segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Queimados está a todo o vapor no combate a Dengue

Com objetivo principal de mobilização social do combate a dengue em Queimados, a Secretaria Municipal de Saúde realizou nesta segunda-feira, 23 de agosto, no espaço CTI dos Concursos, uma reunião com agentes de endemias do município. O encontro teve foco na questão: “Qual é a melhor estratégia para combater a Dengue em Queimados?”. O encontro foi um desdobramento da primeira reunião – que aconteceu no dia 12 de agosto e reuniu cerca de 120 pessoas, na Igreja Nossa Senhora da Conceição, Centro – com objetivo capacitar os agentes municipais, a fim de manter o controle da doença no município.

Segundo pesquisas do Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRA), Queimados conseguiu diminuir os números do mosquito transmissor da dengue. Dados do LIRA indicam que em dezembro de 2008 o município estava com 4,26% (porcentagem de risco) de mosquitos em seu território. Já na ultima pesquisa realizada neste mês, a cidade está com 0,94% (modo ponderado) da existência do mosquito em sua área territorial.

Segundo o coordenador Divisão de Controle de Vetores de Queimados (DCV), Eduardo Dutra Machado, o município encontra-se no controle da doença. “Em menos de dois anos conseguimos controlar a dengue em Queimados. O município, hoje, encontra-se preparado para combater a doença”, frisou o coordenador.

O programa municipal de combate a dengue do município inclui serviços como: intensificação de visitas domiciliares e pontos estratégicos, como por exemplo, ferros velhos, borracharias, terrenos baldios, cemitérios, reuniões internas com agentes de endemias, capacitação, fiscalização de obras, entre outros.

A dengue é uma doença transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti fêmea, sendo necessário que ele se alimente com o sangue de uma pessoa infectada pelo vírus e pique outra pessoa que não possui a doença. Para evitar a proliferação do mosquito cada pessoa deve evitar recipientes com água parada, independente de ela estar limpa ou suja. Caso algum munícipe tenha algum foco de dengue em sua residência ou saiba a existência de outro foco, poderão entrar em contato com a Divisão de Controle de Vetores (DCV), que fica na Rua Camilo Cristófano, nº 100 – Fanchem (antigo PA 24 Horas), ou pelo telefone (21) 2665-3939.

A dengue tem sintomas clássicos como fortes dores na barriga, vômitos freqüentes, pele pálida, fria e úmida, sede excessiva, manchas vermelhas na pele, dor nas articulações, febre alta, e até sangramentos pelo nariz, boca e gengivas. Caso haja alguns desses sintomas, o doente deve ser levado para o posto de saúde mais próximo e não realizar o auto medicamento.

Queimados tem Lei de Combate a Dengue

A fim de oficializar eventos de combate a dengue em Queimados, foi sancionada no dia 16 de abril de 2009, a Lei n° 934/09, que cria o Dia Municipal de Combate a Dengue, a ser comemorado no dia 18 de outubro. O DIA D tem objetivo mobilizar a população e realizar um grande mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypti, causador da doença. É a partir de eventos e ações de nível municipal, que a Prefeitura de Queimados está conseguindo diminuir os casos de dengue, alcançando no mês de agosto/2010 a porcentagem de 0,94%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.