terça-feira, 17 de agosto de 2010

Queimados tem encontrão de capoeiristas

A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Queimados em parceria com o Grupo Rio-Brasil de Capoeira realizaram neste domingo, 15 de agosto, o I Encontrão de Capoeiristas do Município. O encontro aconteceu no Ginásio da Escola Municipal Metodista e reuniu 15 grupos diferentes da Baixada Fluminense, Zona Sul e Região Serrana.

O evento teve como objetivo realizar batizados e entregas de cordas para os capoeiristas. Os batizados são para capoeiristas iniciantes, é nessa fase que cada aluno recebe seu codinome, que é dado por seu mestre. Já a entrega de cordas serve para os mais avançados e é nessa fase que cada um é testado por uma avaliação do CADHISCA – Curso Didático e Histórico da Capoeira. Todos os aprendizes passam por uma avaliação que mede comportamento particular, notas escolares, ritmos e toques.


O presidente do Grupo Rio-Brasil, Mestre Irani, diz que esse tipo de evento é muito importante para a socialização dos grupos diversos dentro da capoeira. “Aqui estamos desenvolvendo a amizade, trocando experiências, isso é muito importante para todos, principalmente os iniciantes. A capoeira ela é evolutiva e estamos aqui para levantar a cultura capoeirista”, frisou o Mestre.

Na capoeira existem seis tipos de cordas, onde cada uma tem um significado. A primeira, a Corda Crua Amarela, é onde os iniciantes recebem seu codinome após o batizado; na corda Amarela, significa o florescimento do conhecimento da capoeira; na Amarela-Laranja o aluno já tem um conhecimento mais profundo da filosofia da capoeira é a fase de desenvolvimento; a corda Laranja representa o sol poente, o domínio do conhecimento; a corda Laranja-Azul é a transposição, a cor laranja significa o sol e o azul, mar, é onde o capoeirista está além do conhecimento histórico e instrumental e na corda Azul significa a fase de graduação dentro da capoeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.