quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Campus da Uerj de Queimados funcionará em parceria com o Instituto Politécnico de Milão

A Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) está ampliando o número de campus para formar profissionais no interior fluminense e entre os municípios que receberão a Universidade está Queimados, localizado na Baixada Fluminense, que vai ganhar uma unidade com curso de Engenharia Civil e Urbanística. Na última quarta-feira, 27, foi realizado no Distrito Industrial da cidade, o primeiro encontro entre a Prefeitura, a Uerj e o Instituto Politécnico de Milão e foi firmado um protocolo entre a Universidade e o Instituição italiana para o fornecimento de profissionais que irão prestar serviços no campus Queimados, inclusive o corpo docente. Estiveram presentes no encontro o prefeito Max Lemos, a Secretária de Educação Mirian Motta e o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Jefferson Dias.

As obras para receber a unidade devem começar já no mês dezembro e a expectativa é de que até abril de 2014 o prédio já possa ser ocupado para a preparação do vestibular. O campus de Queimados vai inicialmente formar engenheiros civis especializados em Urbanismo e irá funcionar em parceria com o Instituto Politécnico de Milão. Além do curso de graduação, a universidade vai funcionar também como incubadora de empresas, contará com laboratórios para pesquisa e um centro de desenvolvimento tecnológico para a pós-graduação. A Uerj também pretende ajudar a Prefeitura de Queimados e a de outros municípios da Baixada Fluminense a montar projetos para que as cidades consigam acesso a recursos do governo federal. 

De acordo com o Prefeito Max Lemos, o polo de Queimados funcionará nas instalações do Ciep 023, no bairro Fanchem e vai oferecer 100 vagas para os cursos de graduação, com duas entradas por ano. “O vestibular será realizado em 2014. Já a primeira turma de Engenharia Civil e Urbanística deverá ser recebida no primeiro semestre de 2015. Era importante que os professores de Milão sentissem o nosso interesse, o compromisso com as novas possibilidades e vissem de perto o crescimento econômico. Para uma cidade emergente como a nossa, a qualificação profissional é fundamental para continuar o crescimento e a experiência internacional vai contar muito para o sucesso do campus”, disse Max. 

Crescimento ordenado e referência internacional

Segundo a Coordenadora de Estudos Estratégicos e Desenvolvimento da Uerj, Tatiana Alves Baptista, um dos objetivos do campus será formar profissionais que ordenem o crescimento da Região. “Há dois anos estamos estudando as vocações regionais e observando as áreas estratégicas de desenvolvimento. E Queimados tem perspectiva de crescimento por causa do Distrito Industrial, do Arco Metropolitano e o primeiro terminal logístico ferroviário do Rio. A ideia é formar engenheiros com foco em desenvolvimento urbano, olhar ambiental e ocupação do solo, que são necessidades da Baixada”, afirmou a coordenadora.

O professor do Politécnico de Milão, Giuliano Simonelli, ressaltou a importância de trazer a experiência do Instituto no mercado europeu para fomentar atividades não só do ponto de vista formativo, mas todo um agregado para a região. “Estou muito contente com o que vimos e disponível para a parceria com a Uerj para a implantação do campus aqui em Queimados. Foram três dias de estudos para averiguarmos as reais necessidades locais. Estamos planejando um consórcio onde a Prefeitura, a Uerj e as indústrias irão trabalham conjuntamente para a elevação da produtividade local. O que vai significar novos empregos, atração de novos capitais e a creditação do material brasileiro que é produzido aqui”, frisou. 

O Instituto Politécnico de Milão é uma universidade italiana estatal de cunho científico-tecnológico que forma engenheiros, arquitetos e designers nos níveis de graduação trienal (3 anos), graduação especialista (2 anos) e doutorado (3 anos). Além de ser sede de vários cursos de mestrado. Em 2009, foi classificado no 57º lugar entre as melhores universidades do mundo em tecnologia de acordo com Top Universities, instituição de pesquisa da Times Higher Education, primeira e única universidade técnica italiana no top 100 do mundo.  O Instituto está em primeiro lugar entre as universidades técnicas italianas e em décimo quinto entre as europeias, segundo o ranking anual elaborado pela Times Higher Education Supplement.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.