o Secretário Municipal de Conservação e Serviços Públicos, Rogério Brandi, tanto o cemitério municipal, quanto o Vale da Saudade possuem capelas climatizadas que passaram por melhorias que serão entregues neste feriado de Finados. “Ampliamos as capelas do Vale da Saudade, que contam agora com iluminação natural. Também arborizamos a parte externa. Temos nos dois locais um sistema informatizado que permite consulta rápida como localização, nome e data. O objetivo é proporcionar maior conforto ao nosso cidadão”, ressaltou.

Além disso, como parte da programação, uma rede de funerárias da cidade se disponibilizou em manter equipes de enfermagem nos dois cemitérios municipais de Queimados no dia dos finados, oferecendo o serviço de aferição de pressão arterial e verificação de glicose.

Para os religiosos, terá missa na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, às 7h, na matriz localizada no bairro Vila do Tinguá, e no Cemitério Vale da Saudade, às 8h.  Já as celebrações da Paróquia São Francisco de Assis, acontecerão às 8h na matriz e às 9h30 no Cemitério do Centro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.