Dizem que o homem não se preocupa com sua própria saúde. Em Queimados este ditado será diferente. Nesta quarta-feira, dia 1º de setembro, a partir das 13h, acontece a Primeira Ação de Saúde do Homem, no 24º BPM (Queimados), na Rua Tenente Jerônimo, s/nº, Fanchem. Promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, a ação busca conscientizar sobre a necessidade de fazer exames preventivos através de palestras ligadas a diversos temas como Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), câncer de próstata, doenças do coração, entre outros.
A iniciativa também vai alertar os homens sobre o quanto é importante realizar exames preventivos para diagnosticar, com antecedência, doenças graves e, assim, realizar procedimentos mais rápidos e eficazes. Além de conscientizar, o encontro pretende esclarecer e acabar com o preconceito de alguns homens a respeito de exames de toque retal, já que muitos só procuram os serviços de saúde apenas quando o quadro da doença está mais avançado.
Segundo dados do Ministério da Saúde, a população masculina vive, em média, sete anos a menos do que as mulheres e têm mais doenças do coração, câncer, diabetes, colesterol e pressão arterial mais elevada. Em agosto de 2009, o Governo Federal criou a Política Nacional de Saúde do Homem que tem como objetivo facilitar e ampliar o acesso dos homens aos serviços de saúde.
O plano prevê o aumento de até 570% no valor repassado às unidades de saúde para procedimentos urológicos e de planejamento familiar, como vasectomia, e a ampliação em até 20% no número de ultrassonografias de próstata.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.