sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Transversalidade da Educação Ambiental encerra 1º ciclo de palestras de Queimados

O primeiro ciclo de palestras sobre o meio ambiente do município de Queimados chega ao seu fim na próxima quarta-feira, 27, com a exposição do tema sobre a transversalidade da educação ambiental, que será ministrada pela Especialista Técnico Ambiental da empresa Dinâmica da Terra Soluções Ambientais, Luciana Peixoto, a partir das 09h, no Teatro Municipal Marlice Margarida Ferreira da Cunha. A iniciativa que faz parte da programação do 23º aniversário de emancipação da cidade tem por objetivo capacitar os membros do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente e os diversos segmentos da sociedade civil organizada ligados às questões ambientais visando ampliar o conhecimento de questões essenciais para a preservação do patrimônio natural e ao mesmo tempo o desenvolvimento sustentável da cidade.

As palestras aconteceram quinzenalmente entre os meses de setembro, outubro e novembro e reuniram até o momento cerca de 500 participantes, a maioria deles conselheiros municipais e estudantes do ensino médio de diversas unidades escolares da cidade. Cada palestra apresentou uma temática ambiental específica e teve duração de uma hora de exposição e depois um período para perguntas dos participantes ao profissional. Os temas debatidos até o momento foram: Gestão Pública e Desenvolvimento Sustentável, Licenciamento Ambiental: quem licencia e quem precisa licenciar, o papel dos conselheiros municipais e o lixo na produção de brinquedos criativos.

O Prefeito Max Lemos destaca a importância de desenvolver ações que estimulem a prática da preservação ambiental. “É sempre bom poder alertar a população sobre a importância da preservação da natureza e encerrar este ciclo, que foi sucesso já em sua primeira edição, na programação do nosso aniversário de emancipação tem um sabor especial. O legado é ser o início de um trabalho de sensibilização por meio de um evento que une teoria com exposição de experiências para a sociedade como um todo e que aos poucos despertou o interesse de conselheiros, estudantes e ambientalistas de outros municípios como Japeri, Nova Iguaçu, Mesquita e Paracambi. Precisamos crescer com sustentabilidade. E nada melhor do que discutirmos juntos com a sociedade civil a temática ambiental”, concluiu Max.

A estudante do 1º ano do curso normal da Escola Estadual Sebastião Pereira Portes, Marcele dos Santos, 16, que participou da última palestra realizada no ciclo: O Lixo na produção de brinquedos criativos adorou a iniciativa. “Quero muito usar essas ideias que aprendemos no ciclo para quando for lecionar, pois tenho certeza que as crianças vão se divertir e ainda ter uma lição de sustentabilidade. Estão de parabéns todos que colocaram em prática esta grande iniciativa, que seja a primeira de muitas”, contou Marcele.

Educação Ambiental é fomentada nas escolas do município

A fim de levantar ainda mais a bandeira em prol da conscientização ambiental e, ao mesmo tempo, aproximar os estudantes da rede pública e particular de ensino a comunidade, para desenvolverem ações voltadas à preservação do meio ambiente, a Prefeitura de Queimados, através das Secretarias Municipais do Ambiente (SEMAM) e de Educação (SEMED) desenvolve o projeto Caminho das Águas, que tem por objetivo mostrar a importância da conservação do meio ambiente, da biodiversidade e dos recursos hídricos da região através de palestras, oficinas e distribuição de folders explicativos em salas de aula.

Os estudantes participam de palestra sobre a importância de se preservar o meio ambiente, em ações como não jogar lixo nos rios, evitar queimadas, aprendem como acontece o ciclo da água e visualizam um mapa com os corpos hídricos existentes na cidade. Após a aula teórica, os estudantes colocam o conhecimento adquirido na sala de aula em prática, visitando alguns rios do município, como o Guandu, responsável pelo abastecimento de água da Região Metropolitana, além do Rio dos Poços e Queimados e fazem o plantio de mudas de espécies nativas de Mata Atlântica na Unidade de Conservação, Parque Natural Municipal Morro da Baleia, localizado no Bairro Tricampeão.

Além do Projeto Caminho das Águas, também existe outro Programa que trabalha a Educação Ambiental nas escolas da cidade. Trata-se do “Tempo de Plantar”, que consiste em ações de reflorestamento, palestras, seminário e fóruns participativos. De acordo com o Secretário Municipal do Ambiente, Alex Dornellas, o Projeto Caminho das Águas e o Programa Tempo de Plantar foram criados com o objetivo de sensibilizar as pessoas no que elas podem fazer para contribuir com o Meio Ambiente. “O que se planta hoje, será colhido amanhã. É com essa linha de pensamento, que podemos hoje plantar atitudes saudáveis para colher no futuro frutos saudáveis. Nosso futuro depende de ações no presente”, finalizou Dornellas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.