sexta-feira, 22 de novembro de 2013

406 famílias tornam o sonho da casa própria em realidade em Queimados

Texto: Felipe Carvalho/Fotos: Luiz Ambrósio

Nem mesmo a chuva que caiu no município de Queimados na tarde desta sexta-feira, 22, foi suficiente para diminuir a alegria e emoção das 406 famílias que compareceram à cerimônia de entrega das chaves das unidades habitacionais do Condomínio Residencial Deputado Ulisses Guimarães, localizado no Bairro São Jorge, através do Programa 'Minha Casa, Minha Vida'. Os responsáveis pela entrega das chaves aos contemplados foram o vice-governador do Estado do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, o Prefeito Max Lemos, o Secretário Estadual de Habitação Rafael Picciani, o Secretário Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos, Zaqueu Teixeira, o Superintendente da Caixa Econômica Federal, Claudio Martins e o Secretário Municipal de Habitação, Cacau Nogueira. 

As unidades habitacionais do condomínio Ulisses Guimarães construídas pela empresa Casaplan possuem dois quartos, sala, cozinha, banheiro, área de serviço e aquecedor solar. O Condomínio também conta com uma área de lazer e está recebendo uma escola municipal para 1 mil alunos e uma clínica da família. Esses dois aparelhos públicos, deverão ser entregues já em janeiro de 2014. O empreendimento ainda possui pavimentação dentro e fora do condomínio, além duas linhas de ônibus intermunicipais e municipais. O Bairro São Jorge também está inserido nas obras do Programa Bairro Novo do Governo do Estado, que vai pavimentar 26 ruas na Região. 

Durante a entrega de uma das chaves das casas, o vice-governador, Luiz Fernando de Souza Pezão destacou a importância do programa “Minha Casa, Minha Vida” em devolver dignidade à população. “Não tem nada melhor para um gestor do que entregar uma casa para quem precisa. Ela representa o alicerce, pois é ali que a pessoa vai ter tranquilidade de tocar sua vida. Tenho que agradecer a vocês por reelegerem o prefeito Max Lemos, que é um gestor iluminado. Ele vem trabalhando muito para o desenvolvimento desta cidade através de parcerias com o governo do Estado”, elogiou Pezão.    

Exemplo para outros municípios

De acordo com o prefeito Max Lemos, o programa “Minha Casa, Minha Vida” veio para levar mais dignidade, bem-estar e melhoria da qualidade de vida para as pessoas que não tinham condições de ter seu próprio imóvel. “Iniciamos o programa habitacional já no primeiro ano do meu governo. Fomos a primeira cidade do Rio de Janeiro a adaptar a lei do Programa Minha Casa, Minha Vida. Você entregar a casa, não é só um teto para morar, é sim mudar a vida das pessoas de verdade. Sempre que entrego casa fico emocionado. Temos muita coisa para fazer ainda, mas estamos trabalhando dia e noite com as parcerias do governo do estado e federal. Já estamos com mais 2.540 unidades habitacionais em construção. O próximo sorteio vai acontecer já no primeiro trimestre de 2014”, garantiu Max.

O secretário de Estado de Habitação, Rafael Picciani, ressaltou o avanço do município de uma maneira geral e a importância dada pela atual administração em diminuir o déficit habitacional da cidade. “Somente com a união e o esforço de todos podemos obter melhorias. São visíveis os avanços do município de Queimados em várias áreas. Bairros que estavam abandonados receberam obras estruturantes, a cidade vem se desenvolvendo bastante com a chegada de novas indústrias, com o aquecimento do comércio, que está recebendo grandes lojas. O prefeito Max está promovendo o desenvolvimento do município, mas não se esqueceu das pessoas e este projeto que beneficia 406 famílias é prova disso”, frisou Picciani.

Para o Superintendente da Caixa Econômica Federal, Claudio Martins, o empreendimento do Bairro São Jorge representa uma grande vitória do Programa Minha Casa, Minha Vida, na medida em que entrega um conjunto residencial de excelente padrão, dotado de toda infraestrutura no entorno. “Este empreendimento resgata a cidadania e a dignidade de centenas de famílias, muitos moradores de comunidades, que até então não possuíam condições de conforto e saneamento básico, sendo motivo de grande orgulho para a Caixa. E essa satisfação só é possível graças ao empenho, dedicação e esforço do prefeito Max Lemos”, destacou Claudio, que ainda trouxe a boa notícia da liberação de verba federal de R$ 2,4 milhões para a continuidade das obras do Estádio Municipal de Futebol.

Dignidade

O aposentado Juarez Luiz, 75, que morava de aluguel no Bairro Santa Rosa não conteve a emoção de receber a chave da sua casa nova. “Não estou acreditando que agora eu e minha família vamos ter um lugar digno para morar. Não tenho palavras para dizer o quanto eu estou feliz. O que estou vivendo hoje é realmente o sonho da minha casa, da minha vida. Sempre quis uma casa para chamar de minha e esse dia chegou. O sonho que parecia tão distante virou realidade”, disse Juarez.

A família Freire está entre as contempladas no Programa Minha Casa, Minha Vida do Bairro São Jorge. A trabalhadora autônoma, Fabiana Freire, 34, destacou a mudança que terá na sua vida. “Morávamos de favor na casa da minha mãe e a situação era ainda mais difícil porque o meu filho Fabrício tem necessidades especiais, devido ao problema na coluna. A casa, que é toda adaptada para o Fabrício, é a nossa autonomia e liberdade. A partir de agora a minha vida e a do Fabrício será diferente!”, concluiu Fabiana emocionada.

As casas do Condomínio do Bairro São Jorge foram as primeiras da cidade a serem entregues à população com pisos de cerâmica, cumprindo a determinação que o Governo Federal fez a Caixa Econômica. Com a medida, os revestimentos foram colocados nas áreas internas das unidades e também nas áreas comuns da casa, além do banheiro e da cozinha, que já vinham com piso cerâmico instalado. Ao todo, mais de 2.000 Unidades Habitacionais já foram entregues à população da cidade: 1500 no Bairro Valdariosa, 220 no Belmonte, 406 no São Jorge e mais 2.936 já foram aprovadas e estão em fase de construção: 1500 no Bairro Jardim da Fonte, 1040 no Fanchem e mais 396 no Eldorado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.