terça-feira, 5 de novembro de 2013

Jovens queimadenses recebem Kits de pesquisador do Observatório Social


O município de Queimados terá um aliado importante para mapear os bairros com baixos índices de Desenvolvimento Humano (IDH) e estabelecer estratégias de políticas públicas que diminuam essa realidade. Trata-se do projeto Jovens Pesquisadores do Observatório Social - Núcleo de pesquisas da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), que vai atender o município da Baixada Fluminense. Nesta terça-feira, dia 05, aconteceu o lançamento do projeto no Teatro Municipal Marlice Margarida Ferreira da Cunha, onde 20 jovens do município receberam seus kits de pesquisadores.

Além de Queimados, participarão jovens dos municípios de São João de Meriti e Mesquita, que também estiveram presentes na solenidade e receberão seus kits de pesquisadores. Os kits contém camisetas, bonés, ecobags e pranchetas. Os jovens foram pré-selecionados através dos Centros Referenciais de Assistência Social (CRAS) para participar do Observatório Social. O objetivo da pesquisa, que terá a duração de quatro meses, será monitorar políticas públicas e programas sociais nas áreas impactadas através de entrevistas à moradores. Durante esse período os jovens irão receber uma bolsa no valor de R$ 200,00. Na ocasião, jovens de Teresópolis e Nova Friburgo receberam certificado de conclusão de participação no projeto.

O secretário da SEASDH, Zaqueu Teixeira, destacou a importância da ação dos jovens para os municípios envolvidos. “A nossa ideia é criar uma metodologia para levantar os impactos sociais dos empreendimentos para programar a compensação social. Em Queimados, isso será um destaque pois com o crescimento do Distrito Industrial e com o desenvolvimento econômico de toda a cidade, essa análise dará dados para o Prefeito Max Lemos, em parceria com o Estado, desenvolver ações práticas que atinjam os anseios e desejos da população”, declarou Zaqueu.

Para o secretário de Assistência Social de Queimados, Elton Teixeira, a compensação social vem agregar o crescimento econômico. “Nossa cidade vem crescendo economicamente, estruturalmente e socialmente, por isso, vamos replicar a ação dos 20 jovens que participarão neste primeiro momento do projeto. Fico feliz por participar de um governo que se preocupa em avançar na sua estrutura e também no cuidado com o nosso cidadão”, destacou Elton.

Bons resultados
Uma das estudantes que será agente do Observatório é Larissa de Melo, que mora no bairro São Simão em Queimados, e soube da oportunidade no CRAS da região. “Eu me interesso muito por políticas públicas e em ajudar as pessoas, por isso, quando fiquei sabendo da oportunidade, corri e me inscrevi no CRAS. Espero que a minha participação traga bons resultados, não só pra mim, mas para a população da minha cidade”, destacou Larissa.


Estiveram presentes no evento o superintendente de Análise e Acompanhamento de Projetos do Estado, Bernard brito, a diretora da Proteção Social Básica de Mesquita, Nara Lucena, a secretária de Assistência Social de Teresópolis, Maria das Graças dos Santos, Vittorio Chimientti, do Comitê Internacional de Desenvolvimento dos povos da Itália e o secretário de Direitos Humanos e Promoção da Cidadania de Queimados, José Ribamar Dadinho.


Um comentário:

  1. parabéns para queimados. sempre na frente das outras cidades da baixada fluminense.

    ResponderExcluir

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.