quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Queimados realiza mais uma feira agrícola

A Prefeitura de Queimados, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Agricultura (Sedrag), realizou nesta quinta-feira, dia 05 de agosto, na Rua Elói Teixeira, s/n°, Centro, a quarta edição da Feira da Roça. A intenção da feira é oferecer produtos de qualidade sem a utilização de agrotóxicos e fortalecer a atividade agrícola da região.

Em parceria com a Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Pesca e apoio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro (Emater-Rio), a feira reúne a cada edição aproximadamente 20 agricultores que buscam desenvolver uma produção autossustentável no município. Entre os produtos vendidos a baixo custo, estão: frutas, legumes, verduras, mel, cachaça artesanal, hortaliças, mudas de plantas, adubos, entre outros.

Para as aposentadas e produtoras rurais, Maria Auxiliadora dos Santos e Maria do Carmo, ambas de 67 anos, que veem no plantio sua principal fonte de renda, a Feira da Roça é uma oportunidade para comercializarem seus produtos. “Participamos da feira desde a primeira edição, no ano passado. Antes de existir as feiras, tínhamos grandes dificuldades para vender por causa de transporte e locomoção. Com isso, nossos legumes e frutas acabavam estragando. Agora, conseguimos aumentar nossa renda no final do mês”, comentou Maria Auxiliadora, que vendia um lote de aipim e coco, com três unidades cada, por R$ 1,50 a R$ 2,00.

Por iniciativa da Prefeitura, os produtores rurais participantes tiveram que cadastrar suas respectivas propriedades rurais e principais atividades agrícolas de cultivo na Sedrag. Depois de feito o cadastro, os feirantes receberam um certificado da Emater-Rio, em que regulariza a venda, identifica a forma de cultivo e a origem dos produtos. A Feira da Roça acontece ao menos uma vez por mês, sempre a partir das 8h, na Rua Elói Teixeira, s/n°, Centro (ao lado da estação de trem). A próxima edição será no dia 02 de setembro. Mais informações pelo telefone da (21) 2779-8484.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.